Fábulas Tortas

Publicado em 11/12/2018 - 12:59 e atualizado em 19/08/2019 - 14:57

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Região: Sudeste | Classificação Indicativa: Livre | Direção: Dilea Frate

Gênero: Animação

Quantidade de episódios: 13

Duração de cada episódio: 7 minutos

Sinopse:

Fábulas Tortas é uma série de animação em 13 episódios, que vai mostrar uma turma dividindo o gosto pelos livros, pelo mistério, e pela aventura ilimitada. Com personagens e situações baseadas nos livros da diretora e roteirista da série, Dilea Frate, a trama tem o protagonismo coletivo das crianças:  Bob Bafo, Luiza e Lucinha, Maria do Céu, Toninho, Paulinho, Zé Pardal, Tiago, Larissa, Lelê, a adolescente Nora, os bebês gêmeos, Lia e sua cadelinha Bibi, o cachorro hiperativo Fon-Fon, o gato Cocô e o porco Tomé. Sempre vigiados de longe pelo psicanalista-síndico Dr. Fóbico, elas vão revelando aos poucos sentimentos estranhos às vezes não identificados por elas, como culpa, medo, raiva, inveja. E também experimentam os desafios da convivência. O mistério se faz presente através da bruxa-fada Zelda, uma personagem que sai de um livro mágico. A magia começa com ela, que, de dentro do seu apartamento, percebe que as crianças estão com problemas e descobre, através de seu fiel escudeiro urubu Ozônio, que as suas primas bruxas, Angustina e Eventina, estão por trás de tudo. Elas se metem na vida do Edifício usando um jogo com joy sticks, iguais aos dos antigos videogames.  Zelda bola um plano para desmascará-las, mas elas criam os meninos-sombra, cuja função é disseminar angústia e medo. O teste dos protótipos dos meninos sombrios e sem face, é feito sobre as crianças do edifício, que invadiram secretamente um apartamento vazio do prédio. Com o passar do tempo, os meninos-sombra tornam-se os fura-livros, porque fazem um furo na capa dos livros quando atacam as crianças concentradas na leitura ou no estudo. Eles vão atacar várias pessoas, que assustadas, abandonam seus livros com a capa furada pela rua. As crianças então têm a ideia de recolher os livros e construir uma biblioteca com eles no espaço vazio e a coisa progride até que acontece um novo ataque. A turma então bola um plano: usar a luz para projetar sombras enormes de formigas, que ampliadas viram monstros que vão assustar e afastar os meninos-sombra. Eles acabam fugindo e as crianças descobrem que o medo é o combustível do jogo das bruxas. Quando deixam de ter medo, o jogo deixa de funcionar. No final, elas descobrem também que Zelda, a bruxa-fada vizinha, é uma personagem saída de um livro mágico.

Sinopses dos episódios:

Episódio 01

Episódio 04

Episódio 07

Episódio 10

Episódio 13

Episódio 02

Episódio 05

Episódio 08

Episódio 11

 

Episódio 03

Episódio 06

Episódio 09

Episódio 12

 

 

Direção:

Dilea Frate, diretora e roteirista da série.  é jornalista, escritora e diretora de cinema e tv e sempre gostou de escrever e desenhar. Um dia percebeu que podia juntar as duas coisas e foi assim que passou pelo curso de cinema na universidade e pelo telejornalismo depois de algum tempo na imprensa escrita. No jornalismo percebeu que gostava de contar histórias e vivia contando, de brincadeira, até que em 1994, quando dirigia e escrevia para a tv, (Jô Soares Onze e Meia/ Programa do Jô) o filho de apenas quatro anos, pediu que passasse para o papel a história de um cachorro que havia sumido. Obedeceu e meses depois o livro “Procura-se Hugo” estava publicado. Mal sabia que esse livro seria adotado por muitas escolas, inclusive a do próprio filho, e, quatorze anos depois, viraria uma peça de teatro, com músicas de Guilherme Arantes e Tom Zé, entre outros. Foi nesse caminho que aconteceu o segundo livro, “Histórias para Acordar”, que ganhou prêmios, foi traduzido para o exterior, recebeu o título de altamente recomendável da FNLIJ, e emprestou suas histórias para centenas de livros didáticos português do ensino fundamental. Depois de “Histórias para Acordar” vieram “Quem contou?” e as “Fábulas Tortas” – onde, em outros contos, fala-se de sentimentos estranhos e de um mundo onde as coisas não saem exatamente como o previsto. Esse último livro, um dos selecionados para representar o Brasil na Feira de Bologna em 2012, foi também selecionado para o ensino de braile com crianças deficientes visuais no Instituto Benjamim Constant no Rio de Janeiro. Esses três livros de contos foram editados pela Companhia das Letrinhas e são a base das histórias que compõem a série  de animação Fábulas Tortas, de 13 episódios. A experiência transmídia livro-cinema também esteve presente na transposição do livro “A menina que carregou o mar nas costas”, no curta-metragem “O Mar de Teresa”, premiado na 14º Mostra de Cinema de Florianópolis- 2015 como o melhor filme para jovens.  Com a série “Fábulas Tortas”, Dilea continua o trabalho de passar para tela, de maneira divertida, histórias suas que fazem sucesso junto ao público escolar. O objetivo é ampliar o alcance da literatura em múltiplas plataformas, inclusive o telefone móvel. Dilea Frate tem 40 anos de experiência em textos e direção para tv e cinema, tendo como destaque o longo trabalho de roteiro e direção no Programa do Jô e Jô Onze e Meia ( SBT/ Globo), das séries infantis “Tv Piá” ( Tv Brasil- 109 episódios- 2010-2013), Crianças do Brasil ( 10 episódios- Tv Futura- 2014) e também  Mulher Invisível (GNT- 1997-2000). Tem 8 livros publicados, todos para o público infanto-juvenil.

Produção: Piaventura Produção e Comunicação LTDA

Prêmios e Participações: (este espaço será atualizado durante o período de distribuição da edição)

Sinopses dos episódios:

Episódio 1 - As luas de Luiza.

No Edifício Fábulas existe uma menina que vivia no mundo da lua. É Luiza, temperamental, imprevisível. Luiza vai parar com a irmã medrosa, Lucinha, no consultório do Dr Fóbico, psicanalista e síndico do prédio. E, pela primeira vez, Luiza aceita o conselho da irmã mais nova e consegue se livrar das luas que a desequilibravam.

 Episódio 2 - A festa das baratas

No apartamento 22 do edifico Fábulas mora uma turma de irmãos da pesada: Bob, Paulinho e Toninho.  Paulinho não gosta de tomar banho. Bob, por sua vez, detesta escovar os dentes. Já Toninho, o mais novo, é distraído e gênio. Juntos, eles vão acabar parando numa festa improvisada onde todo prédio dança até aparecerem as baratas!

Episódio 3 - Bruxas e sonhos

O edifício Fábulas a angústia impera: Nora acha que vai tirar nota baixa na prova, Lia não consegue fechar os olhos e Zé Pardal pula na cama. A bruxa-fada Zelda, descobre que são suas primas, Angustina e Eventina, que estão perturbando as crianças. Manda então seu fiel escudeiro urubu Ozônio espionar as duas.

Episódio 4 - Um cachorro para Lia-

 Lia cismou: quero um cachorro. A mãe permitiu com uma condição: ela iria assumir as despesas com a alimentação. Lia então foi ser baby sitter dos bebês gêmeos finlandeses – Ka e Ki. Os gêmeos têm um cão hiperativo, Fonfon. Lia adota Bibi, leva para brincar com Fonfon e provoca uma grande confusão.

Episódio 5 - Língua louca. 

A paz se apoderou do Edifício Fábulas depois que a confusão fez todos falarem a língua dos bebês. A epidemia linguística leva as crianças até a fada-bruxa Zelda, que mostra algumas de suas invenções mágicas e apresenta o seu melhor amigo: o urubu Ozônio. E cura a gagueira coletiva contando sua própria história.

Episódio 6 - Abre-fecha e incendeia.

Uma nova moradora chega ao Edifício Fábulas. É Larissa, que gosta de junk food. No meio da mudança, o apartamento dos gêmeos, que estão com Lia, pega fogo. Velha Zelda desconfia que o fogo foi obra das primas bruxas Angustina e Eventina. Zé Pardal salta da janela dançando e revela sua coragem.

Episódio 7 - Saltando para o nada.

O edifício Fábulas tinha um único apartamento sempre vazio. Cocô, o gato, aborrecido, se esconde lá e é resgatado quando aparece Nananada, um espírito feito de cabides, que acredita no Nada e busca encontrar o Coisa Nenhuma. Quando vai ocupar o espaço e fundar um clubinho, a turma percebe que o gato sumiu de novo.

Episódio 8 - Tormento de menino

Desde que chegou ao edifício, Fonfon, perturbava todo mundo com seu latido. O problema levou-o até o psicanalista e síndico do prédio, Dr. Fóbico, que acabou tratando de Tiago, o menino culpado. No final, Dr. Fóbico aconselha que eles façam uma casinha para o cachorro e casinha é feita num passe de mágica.

Episódio 9 -  O casamento de Bibi e Fonfon.

O pessoal do edifício passou o final de semana brincando de casinha com Fonfon. E a brincadeira virou o casamento de Bibi com Fon Fon. Eles fazem um luau na praia para celebrar a lua de mel.Luiza vê Nora na praia com um livro, pede emprestado e quando está lendo aparecem os meninos-sombra e a atacam.

Episódio 10 - Reunião mágica

Depois que as estranhas sombras apareceram, as crianças voltaram a ter pesadelos. As sombras dos fura-livros foram criadas pelas bruxas Angustina e Eventina. Zelda manda o urubu Ozônio investigá-las. Luiza localiza o livro que estava lendo com um furo e o pega de volta. É quando batem à porta, São os meninos-sombra.

Episódio 11 - Torpedos e sombras

Depois que as sombras cabeçudas apareceram no edifício, acabou o sossego. Então, Toninho tem uma ideia: projetar uma luz sobre uma fila de formigas, que, enormes, acabam formando um exército assustador. As crianças descobrem que o medo é só uma projeção e que não é tão difícil assim se livrar dele.

Episódio 12 - A estrela de João

 Depois que os meninos-sombra sumiram, Coisa Nenhuma aparece com Nananada e conta pra turma que não tem nome e não sabe ler nem escrever. Eles o levam até a velha Zelda, que o batiza e testa nele um capacete acelerador de letras, e o menino cresce 5 anos em 5 minutos. Nananada se apaixona e vai embora com ele.

Episódio 13 - Saída geral

Chegou a época de férias no edifício e quase todos viajam.  Quem não viajou ficou por ali organizando a biblioteca.  Vão até o apartamento da velha Zelda, que está vazio, apenas com caixas e um bilhete sobre um livro mágico: “Viajei ao país das fadas, mas quando quiserem falar comigo saberão onde me encontrar”.

As informações da sinopse e currículo são de responsabilidade do diretor.

Compartilhar: