Os Ovos da Raposa

Publicado em 08/01/2019 - 18:38 e atualizado em 19/08/2019 - 15:03

Região: Nordeste | Classificação Indicativa: Não Publicado | Direção: Valdir Oliveira

Gênero: Ficção

Quantidade de episódios: 13

Duração de cada episódio: 26 minutos

Sinopse:

“Os Ovos da Raposa” é uma sátira política com fortes referências do anedotário popular brasileiro. A trama se desenvolve na fictícia cidade de Bakatu, em período eleitoral, com personagens hilários, grotescos, brincantes e fantásticos. O prefeito José Abelinto (Cláudio Ferrario) vê sua candidatura afundar com a chegada do forasteiro Roque (Jorge de Paula), que muda o domicílio eleitoral para Bakatu com o propósito de enfrentar o velho cacique nas urnas. A primeira dama Geninha (Lívia Falcão) e a irmã Lila (Marcélia Cartaxo) não seguram a língua e expõem as fragilidades do prefeito, ao contrário de Alzira (Mayara Millane), que se alia ao candidato Roque, apaixonando-se por ele e influenciando radicalmente na campanha. Em meio à furdunça política, Hilda (Lais Vieira), uma feirante proativa e talentosa, usa sua capacidade de estilista para se destacar no comércio local e sua clientela começa a aumentar gradativamente. Tudo pode acontecer em Bakatu e todos os fatos são acompanhados criticamente pelo locutor Miro dos Cordeis (Pedro Wagner) que usa a rádio Boca Falante para denunciar os desmandos da cidade.

Sinopses dos episódios:

Episódio 01

Episódio 04

Episódio 07

Episódio 10

Episódio 13

Episódio 02

Episódio 05

Episódio 08

Episódio 11

 

Episódio 03

Episódio 06

Episódio 09

Episódio 12

 

Direção

Valdir Oliveira é roteirista, diretor, ator, jornalista e mestre em comunicação. Como roteirista escreveu e dirigiu especiais de ficção para a Rede Globo Nordeste (A promessa de Jeremias, Caminhos de Monte Santo, O Santo Cibernético, a Quadrilha) e “Sulanca”, para o programa Fantástico. Autor das minisséries Santo Por Acaso e Cruzamentos Urbanos, realizadas pelo SBT Nordeste. Também para o SBT Nordeste escreveu e dirigiu o curta “Tocaia Para Jacó”, exibido em todos os Estados da região. Roteirista e diretor dos curtas “Por Uma Tecla” e “Conde Virgulino”, lançado este ano. Para o teatro escreveu as peças Bela à Vista,  Andanças do Tempo, Ópera de Martino e Bagre Peixoto, encenadas em Recife. Roteirizou e dirigiu a série de documentários Poetas e Prosadores Pernambucanos com incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco. Também é roteirista e diretor da série Camões dos Lusíadas e dos Cordeis, realizada em Portugal e no Brasil, exibida pela TV Brasil em 2015. Na Guiné Bissau realizou a série de três episódios Tabanka, exibida este ano na TVU Recife. Autor de livros de romance e contos para adultos, crianças e adolescentes.  Seu livro mais recente, Cidade dos Karianthos foi adaptado para audiobook e exibido este ano como série radiofônica com participação de mais de 20 atores pernambucanos. Autor, roteirista e diretor da série “Os Ovos da Raposa", 13 episódios, filmada em Paudalho, Igarassu e Recife.

Produção: Cabra Quente Filmes LTDA

Prêmios e Participações: (este espaço será atualizado durante o período de distribuição da edição)

Sinopses dos episódios:

Episódio 1

A caminho de Bakatu, para onde está mudando seu domicílio eleitoral, Roque oferece carona a Alzira que prefere seguir em sua bicicleta. O forasteiro chega na cidade e faz seus primeiros contatos com a população. Na praça há uma apresentação de Ramon dos Bonecos, um brincante que através de suas marionetes, faz críticas aos desmandos da administração municipal. Arquimedes, assessor do prefeito José Abelinto, descobre as intenções políticas do forasteiro Roque e conta para o prefeito que se diz preparado para enfrentar quem quer que seja nas urnas.  Como estratégia para mostrar-se idôneo e bem intencionado em seu propósito, Roque se aproxima de Alzira, moça inteligente, mas igualmente interesseira, no intuito de apresentá-la ao eleitorado como provável primeira dama. Já a esposa do atual prefeito, Geninha vai à feira e procura, na barraca de Hilda, calcinhas sensuais para animar o marido. Outras pessoas chegam à barraca de Hilda, uma feirante proativa e talentosa que usa sua capacidade de estilista para se destacar no comércio local. Padre Otelo chega a Bakatu e conversa com o prefeito José Abelinto sobre coisas estranhas que vê na cidade.

Episódio 2

Hilda conversa com sua filha Marina que a admira pelo talento de estilista. A filha a tem como exemplo de luta e perseverança, mas recebe da mãe o conselho de que a forma mais inteligente de assegurar um futuro honesto e promissor é através da educação. Roque vai se firmando na cidade e busca formas para seduzir Alzira. A moça resiste às cantadas do galanteador minimizando a importância do posto de primeira dama. Na escola onde estudam Marinha, filha de Hilda, e Issinho, filho da Ramon dos bonecos, a colega Carla ridiculariza a profissão de artista. Na praça, Ramon com seu boneco ventrícolo, critica o prefeito, sendo alertado por Arquimedes. Ao sair da escola, Issinho vai ao rio onde conhece a personagem fantástica Arimar das Águas, que segundo Ramon, não passa de uma lenda. Amaldiçoado por uma praga, prefeito José Abelinto revela a Geninha a maldição de por ovos como galinha. Pede por tudo o que há de mais sagrado, que sua esposa não conte para ninguém. Ramon dos Bonecos, admirador de Hilda, faz serenata para ela à luz do dia, tocando sua rabeca. Hilda deixa claro que não está interessada no amor dele. Prefeito e Arquimedes veem Roque na praça conversando com mulheres, já em plena campanha. Para reforçar a equipe, Arquimedes sugere o primo Onofre, analfabeto funcional, como cabo eleitoral. Arquimedes vai ao sitio Cangandu para contratar o primo como seu auxiliar.

Episódio 3

Arquimedes chama Onofre para ser testado pelo prefeito José Abelinto. Amigos de bar de Onofre comemoram. Onofre é um desastre no teste de conhecimentos diante do prefeito, mesmo assim fica com o cargo por ser primo de Arquimedes. Roque incrementa diretório para a campanha ainda tentando convencer Hilda a ficar do lado dele como assessora e futura esposa. O próprio Roque repercute a notícia de que o prefeito está contratando de forma ilegal novo assessor em período eleitoral. Hilda é abordada por Paulo, um feirante derrotista que usa o pessimismo como mote. Ela fala em qualificação e na busca de alternativas para superar o momento difícil. Geninha vai à casa da irmã fofoqueira Lila, pede segredos e revela a notícia de que o marido está pondo ovo como galinha. Roque monta seu comitê eleitoral e fala de seu programa de governo para Alzira. Ao tomar conhecimento de que a campanha de Roque começa a ganhar corpo, prefeito José Abelinto monta estratégias de enfrentamento na companhia de seu principal assessor, o chefe de gabinete Arquimedes. Mas nem desconfia que seu inseparável escudeiro tem atitudes escorregadias e pode “pender” para o lado que lhe for mais conveniente. Reitera sua confiança no assessor e seguem em frente.

Episódio 4

Ramon conta para o filho Issinho a história da Águia Papa Calçados, traduzida no vídeo em desenho animado. Prefeito José Abelinto e Roque se colocam frente a frente para uma disputa surreal e improvável, exceto no gênero da comédia. Uma medição de forças que sirva como termômetro para a corrida eleitoral. E no centro da batalha, uma juíza nada imparcial, o que fica claro quando seduz e quando se deixa levar pelos galanteios do candidato Roque. Numa sabatina de adivinhações e de luta, Roque, o preferido da juíza, leva a melhor. Ao perceber a aproximação entre a juíza e Roque, Alzira mostra seu ciúme mas ainda assim  reforça o discurso de que não tem interesse pelo posto de primeira dama. Meiriana, fofoqueira, vê tudo e vai contar à amiga Hilda que está muito mais atenta à oportunidade de seu negócio deslanchar. Já no povoado Cangandu, padre Otelo faz uma visita à velha amiga Genila que sem o reconhecer, o recebe com uma espingarda apontada na direção dele.

Episódio 5

Genila e padre Otelo conversam sobre os rumos antagônicos que suas vidas tomaram, ele o sacerdócio e ela a vida de prostituta e macumbeira. Genila também fala sobre Drakiton, o pistoleiro com quem pretende se casar. Enquanto isso, a primeira dama Geninha enquanto namora com o esposo José Abelinto, exibe a calcinha sex que comprou na barraca de Hilda. Mostra ao marido toda sua sensualidade. Na conversa, prefeito diz para a esposa ter a certeza de que a eleição está ganha. Geninha lembra que política é fogo e quando se pensa que já ganhou, qualquer detalhe pode mudar o cenário. Na rádio Boca Falante Miro dos cordéis usa o microfone para fazer duras críticas ao prefeito. No cenário das águas, Arimar  surge, mais uma vez, recitando poemas para os peixes. Paralelamente Roque prepara cartazes e material de propaganda para sua campanha ao lado de Alzira. Esta conta para Roque que a campanha não decolou entre os homens e mulheres casadas. Também revela para Roque o segredo dos ovos do prefeito José Abelinto. Juiza promove novo embate com os candidatos, um teste de habilidade com o uso de espadas para dizimar insetos. E Hilda, que não vai ao embate das charadas, vê a oportunidade de seu negócio deslanchar e aceita firmar parceria com Mateus, dono de uma loja de confecções renomada no centro da cidade.

Episódio 6

Na barraca da feira as calcinhas de Hilda disparam em vendas. Sacoleiras adquirem o produto para comercializar em outros estados. Candidato Roque se aproxima de Hilda ao saber que o negócio de confecções está crescendo. Pede que ela colabore com sua campanha sob a promessa de que poderá ter isenção de impostos quando ele ganhar a eleição. Hilda demonstra seriedade e honestidade em seus atos, avessa à cultura da propina. Prefeito José Abelinto monta estratégias com Arquimedes para combater o avanço de Roque. Já Issinho, filho de Ramon, vai à escola caracterizado de palhaço, mesmo enfrentando o preconceito de alguns colegas, para defender a profissão de artista que ele pretende seguir inspirado no pai. Ludovigo, travesti performático, vai à casa da amiga Hilda e fala da paixão que sente pelo assessor do prefeito, Arquimedes, com quem teve um caso. Hilda o encoraja a mudar o foco. À noite Ludovigo se apresenta com número de dublagem na boate Bakstar usando modelo preparado pela amiga. Nessa mesma noite Padre Otelo faz nova visita à casa de Genila. Drakiton chega e pensa se tratar de um ato de traição cometido por sua noiva.

Episódio 7

A praça está pronta para o comício do prefeito José Abelinto. Este é ovacionado por eleitores e corresponde com o gesto clássico de levantar a mão. No discurso, boas doses de ironia e de risos, satirizando e exaltando a sabedoria popular. Seus correligionários e cabos eleitorais o idolatram. Paralelamente Geninha e Drakinton se casam na igreja do povoado de Cangandu, totalmente vazia, com celebração de padre Otelo. Mas brigam antes de colocar as alianças. Em outro dia, no confessionário, Padre Otelo recebe, além de fiéis, o candidato Roque. Este tenta cooptar o padre para que diga seu nome durante a celebração de missas, com a promessa de que receberá por isso. O padre, falso moralista, analisa a proposta imaginando se tratar de uma causa que visa melhorar as condições da capela. Como todos os desmandos do prefeito são denunciados por Miro na rádio boca Falante, prefeito José Abelinto fala com Arquimedes para contratar um pistoleiro com o objetivo de dar fim ao locutor.

Episódio 8

Arquimedes se encontra com Drakiton nas ruínas de Bakatu para acertar o preço e outros detalhes da emboscada a Miro dos Cordeis. A notícia de que Miro está jurado de morte circula na cidade, inclusive no bar onde Onofre costuma se encontrar com seus amigos Biro e Jetro. Geninha adverte o esposo José Abelinto sobre o avanço da campanha do opositor Roque. Padre Otelo recebe na igreja o candidato Roque que propõe acordo para que o padre o ajude na campanha. Prefeito José Abelinto chega logo em seguida com a mesma proposta. Notícia de que o prefeito bota ovo se alastra e revoltado, José Abelinto quebra, em seu gabinete, o quadro que tem imagem de uma galinha. Já na loja Mateus Moda aumenta a procura pelos vestidos estilizados de Hilda. E, à noite, Ludovigo se apresenta na boate Bakstar, com novo modelito de Hilda, insinuando-se para Arquimedes, que logo em seguida vai ao camarim bêbado e indignado.

Episódio 9

Arquimedes e Ludovigo discutem no camarim da boate Bakstar ao comentar o caso que tiveram no passado. Já em seu comitê eleitoral, Roque distribui calcinhas da Hilda quando é flagrado por Alzira se insinuando para eleitoras. À noite padre Otelo celebra missa com a presença dos candidatos. Padre monta estratégia para subtrair dinheiro dos dois candidatos de tal forma que anule a vantagem de ambos, que queriam tirar proveito eleitoral. Ao sair da missa, dirigindo seu carro, Roque comenta com Alzira sobre a postura esperta de padre Otelo durante a celebração da missa. O fato é que cresce a fama do prefeito José Abelinto sobre o fenômeno de botar ovos como galinha e sua campanha começa a degringolar. Numa feira livre a história dos ovos dá margem para deboche. Aproxima-se o dia da eleição e cabos eleitorais intensificam a propaganda de seus candidatos. Eleitores de oposição jogam ovo no prefeito quando este se dirige para zona eleitoral. Atraído pela fantasia de Arimar, Issinho volta a se encontrar com a personagem misteriosa e lendária, sendo levado por ela, em um barco, para a ilha do Molusco Dourado. E ainda neste episódio, Drakiton se prepara, na pedreira, para emboscar Miro dos Cordeis que surge distante pedalando sua bicicleta.

Episódio 10

Prefeito proíbe venda de ovos e galinhas na feira da cidade. Já o candidato Roque expande seu raio de ação e vai ao lugar onde mora a macumbeira e ex-prostituta Genila tentar conseguir o voto dela, mas é surpreendido com a espigarda que ela aponta na direção dele. José Abelinto e comitiva fazem carreata pelas ruas de Bakatu. Escondido em um muro, eleitor atira ovo na testa do prefeito. Aumenta a preocupação de Geninha e sua irmã Lila quanto ao futuro com a ameça de perda do cargo do prefeito.Em casa Ramon nota o sumiço de Issinho e vai à procura do filho, inclusive na escola, sem qualquer notícia. Ramon vai ao rio à procura de Issinho e, muito triste, conversa com seu boneco ventríloquo implorando o reaparecimento do filho. Com o passar do tempo, Ludovigo volta à casa de Hilda e fala pra ela que está disposto a tirar Arquimedes de sua vida. E Drakiton vai à casa de Arquimedes cobrar a segunda parte do dinheiro acertado para a emboscada. Como o corpo não aparece, Arquimedes diz que não deve mais nada e intensificam-se as ameças. Um dia depois do desaparecimento de Issinho, Arimar das Águas ressurge com o garoto remando em seu barco trazendo as memórias da Ilha do Molusco Dourado.

Episódio 11

Ramon reencontra o filho Issinho que retorna da Ilha do Molusco Dourado. E no mundo político, candidatos fazem campanha na praça com muito estardalhaço e tentam cooptar padre Otelo como cabo eleitoral. No dia da eleição, a primeira dama Geninha e a irmã Lila fazem boca de urna sendo debochada por Meiriana, que é eleitora de Roque. Antes mesmo de serem apuradas as últimas urnas, Alzira reconhece a vitória de Roque e acaba cedendo aos galanteios dele. Beijam-se. Alzira aceita o convite de casamento de Roque. Juiza anuncia em praça pública o resultado da eleição. Roque vence e agradece a seus eleitores. Prefeito José Abelinto culpa Geninha por sua derrota, briga com ela, diz que estão separados e passam a viver na promiscuidade. Simultaneamente os negócios de Hilda prosperam em todos os sentidos. Ela se encontra com Mateus em um restaurante e conversam sobre comércio e sobre o resultado das eleições. Mateus insinua-se para Hilda que revela estar mais preocupada com o futuro de Bakatu.

Episódio 12

Alzira vai à loja Hilda Modas para encomendar vestido de noiva.  E Geninha e Lila, preocupadas, discutem o futuro incerto com a derrota de José Abelinto. Culpam suas próprias línguas. No sítio Cangandu Genila reclama da pouca habilidade de Drakinton com trabalhos honestos. Sem dinheiro entrando em casa, ela diz que vai procurar emprego pra ele na prefeitura. Nesse perído Miro, que andava desaparecido, ressurge na cidade sendo saudado com grande euforia pelo amigo Ramon dos bonecos. Roque se casa com Alzira e recebe os aliados como convidados. No dia seguinte, padre Otelo recebe prefeito José Abelinto na igreja e procura saber como e porque o mesmo chegou ao ponto de botar ovos como galinha.

Episódio 13

Bakatu em festa. Na praça, Ramon dos bonecos arma sua tenta e apresenta espetáculo para seu público sob a euforia e aplausos de todos. Genila e Drákiton vão à feira de Bakatu causando medo e estranheza na população. Depois Genila vai ao diretório de Roque, que não atende o pedido de emprego para Drakiton. Como vingança, Genila roga a mesma praga que rogara ao prefeito José Abelinto, de por ovos como galinha. Arquimedes se aproxima de Roque, fala de sua admiração pelo novo prefeito e torna-se homem de sua confiança. Aproveita para alerta o novo prefeito sobre o rombo deixado pela gestão anterior. Na escola, no encerramento do ano letivo, Issinho e Marina, filha de Hilda e sua melhor amiga, encenam espetáculo infantil sob os aplausos de todos. À noite, na boate Bakstar, Hilda comemora seu aniversário com alguns amigos como Ludovigo, Ramon, Mateus e Meiriana. No palco apresentação das cantoras Arina Costa e do pop star pernambucano Conde do Brega. Quando cantam parabéns, Hilda discursa e insinua que a carreira política não está fora de seus planos. Roque e Alzira, ainda em clima de núpcias viajam e, numa noite em um hotel, na hora de cair nos braços da amada, o prefeito eleito sente um mexido muito forte na barriga. Então comentam: será a praga do ovo?

As informações da sinopse e currículo são de responsabilidade do diretor.

Tags: prodav

Compartilhar: