Jogos de Inventar

Publicado em 18/04/2019 - 14:44 e atualizado em 19/08/2019 - 15:01

Região: Sul | Classificação Indicativa: Livre | Direção: Pedro de Lima Marques

Gênero: Animação

Quantidade de episódios: 13

Duração de cada episódio: 7 minutos#Episódio 10: Carrinho

Um espaço em branco que se enche de CORES, SONS e MOVIMENTOS, conforme a imaginação de Juju, Miro, Quique, Shay, Migui e Dodó, que criam jogos de inventar ao desvendar um LIVRO MUITO DIVERTIDO. Criado por Viviane Juguero, JOGOS DE INVENTAR constrói, em 13 episódios de 7 minutos, diálogos perceptivos, afetivos e imaginários com a primeira infância por meio da fascinante llógica lúdica do pensamento infantil. Todos os episódios iniciam quando um grupo de crianças se encontra em uma sala onde há um tapete com uma espiral, onde acontecem situações mágicas por meio do universo imaginário das personagens. A entrada em cena é lúdica e divertida, conforme a descrição apresentada no roteiro do primeiro episódio. Em todos os episódios, enfatizasse a transformação de formas geométricas, cores, sons e texturas, transmutando os formatos abstratos originais nas composições cênicas significativas, de maneira instigante e alegre.

Sinopses dos episódios:

Episódio 01

Episódio 04

Episódio 07

Episódio 10

Episódio 13

Episódio 02

Episódio 05

Episódio 08

Episódio 11

 

Episódio 03

Episódio 06

Episódio 09

Episódio 12

 

Direção:

Pedro de Lima Marques tem 35 anos, é sócio da Bactéria Filmes e da FornoFX Pós-produção Cinematográfica. Atua desde 2005 como diretor, produtor, roteirista, montador, colorista, compositor de efeitos visuais, diretor técnico, supervisor e coordenador de pós-produção. Atualmente está em pós-produção de seu longa-metragem de estreia como diretor, no qual também assina a produção executiva, roteiro, direção de fotografia e efeitos visuais, intitulado “Contos do Amanhã”. Filme longa-metragem de ficção-científica contemplado pelo FUMPROARTE em 2013, com previsão de lançamento para 2019. E em produção da série de animação infantil para a televisão "Jogos de Inventar", contemplada com o PRODAV 12/2015 TV's Públicas Sul do Fundo Setorial do Audiovisual, no qual assina a direção geral.

Prêmios e Participações: (este espaço será atualizado durante o período de distribuição da edição)

Produção: Bactéria Filmes LTDA

Sinopses dos episódios:

Episódio 1: Trim, trim, trim

O episódio começa com Quique tocando um trompete e Juju convidando pra brincadeira. Uma criança descobre um telefone em seu pé́ e por meio dele convida os amigos para as mais divertidas aventuras. A cena acontece às vezes no plano real, com as crianças se movimentando, dançando e criando sobre o tapete. Às vezes, acontece no mundo da imaginação. Uma ideia chama a outra, por meio de distintas associações. Shay faz um convite aos amigos, pelo telefone que é o seu pé́. As crianças aceitam e balançam os corpos fazendo a mímica do movimento de um navio com seus corpos.  No momento seguinte, estão em um lugar imaginário, dentro de um navio muito legal. Nele, realizam uma saborosa refeição que lhes dá poderes muito especiais, como flutuar, nadar ou dar saltos acrobáticos. Voltam ao tapete e movimentam-se como se estivessem andando em uma gangorra. A seguir, estão em uma pracinha imaginaria muito divertida. Brincando de dormir, passam por sonhos e pesadelos. Dançam a canção tema do episódio, revivendo todas as aventuras, primeiro no plano imaginário e, a seguir, no plano real.

Episódio 2: Os Sentidos

As crianças se fantasiam de diferentes bichos que procuram seus alimentos por meio de distintos sentidos. Eles se revezam entre a narração e a ação. Cada bichinho é representado por uma criança fantasiada, com o rosto sempre aparecendo. O ratinho, no porão, procura o alimento pelo cheiro. A lagarta sai lambendo tudo para ver se acha bom ou ruim, pois só́ escolhe o alimento por meio do paladar. A tartaruga, sempre vagarosa, piscando os olhos, busca comida pela visão. O sapo esperto fica quietinho, esperando escutar o som das mosquinhas, para capturá-las com a ajuda da audição. Por fim, a cabra cega, procura tudo pelo tato. Por vezes, os personagens estão na sala do tapete. Em outros momentos, a cena acontece no mundo da imaginação, em um porão, na beira de um rio ou na floresta. Dançam a canção tema do episódio, revivendo todas as aventuras.

Episódio 3: O Bebê (Canção do Bebê / Mão e Pé́)

Sobre o tapete em espiral, as crianças estão ao redor da pequena Nina. Elas a mimam e brincam com ela. Ela manda beijos e elas retribuem. Ela abre os braços e Dodó lhe dá um abraço. Ela chora e Guile volta com a mamadeira. Ela aponta o rosto e Shay lhe dá um beijo. As crianças tocam umas nas outras, com carinho. Todos percebem que podem se comunicar por gestos, como a pequeno Nina, que ainda não fala frases, mas já́ se comunica. Nina gosta de ver os movimentos dos amigos e se encanta descobrindo os próprios movimentos de suas mãos e pês. Ela está fazendo descobertas sobre as possibilidades de seu corpo. Todas as crianças dançam junto com a bebê. Duas canhões tratam o tema do episódio, de forma muito doce e afetiva. A “Canção do Bebê”, fala que é possível falar com o corpo, se a mensagem for ouvida com o coração. Já́ a canção “Mão e Pé́”, apresenta, de forma singela, gestos como dar tchau, bater palmas e abanar, além dos primeiros passos da criança.

Episódio 4: Os Dedos

Sobre o tapete em espiral, há uma enorme mão em forma de casa. Ela é a casa dos dedos. Cada personagem está vestido como um dedo, sempre com o rosto à mostra.  O polegar é Miro, o indicador é Quique, o dedo médio é Guile, o anelar é Juju e o mindinho é Dodó. Migui conta uma história para Nina e Shay. Elas escutam com atenção e observam os amigos. As ações das crianças e dos dedos vão mostrando as características e personalidade de cada um. A diferença encontrada entre os dedos faz uma alusão à diversidade de pessoas, cada uma com suas habilidades. Inicia a canção. A diversidade também está no gênero da canção de cada dedo e em suas sonoridades. O polegar é rock’n’roll, o indicador é bossanova, o dedo médio é balada da jovem guarda, o anelar é samba e o mindinho é cantiga. Dançam a canção tema do episódio, revivendo todas as aventuras.

Episódio 5: Alvoroço

Sentadas no tapete, as personagens brincam com pequenos bonecos, buscando fazer adivinhações, relacionando partes do corpo de animais, com partes do corpo humano. Relacionam pele com escamas, asas com braços, pelos com cabelos, etc. Quando vão relacionar o ferrão da abelha com uma parte humana, ficam na dúvida se devem comparar com dentes e unhas ou com o bumbum. Acham a comparação muito engraçada. A seguir, brincam de chefe manda e Quique comanda, indicando as partes do corpo que devem ser tocadas. Os demais realizam o movimento, junto com ele. Quique começa a indicar uma parte do corpo e tocar em outra, confundindo os amigos. Alguns acertam, outros erram. Todos se divertem. Dançam o tema do episódio, mexendo as partes do corpo conforme são citadas e remexendo de diversas formas, com distintas manifestações de expressão corporal.

Episódio 6: A Lula e a Aranha

As crianças estão sentadas em círculo no tapete. Miro acha um livro muito legal. Todos se interessam em saber sobre o que é. Miro conta que é a história de quando a Lula e a Aranha resolveram passear. As crianças se aproximam do livro e a imagem da cena passa a ser a história que leem. Shay é a Lula e Dodó é a Aranha. No fundo do mar, sentada em uma pedra, a Lula medita e decide conhecer a terra. No momento seguinte, a Aranha está em sua teia, pendurada em uma árvore e decide conhecer o mar. Num lugar onde o mar desemboca na terra, a Lula e a Aranha se encontram. Tomam um susto. Fogem e voltam devagar. Começam a se observar. Depois de se conhecerem um pouco, percebem que podem imitar os movimentos uma da outra, com suas patinhas e tentáculos. Começam a brincar de espelho. Elas combinam que cada uma vai levar a outra para conhecer o ambiente em que vivem. Continuam brincando. Durante a canção tema do episódio, primeiro acontecem ações nesse universo imaginário. Depois, sobre o tapete, as crianças dançam, brincando de imitar a Lula e a Aranha e de espelho, entre si mesmas. As crianças se retiram, dançando alegremente.

Episódio 7: Navegar

As crianças estão no tapete em volta do mesmo livro do capítulo anterior. Dizem estar adorando o livro sobre a viagem da Lula e da Aranha, situando o espectador que não assistiu o episódio anterior. A cena passa a ser dentro do livro de novo. A Lula e a Aranha estão em frente ao mar. Como a Aranha está com medo, a Lula chama um amigo para levá-la para navegar. Aparece um cavalo marinho puxando um navio feito de jornal. A Aranha sobe no navio. O cavalo marinho puxa e a Lula acompanha de perto, mostrando os bichos do mar. Dentre eles, o golfinho, o peixeespada, um peixinho, o tubarão, a baleia e a sereia. Todos trocam cumprimentos com eles. Todos os bichos são sempre com os rostos das crianças. A Aranha pega um teclado e começa a tocar, dentro do barco, usando várias patinhas. Começa a música tema do episódio. Na primeira vez da letra, vemos a Aranha tocando, junto com a Lula e os seres do mar. Na segunda volta, as crianças aparecem dentro do barco. Ao final, todos estão ao redor do livro, sobre o tapete, cantando.

Episódio 8: Samba dos Animais

As crianças estão novamente sobre o tapete, com o mesmo livro do episódio anterior aberto ao centro. Elas comentam o que está acontecendo no livro, situando o espectador que não assistiu os episódios anteriores. A Lula e a Aranha estão passeando pela terra. A Lula se confunde e pensa que o chafariz é um animal que verte um pouco de mar. A Aranha acha graça e explica que não se trata de um bicho e começa a mostrar os animais que sempre aparecem com os rostos das crianças. Quique é o macaco. Miro, o cachorro. Shay, a cobra. Migui, o cavalo. A Lula e a Aranha cavalgam sobre o cavalo. Juju é a gatinha. Guile, o elefante. Quique volta como tigre. Shay aparece como girafa. A Lula e a Aranha sobem na cabeça da girafa e a cena mostra a beleza de uma enorme floresta. Quando elas voltam para o chãochãoque, Miro, Guile, Migui, Shay e Juju estão na floresta, como crianças. Lula estranha e Aranha explica que o ser humano também é bicho, mas é um bicho bem especial porque pode entender todos os outros animais e a natureza. Começa a música. Na primeira vez, as crianças aparecem dentro do livro, representando os animais que fizeram durante a história. Na segunda vez, as crianças aparecem sobre o tapete, usando suas roupas cotidianas, imitando os movimentos dos bichos, alegremente.

Episódio 9: A Semente

Quando o episódio inicia, as crianças estão arrumando diversos objetos na sala do tapete. Elas construíram um cena cenário muitas flores e outras plantas. Em determinado momento, começam a agir como se percebessem que estão sendo observadas. Elas estão preparando uma apresentação teatral. Quando tudo está pronto, Shay anuncia a história “Pipiriri e a semente”. As crianças apresentam um verso com representação de animais, que diz que o pintinho nasce do ovo, o gato da barriga e que a estrela-do-mar se parte e se transforma em duas. Ao final, perguntam de onde nasce a árvore, deixando a questão sem resposta. Todos saem e Shay segue como narradora. Entra Quique, como Pipiriri e Juju, como Dona Florência. A flor pede um favor ao pássaro, dizendo que a cidade está precisando de mais flores para ficar mais bonita e agradável. Dona Florência explica que as flores nascem de sementes e diz como elas são distribuídas. Pipiriri aceita o desafio e chama seus amigos para ajudarem. Entram Dodó como Senhorita Brisa, Nina como Dona Ventania e Migui como Doutor Vendaval. Depois de distribuídas as sementes, entram Miro como Sol e Shay como Nuvem. As crianças dançam a música tema do episódio, como flores em um jardim. Ao final da música, todos se dão as mãos e agradecem para a plateia que está do outro lado da câmera.

Episódio 10: Carrinho

As crianças estão sentadas no tapete. Migui apresenta um enigma para os amigos desvendarem. E diz que o que é preciso descobrir não é uma resposta, mas sim, uma maneira de brincar. As crianças desvendam o primeiro mistério e começam a pesquisar diversos sons com a boca: assovios, risadas, emissão de ar, estalos de língua e lábios. Guile começa a fazer um som com br..., vibrando os lábios como um carrinho. Todas as crianças começam a brincar fazendo esse som e se deslocando pelo espaço, cada uma dirigindo o veículo à sua maneira. Descobrem que a segunda parte do enigma é criar uma história. Cada um vai dando uma ideia, sempre acompanhando as ações com um som feito com a boca. Eles iniciam andando de carrinho. De repente, o pneu fura. Decidem que um cavalo deve ajudar. Ele vem a trote. Depois, passa em frente a um rio e um sapo lhe pede uma carona. As crianças sempre fazem os sons e movimentos. O cavalo não é muito caprichoso e tem uma mosca que vive em sua orelha. Quando ela vê̂ o sapo, foge logo. Todos se divertem muito. Inicia a música tema do episódio. Na primeira emissão da letra, as crianças fazem os movimentos que criaram na brincadeira. Na segunda repetição, elas entram num cenário mágico onde tudo o que é narrado acontece. Na terceira repetição, há muitos focos em diferentes tamanhos de boca, mostrando os diversos sons que compõem a complexa orquestra vocal que se ouve nesse momento.

Episódio 11: Bicicleta Enferrujada

As crianças estão sobre o tapete, indecisas. Sugerem várias brincadeiras, mas não conseguem entrar em um acordo inicialmente. Quique entra com um baú́. Miro espia dentro dele e faz mistério. Ele e Quique dizem que dentro do baú́ há uma nave espacial, um reino encantado, fantasias de todos os tipos, trem bala, helicóptero e floresta. Eles não deixam os outros espiarem. Shay sai emburrada. Quique e Miro abrem o baú́ e apontam para dentro satisfeitos. Está cheio de sucata. Apesar do desapontamento inicial, todos decidem que com essas sucatas podem construir o que quiserem. Há uma cena muito lúdica na qual as crianças vão construindo diversas coisas com as sucatas. Inventam adereços para um general e para uma bailarina. Criam lunetas, remos, asas de um avião. Até que começam a compor uma bicicleta muito desengonçada e simpática. Inicia a música. Eles brincam com essa bicicleta enferrujada. No decorrer da canção, cada personagem aparece nos locais mais inusitados, pedalando entre planetas, na floresta, embaixo d’água, acompanhando um trem, etc. Ao final, todas as crianças fingem cair um tombo, jogando-se no chão. Dão muita risada.

Episódio 12: Coral do Galinheiro

Juju, muito compenetrada, entra vestida com uma roupa de maestrina. As crianças estão todas à sua frente, em posição de coro. Ela bate a batuta na mesa, indicando que devem começar. Pigarreia, muito séria, e dá início ao canto. O coro está nervoso. A primeira frase da música sai desafinada diversas vezes. Juju pede concentração. Fica furiosa com o resultado e diz que o coro parece um galinheiro. Shay acha uma boa ideia e diz que estão precisando descontrair um pouco. Juju gosta da proposta. Eles se unem em roda e combinam entre si, cochichando. Todos colocam adereços de pássaro. Juju é o passarinho. Quique e Guile são os patos. Shay, Nina e Dodó são as galinhas. Miro e Migui são os perus. Começam a fazer exercícios vocais, cantando cué, cué, pio, pio, có, có e glu, glu. Juju coordena a cantoria. Começa a música. Na primeira parte eles cantam lindamente, como aves. Na segunda, todos fazem acrobacias diversas. Eles se divertem e tiram as fantasias.

Episódio 13: A Banda do Burro

As crianças estão sentadas no tapete. Miro está com um fantoche de burro na mão. Shay anuncia que hoje vão contar a história do Burro mais inteligente do Mundo. Quique e Juju formam a plateia. Os demais vão se apresentar com seus fantoches. Guile é o cachorro. Dodó é a vaquinha. Nina é o gato. Migui é o carneiro. As crianças manipulam os fantoches sem se esconderem. Todos entram na brincadeira. O burro vai convidando os bichos, um a um, para entrarem em sua banda. Ao final de conversas e negociações, o Cachorro vai tocar flauta, a vaca, chocalho e o gato, violão. O burro fala da beleza da melodia do sopro, da alegria da percussão e da harmonia das cordas. O carneiro, que inicialmente fica triste por não saber nenhum instrumento, acaba integrado ao grupo, com suas habilidades de dançarino. O Carneiro convida Quique e Juju para dançarem. As crianças brincam com a canção, primeiro utilizando os fantoches e depois, vestidas como os bichos da história em um cenário de fazenda, no mundo da imaginação. Ao final da música, as crianças estão com suas roupas cotidianas e guardam os fantoches, muito felizes. Para encerrar o último episódio, Quique diz o poema abaixo.

As informações da sinopse e currículo são de responsabilidade do diretor.

Tags: prodav

Compartilhar: