Insustentáveis

Publicado em 04/04/2019 - 21:21 e atualizado em 19/08/2019 - 15:00

 

 

 

 

 

 

 

 

Região: Centro-oeste | Classificação Indicativa: +18 anos | Direção: Jack Scarpelli, Perseu Azul e Fernanda de Capua.

Gênero: Ficção

Quantidade de episódios: 13

Duração de cada episódio: 26 minutos

Dois improváveis membros chegam a uma comunidade alternativa no interior do Mato Grosso. Luísa, fugindo de um enorme vexame protagonizado ao vivo num famoso reality show, e seu namorado, Caio, publicitário, sempre em busca do que é trend e que nunca superou um amor de infância por sua amiga Kris, a autoritária, porém amável fundadora da comunidade, casada com Tonho, um indeciso eco terrorista, apaixonado pelas antas. Juntamente com mais quatro peculiares integrantes, essa comunidade tem o desafio de lidar com a natureza externa e interna, conciliando suas diferenças, suas ideologias e seus desejos pessoais numa intensa convivência quase sempre insustentável.

Sinopses dos episódios:

Episódio 01

Episódio 04

Episódio 07

Episódio 10

Episódio 13

Episódio 02

Episódio 05

Episódio 08

Episódio 11

 

Episódio 03

Episódio 06

Episódio 09

Episódio 12

 

Direção:

Jack Scarpelli

Formada em Direito, começou a produzir audiovisual há 6 anos. Realizou diversos curtas e clipes antes de partir para as produções de maior monta, entre essas escreveu, produziu e dirigiu: Com Trato Musical, série documental pra web, em três episódios de 15 minutos; O Muro, série documental pra TV, em 5 episódios de 26 minutos, financiada pelo FSA; e Insustentáveis, série ficcional para TV, em 13 episódios de 26 minutos, também financiada pelo FSA. Além disso foi contemplada com o prêmio de desenvolvimento da Secretaria de Cultura do Estado do Mato Grosso, com o roteiro do longa ficcional, Império de Sorvete; assim como foi selecionada para o laboratório da ANCINE com o roteiro do longa ficcional As Cigarras.

 

Perseu Azul

Formado em Direito e Comércio Exterior, começou a produzir audiovisual há 6 anos. Realizou diversos curtas e clipes antes de partir para as produções de maior monta, entre essas escreveu, produziu e dirigiu: Com Trato Musical, série documental pra web, em três episódios de 15 minutos; O Muro, série documental pra TV, em 5 episódios de 26 minutos, financiada pelo FSA; e Insustentáveis, série ficcional para TV, em 13 episódios de 26 minutos, também financiada pelo FSA. Além disso foi contemplado com o prêmio de desenvolvimento da Secretaria de Cultura do Estado do Mato Grosso, com o roteiro do longa ficcional, Império de Sorvete; assim como foi selecionado para o laboratório da ANCINE com o roteiro do longa ficcional As Cigarras.

 

Fernanda de Capua

Fernanda de Capua é formada em Cinema e Filosofia pela Denison University com especialização em Co-Produção Latino-Americana pelo Diplomado Ibermedia, e tem quinze anos de experiência na produção audiovisual. Produziu os longas “Sonhos de peixe” (vencedor do Prêmio Regarde Jeunes de Cannes em 2006), “Laura” e “Casa grande “ (ganhador de três prêmios em Toulouse em 2014), além dos documentários “Violência S.A.” e “Se eu demorar uns meses”. Atua como consultora independente de roteiro, formatação e pitch de projetos em encontros como Bolivia Lab, Cine Posible na Colômbia, Estreno Bisonte, na Costa Rica, Icuman Lab em Goiânia, BrLab em São Paulo, entre outros. É sócia da Vermelho Filmes.

 

Produção: Cerberos Filmes LTDA ME

Prêmios e Participações: (este espaço será atualizado durante o período de distribuição da edição)

Sinopses dos episódios:

Ep 01. Piloto.

Kris, a fundadora da comunidade, tenta organizar o local para a chegada dos novos moradores, mas precisa lidar com os surtos hippies de Aurora e uma súbita infestação de piolhos. Caio e Luisa, o casal de desajustados futuros moradores, já na estrada, percebe que a vida em meio a natureza não será tão simples.

Ep 02. Na natureza selvagem

Tonho, Uirá e Caio vão trabalhar na agrofloresta. Para o desespero de Tonho, Caio insiste nas suas irrealistas ideias empreendedoras e Uirá não desgruda do celular. Kris, apesar das diferenças, insiste numa aproximação com Luisa a convidando para uma trilha até a cachoeira, essa amizade, no entanto, parece cada vez mais insustentável.

Ep 03. O Processo

Kris e Caio amargam uma longa jornada na prefeitura na busca por regularizar as terras da comunidade, entre eles e esse objetivo, existe Custódio, o mais burocrático dos servidores públicos. Luisa se esforça para se instalar no pequeno quarto, para isso ela aposta no minimalismo. Uirá descobre o segredo de Luisa, o grande vexame intestinal vivido num famoso reality show, e passa a chantageá-la em troca de chocolate.

Ep 04. Governalha

Na mandala semanal, Kris delega tarefas para o cercamento da terra, mais uma exigência de Custódio para a regularização da terra. Tonho é contra a cerca e quase ninguém parece disposto a trabalhar. Aurora sugere um regime anarquista, cada um se organiza como quer. Well após desentendimentos com Caio convoca uma nova mandala. Eles decidem mudar o regime para a democracia, após empate, Gabi é eleita por sorteio. Ela sobrevive pouco tempo no poder, sofrendo um impeachment, Uirá se torna o novo líder. Diante do caos crescente eles imploram pelo retorno de Kris à liderança, do seu modo quase despótico.

Ep 05. Galinha, salsicha e glitter

Luísa sofre com a falta de proteína, o que atrapalha seu projeto verão: bumbum na nuca. O vizinho Caoajapati presenteia Luísa com uma galinha viva. Caio descobre que Uirá nunca comeu carne e decide, escondido de Kris, proporcionar ao menino essa experiência. Aurora descobre que Gabi ao se alimentar de luz urina glitter e decide aprender a técnica.

Ep 06. Cochaquela

Pra variar, a comunidade precisa de dinheiro, Caio sugere a abertura de um camping para receber os turistas que estão invadindo a cidade por ocasião do Cochaquela, o primeiro festival hipsternejo do país. Tonho é contra, mas a ideia é aprovada pela maioria. Eles recebem os turistas e o projeto sai do controle, a comunidade é tomada por jovens embriagados e muita sujeira. Caio tenta capitalizar de todas as formas, mas os investimentos saem mais altos que o lucro. Por fim, Tonho e Kris decidem alugar a cachoeira para o pastor Romeu, matando dois coelhos com uma só batizada.

Ep 07. Educação Proibida

Kris recebe uma notificação de Custódio: Uirá deve deixar de ser escolarizado em casa e passar a frequentar a escola. Kris e Tonho visitam a escola da cidade e mesmo com os bons  argumentos fornecidos pela diretora, Kris decide lutar pelo direito do filho de não se submeter a um sistema tradicional de ensino. Luisa descobre que Uirá é um famoso youtuber, com muitos inscritos em seu canal e pede ajuda para desenvolver o seu próprio. Uirá confessa o desejo de frequentar a escola e Kris é obrigada a ceder.

Ep 08. Drogas

Valéria, uma velha amiga de Aurora, vem visitar e passa a questionar as regras impostas por Kris, instaurando um clima “legalize” e de desobediência por toda a comunidade. Well e Gabi têm uma experiência espiritual, guiada por Caojapati. O clima de festa fica cada vez mais intenso e Kris entra na onda, no meio da euforia, Luisa cai de bêbada e Uirá é o único sóbrio o suficiente para dar conta da situação.

Ep 09. Viva Pachamama!

Kris e Luísa, durante uma crise compartilhada de TPM, regada a muito sorvete de chocolate, finalmente começam a se entender, mas a situação fica confusa quando o assunto é feminismo. Luísa consegue convencer Kris a se aproximar mais do seu ideal feminino, realizando um extreme makeover na amiga. Sem internet na comunidade, Tonho, Caio e Well, têm dificuldades em se aproximar do seu ideal masculino: assistir a final do futebol nacional. Aurora em crise devido a menopausa, realiza uma performance feminista na fogueira, as outras mulheres da comunidade entram na dança. Em meio a tudo isso, Uirá observa e tira suas próprias conclusões de gênero.

Ep 10. Violência

A cozinha aparece revirada, o celular de Luisa some. Eloísa, a nova vizinha, visita a comunidade com seu cachorro, despertando o lado ambientalista radical de Tonho, que é contra animais domésticos na região. Caio suspeita de um possível ladrão e passa a fazer rondas armadas na comunidade, ao arrepio das regras comunitárias. Uirá faz incursões noturnas ao seu esconderijo de chocolates e acaba se envolvendo no caso do furto de forma inesperada. Tonho, paranóico, acaba descobrindo o verdadeiro ladrão.

Ep 11. Quanto mais quente melhor

Kris organiza uma festa junina para integrar a comunidade aos vizinhos da região. Tonho é contra fogueiras, bombas e tudo mais, mas Caio, cheio de segundas intenções, ajuda Kris na distribuição dos convites. Aurora descobre o segredo de Luisa e espalha pela cidade a informação sobre o paradeiro da subcelebridade. O quentão, que devia ser sem álcool, é batizado às escondidas por Aurora. O clima esquenta entre Luisa e Well, que somem durante a festa. Aurora também encontra amor, ou algo parecido, em meio ao clima junino. A comunidade se enche de fãs de Luisa. Tonho vê no sucesso da festa uma oportunidade de se redimir com Kris e ainda ajudar a comunidade.

Ep 12. O espetáculo não pode parar

Caio finalmente se confessa para Kris e eles se beijam brevemente, Tonho, de longe, observa a cena. Luísa passa mal e suspeita de uma possível gravidez, mas quem seria o pai? O esquema de Uirá é descoberto, ele troca cola por doces na escola. Aurora decide legalizar na frente de seu neto, deliberadamente desrespeitando as regras de Kris. A comunidade está à margem da ruína. Kris repele e Caio e ele, constrangido, decide voltar para a cidade grande, Luisa, chapada pela maconha de Aurora, revela seu affair com Well. Todos brigam, e Gabi sai do seu voto de silêncio para relembrar ao grupo o valor seus laços.

Ep. 13. O documentário.

Uirá, o cineasta da comunidade, utiliza material de arquivo e entrevistas com os moradores, para recontar a história do que se passou na comunidade, numa retrospectiva do último ano, desde a chegada de Caio e Luísa.

As informações da sinopse e currículo são de responsabilidade do diretor.

Tags: prodav

Compartilhar: