O Boneco de Barro e o Rei

Publicado em 20/02/2020 - 15:08 e atualizado em 20/02/2020 - 15:32

Região: Norte | Classificação Indicativa: Livre | Direção: Nival Correira

Gênero: Infantil/Drama.

Quantidade de episódios: 26

Duração de cada episódio: 13 minutos

Mestre Toá molda um boneco com argila e lágrimas, e foge de sua província.

Nos primeiros raios do sol, o boneco cria vida e sai numa jornada buscando algumas respostas - Por que não sou como as outras pessoas? Por que me tratam com tanta indiferença?
No Reinado Infeliz, dizem que o Rei Triste é o mais sábio do reino. Mas, devido o decreto real do silêncio na corte, não consegue as respostas.
Na sua jornada, o Boneco tem que se preocupar com a guerra entre o triste rei e os bacamartes, com as malandragens do Homem da Cobra, com a determinação de seu Capenga, que não o deixa passar pelo vão da ponte e com a perseguição de Ave de Rapina.
Mas, receberá ajuda das inquietas Criada e Serva, dos Incansáveis Plantadores de Feijão Andu e Corda e dos audaciosos Carabina e Espuleta.

No final, o Boneco descobre tragicamente como resolver toda a situação e trazer paz para o Reino Infeliz.

Nival Correia

Nival Correia dirigiu a série de ficção O "Boneco de Barro e o Rei", para a TV Brasil; a série - documentário "Amazon Fashion", para o Canal Fashion TV; fez direção de produção do longa "Sol da Bahia" para o canal CinebrasilTV; está dirigindo o longa - documentário 'O Diário de Ana’.

 

Sinopses dos episódios:

Episódio 01

Episódio 06

Episódio 11

Episódio 16

Episódio 21

Episódio 02

Episódio 07

Episódio 12

Episódio 17

Episódio 22

Episódio 03

Episódio 08

Episódio 13

Episódio 18

Episódio 23

Episódio 04

Episódio 09

Episódio 14

Episódio 19

Episódio 24

Episódio 05

Episódio 10

Episódio 15

Episódio 20

Episódio 25

Episódio 26

 

 

Prêmios e Participações: (este espaço será atualizado durante o período de distribuição da edição)

Sinopses dos episódios:

EPISÓDIO 1 - GENESIS

O Artesão, Mestre Toá, é feliz com sua esposa na província de Barrolândia.  Sua esposa falece ao ter uma criança e Mestre Toá cria a frágil criança até os 10 anos, que também falece. Mestre Toá, molda um boneco de argila e lágrimas que fazia para o filho e vai embora. O Boneco toma vida após uma névoa do Decreto Real do Silencio. 

EPISÓDIO 2 – ÊXODO

Mestre Toá, segue sua peregrinação enquanto o Boneco também segue a sua. Ave de Rapina, após roubar sementes do Reino, faz emboscada na floresta.  Carabina e Espuleta, sem saber, ajudam o Boneco a escapar.  Ele chega até a Corte Real, conhece Criada e Serva e furtivamente consegue conversar com a Rainha, que desmaia. O Rei Triste flagra-o no quarto.  

EPISÓDIO 3 – MATILDA, A CONVIDADA.

Boneco de Barro pede para Rei Triste responder quem ele é de fato. O Rei pensa que ele é amigo dos Bacamartes e o expulsa da Corte. Na floresta, Ave de Rapina faz nova emboscada para o Boneco, mas   Sr. Fiel chega a tempo e consegue livrá-lo e recuperar as sementes roubadas com ajuda da velha Arma Matilda. 

EPISÓDIO 4 – DIA DO MORFEU.

No dia do Morfeu, Boneco de Barro sonha com o filho de Mestre Toá, assim como todos da Corte Real tem sonhos. No mesmo dia Ave de Rapina é capturado e fala para seu bando porque não atacou   Mestre Toá.  Criada e Serva ouvem e acabam falando sem querer para Sr. Fiel, que coage Ave de Rapina a falar onde poderia ter ido Mestre Toá.

EPISÓDIO 5 – ARREPENDIMENTO.

Ave de Rapina informa Sr Fiel, Que Mestre Toá foi para o Vale do Esquecimento. Sr Fiel parte para encontrá-lo.   Ave de Rapina diz para Criada e Serva que o Boneco está em perigo se chegar aos Bacamartes. Ele quer ajudar, mas elas não confiam em seus antecedentes. O Boneco chega a Várzea Grande e vários homens empunham armas para atacá-lo. 

EPISÓDIO 6 – VALE DO ESQUECIMENTO.

Boneco percebe que eram apenas plantadores de Feijão da Várzea Grande. Entre eles, Andu e Corda que orientam aprender a coreografia para atravessar a plantação. Já na Corte, é organizado candidatas para casar com o Rei. Ele não aceita e pressente que perdeu seu irmão Mestre Toá, para o temível Vale do Esquecimento, antes que Sr. Fiel chegasse a tempo.

EPISÓDIO 7 – O PÃO É A CHAVE.

Criada e Serva colocam uma chave no pão de Ave de Rapina.  Ele e Timbira se vestem de mulheres e na fuga quase são pegos por causa de ritual de monges no pátio. Fogem para ajudar o boneco, que depois de aprender a coreografia dos trabalhadores e atravessar a plantação. Ao olhar o mapa que Criada colocou em sua cintura, é rendido por um homem desconhecido. 

EPISÓDIO 8 – PURÊ E PULENTA.

O Homem desconhecido era Sr. Fiel, que fica com o mapa e aconselha o Boneco. Sr. fiel, ao voltar pela floresta é enganado por Ave de Rapina e Timbira que, vestidos de mulher, se fingem de “Purê e Pulenta”. O Boneco entra na província e tenta descobrir porque ele é diferente. Ao pronunciar o nome do Rei Triste, Os Bacamartes apontam armas em sua cabeça. 

EPISÓDIO 9 – INIMIGO PÚBLICO

Os Bacamartes acham que o Boneco é espião do Rei Triste, mas Espuleta diz que ele é o professor de dança para as festas. Sr Fiel insiste para Criada e Serva contarem como o mapa foi parar nas mãos do Boneco. O Rei ouve e decreta que que ele é inimigo do Reino Infeliz. Homem da cobra diz ao Rei que pode curar a rainha com um antídoto feito com Mulungú. 

EPISÓDIO 10 – SANTO REMÉDIO

Espuleta revela que ajudou o Boneco de Barro na Floresta a escapar de Ave de Rapina e ele diz não sabe dançar. Ave de Rapina e Timbira são capturadosmas o Boneco diz que eles são suas assistentes. A Dona Senhora diz que está conhecendo eles de algum lugar e, enquanto isso Homem da Cobra faz performance para convencer o Rei sobre o antídoto.

EPISÓDIO 11 – DANÇA DIFERENTE 

Nos Bacamartes, Dona Senhora tem memória curta e não se lembra de Ave de Rapina e Timbira. Espuleta diz que sabe de tudo e vai entregá-los, mas são interrompidos pelos Bacamartes que cobram a dança nova. O Boneco faz a mesma coreografia da Várzea Grande. Todos gostam e festejam enquanto Homem da Cobra convence o Rei a usar o antídoto na Rainha.

EPISÓDIO 12 – MEU SOBRINHO ESPIÃO

No dia seguinte o Boneco de Barro é abordado pelos Bacamartes que agradecem. A Dona Senhora traz um cartaz de fugitivos com a foto do Boneco. Os Bacamartes prometem ajudá-lo. O Boneco pede para Espuleta e Carabina não entregar Ave de Rapina e Timbira. Um espião infiltrado informa o que acontece nos Bacamartes para o Rei Triste e Sr. Fiel.

EPSÓDIO 13 - MESTRE FIEL X BACAMARTES

O espião volta novamente aos Bacamartes. Ele entrega um recado de sua tia Criada, informando que o Rei sabe que o Boneco de Barro está lá.  Sr Fiel Atenta negociar a entrega do Boneco.   Homem da Cobra, sem saber, aparece por lá e vai embora. O Boneco se esconde no Cesto do Homem da Cobre e vai embora.

EPISÓDIO 14 – A LIGA DA QUARESMA

Sr Fiel, desconfiado do sumiço do Boneco sai dos Bacamartes. No Caminho, Homem da Cobra percebe que O Boneco de Barro está no cesto, ele diz que vai curá-lo, mas ele não aceita e partem para o Mulungú. Carabina, Espuleta, Ave de Rapina e Timbira montam a Liga da Quaresma para resgatar o Boneco.

EPISÓDIO 15 – MESTRE FIEL X BACAMARTES 2

No caminho, A Liga da Quaresma é surpreendida por Sr Fiel que oferece ajuda para resgatar o boneco. Eles rejeitam e de novo se confrontam. Criada e Serva aparecem e falam que a Rainha não está boa. O Rei oferece uma recompensa pela captura do Homem da Cobra. Ele e Boneco de Barro vendem produtos na Feira de Mulungú sem saber do perigo. 

EPISÓDIO 16 – CRIATURA DO ALEM

Carabina abre um recado de Criada para ajudar o Boneco e todos então sabem que ele é apaixonado por ela. A Rainha passa mal. Sr fiel acha que foi antidoto de Homem da Cobra e o Rei desconfia que o Boneco está por trás disso. O Rei percebe que Ave de Rapina fugiu e decreta todos como inimigo do Reino Infeliz faz caravana para prende-los.  

EPISÓDIO 17 – RESGATE DO MULUNGU 

Na feira, o Boneco de Barro ver a foto do Homem da Cobra, Boneco de Barro e a Liga da Quaresma como fugitivos. Eles são perseguidos pelos guardas mas tem ajuda de Ave de Rapina e Timbira que os leva para Carabina e Espuleta. Eles falam sobre o Livro “Verdades, Verdadeiramente Secretas” que podem ajudar o Boneco.  Partem para a Corte Real.

EPISÓDIO 18 – FALSOS MONGES

A Liga da Quaresma sequestra roupas de monges e entram na Corte Real cantando em Gregoriano. O Rei Triste e Sr Fiel participa. O Boneco conversa com a rainha que recomenda ele procurar a resposta depois da Ponte do Vão da Boca Miúda.  Criada deixa cair um que Carabina leva para Si. Com informações da Rainha eles partem para o vão da Boca Miúda. 

EPISÓDIO 19 – SEU CAPENGA

Eles partem para Vão da Boca Miúda, e são seguidos por espião que consegue conversar com Bonita a sós.  Carabina não pode ajudar porque o Guarda da Ponte, Sr Capenga, é Seu Inimigo. Boneco de Barro chora e Carabina lhe presenteia com o lenço que era de Criada. Boneco de Barro decide ir sozinho para tentar atravessar a ponte.

EPISÓDIO 20 – A PELEJA DOS LEÇOS

Seu Capenga não deixa ninguém atravessar a ponte sem autorização ordem do Rei. Boneco depois de ouvir a história de Capenga lhe dá um lenço de Criada. Capenga reconhece o lenço e autoriza atravessar Ponte. Mas Carabina reivindica seu lenço novamente. Com a confusão, o Boneco pede para todos saírem que ele quer resolver sozinho, inclusive Bonita e Espuleta.

Episódio 21 – TENTATIVA DE ESPIÃO

Seu Capenga obstrui a passagem para todos.  A rainha tem poucos dias.  Espião tenta convencer Seu capenga a deixar o boneco a atravessar, mas não tem êxito. Na volta, a Liga do Quaresma o captura, mas Espuleta o convence Carabina que ele estava ajudando. Carabina o Liberta e manda sair. O Boneco aceita uma peleja com Seu Capenga.

Episódio 22 – A CURA DE SEU CAPENGA

Seu capenga que estava lutando no rio sai reclamando porque o Boneco sujou sua farda com o barro do Boneco. Então ele percebe que foi curado da Perna. Seu Capenga deixa o Boneco passar, mas ele fala que não vai passar porque achou seu destino. O Boneco pede para escrever uma carta. 

Episódio 23 – O RETORNO DE CAPENGA

 O Boneco passa mal. Seu Capenga retorna para a Corte Real. Mas Carabina obstrui sua passagem.  O Rei está preocupado com possível morte da Rainha. A Liga da Quaresma leva o frágil Boneco para os Bacamartes, todos sabem do seu feito e acreditam em tempos de paz. Seu capenga chega até a Corte.

Episódio 24 – A CURA DA RAINHA

O Rei fala para Seu Capenga voltar para Seu Posto, Capenga faça para o Rei, que se admira com a cura de sua perna. Seu Capenga diz que o Boneco de Barro mandou uma argila para curar a Rainha e um recado. O Rei passa mal e os súditos passam a a Argila na Rainha que é curada.  O boneco de Barro volta a si. 

Episódio 25 – A CURA DA RAINHA 2

Capenga é promovido oficial. O Rei, para desânimo de todos, decreta o fim da trégua com os Bacamartes e convoca os homens para a guerra. Sr Fiel, Oficial Capenga e a própria rainha tentam convencê-lo do contrário. Os Bacamartes se desesperam. Até os plantadores de feijão são convocados pelo Rei. Boneco sai de lá sozinho

Episódio 26 -  O FIM

A tropa do Rei chega até os Bacamartes. No Front da Batalha, o Rei percebe que seus adversários estão em grande número. O Rei faz um discurso, e Sr Fiel deixa cair o recado do Boneco. O rei lê. Ele decide então fazer as pazes com os Bacamartes porque o boneco se diz bacamarteiro através da carta. Todos comemoram a decisão do Rei com um banquete. Mestre Too está em sua casa, desta vez, feliz e moldando barro.

 

 

Tags: prodav

Compartilhar: