Foi Assim e foi Assado

Publicado em 11/03/2020 - 13:44 e atualizado em 17/03/2020 - 10:47

Região: Nordeste | Classificação Indicativa: Livre | Direção: Chia Beloto

Gênero: Animação

Quantidade de episódios: 13

Duração de cada episódio: 7 minutos

Teresa é uma criança muito curiosa, que vive com sua avó, uma inventora de traquitanas, cuja maior invenção é a casa-robô, uma casa tecnológica, construída com peças achadas na rua, e por isso, pode se transformar em diversas máquinas e locais de aventuras. Através da imaginação de Teresa, as personagens cruzam a linha do tempo da história, revivendo grandes e pequenas descobertas da humanidade.

Sinopses dos episódios:

Episódio 01

Episódio 04

Episódio 07

Episódio 10

Episódio 13

Episódio 02

Episódio 05

Episódio 08

Episódio 11

 

Episódio 03

Episódio 06

Episódio 09

Episódio 12

 

 

Direção:

Chia Beloto é cineasta por formação e, desde 2010, trabalha no mercado audiovisual como diretora , diretora de arte, ilustradora e oficineira. Desde a fundação da produtora CabraFulô , realizou curtas, séries e oficinas voltadas para a áreo . Fundadora do selo de animação Produções Ordinária, faz direção e arte para séries como a Foi Assim, Foi Assado, realizada através do edital PRODAV TVs Públicas; curtas metragens, como Fazenda Rosa, ganhador do prêmio de melhor curta brasileiro no ANIMAGE festival 2017; e Um Peixe pra Dois, segundo lugar no prêmio da categoria de melhor animação no FestCine 2019; do longa metragem Medo Comum, aprovado pelo Funcultura em 2018, atualmente em pré-produção; de interprogramas, como o Noisé e Lá Vem, esse último teve sua estreia no Hollywood Brazilian Festival, em Los Angeles, no ano de 2016; além de vinhetas e outros experimentos. Também pensa e realiza oficinas de animação stop motion pelo Brasil e estado de Pernambuco, com parcerias com CineSesi, Sesc, Coletivo Ficcionalizar e ANIMAGE festiva.

Prêmios e Participações: (este espaço será atualizado durante o período de distribuição da edição)

Sinopses dos episódios:

1 Casa foguete e a viagem à lua

Curiosa com as figuras que vê na lua, Teresa decola com a casa foguete e sua avó inventora, para conhecer personagens da corrida espacial, como a cachorra Laika, e desbravar o universo, unindo imaginação e ciência.

2 O pífano e a sinfonia da chuva

Quando começa a chover, os bichos e insetos correm para se abrigar, a avó ativa sua máquina de aproveitamento de água e Teresa repara que os sons da natureza parecem música, viajando pela descoberta do primeiro instrumento musical da história.

3 A roupa-camaleão

Inspirada pelas roupas no varal, Teresa decide estrear um grande espetáculo de teatro para a avó. Com a ajuda de Laika e um camaleão, ela protagoniza um show de mágica.

4 A construção da casa

Depois de Teresa construir uma casa para Laika, a avó a convida para conhecer um pouco mais da história da sua própria casa e do futuro do bairro onde vive.

5 A bússola e a casa submarino

Teresa perde seu barquinho de papel em uma enorme poça d ́água no quintal. Para encontrá-lo, pega o controle remoto da avó escondida e transforma a casa em submarino, embarcando em uma grande navegação.

6 A festa do fogo

É aniversário de Teresa, ela e a avó fazem todos os preparativos para a festa. Ao assoprar as velinhas, a energia acaba e elas ficam no escuro, recorrendo a outras utilidades do fogo.

7 A oficina e a invenção da roda

Com a ajuda da avó e da casa oficina, Teresa aprende a andar em uma bicicleta sem rodinhas. A menina embarca em uma aventura pelo bairro, com sua nova amiga Vivizinha.

8 A casa robô: a história da Garra

Enquanto faz melhorias na casa robô, a avó relembra a época em que frequentava a escola de robótica.

9 O voo, a pipa e a casa avião

Quando Teresa perde sua pipa, a avó transforma a casa em um avião, para que a neta e Laika embarquem em um turbulento voo em busca do objeto perdido.

10 Comunicação extraterrestre

Com a ajuda de um comunicador de lata, Teresa acorda Vivizinha na madrugada para mostrar um local secreto da avó. As amigas enviam uma mensagem para outra galáxia.

11 Casa Cinema (parte 1)

A avó presenteia Teresa com uma câmera antiga e ela se diverte registrando seu cotidiano, até que o filme acaba. A avó exibe os vídeos em uma sessão de cinema em casa. Teresa é atraída pela telona e acaba atravessando para o outro lado dela.

12 Casa Cinema (parte 2)

Depois de Teresa ficar presa do outro lado da tela, sua avó tenta consertar o projetor para trazê-la de volta. Enquanto isso, no estranho mundo dos recortes, Teresa vive uma grande aventura ótica.

13 A,B,C, Teresa

Teresa finalmente aprende a escrever seu próprio nome e experimenta diversos modos de assiná-lo por aí.

 

Compartilhar: