PAMPA HYPERTROPICAL

Publicado em 10/01/2019 - 17:39 e atualizado em 19/08/2019 - 15:03

Região: Sul | Classificação Indicativa: Livre | Direção: André Costantin

Gênero: Documentário

Duração: 52 minutos

Sinopse:

 Pampa Hypertropical mergulha no mapa do extremo do sul do Brasil para revelar a história e o vigor de dois processos culturais latentes da cultura brasileira, em pleno pampa: o samba, no grande carnaval de Uruguaiana, misturando brasileiros e argentinos, e o futebol, refazendo os passos do criador da camisa canarinho do Brasil, na fronteira com o Uruguai.

Direção:

André Costantin é diretor e roteirista cinematográfico; pesquisador em etnografia, com Mestrado em Literatura e Culturas Regionais. Coordena equipes de criação e de realização na Transe filmes, integrando grupos de profissionais experientes com jovens realizadores, formando um novo núcleo no mapa de produção audiovisual no sul do país, fora das capitais e dos grandes eixos produtores.

Entre 2016 e 2017, dirigiu a série documental Vento Sul, formada por 13 episódios de 52min., levada ao ar pela TV Brasil e TV Cultura. Também roteirizou e dirigiu as séries Antártida (2007/Globo Internacional/RBSTV/Canal Brasil) e Porto Alegre dos Açores (2009/Globo Internacional / RBSTV). Realizou projetos audiovisuais independentes e em parceria com TVs, entre eles duas edições do Prêmio Nacional DocTV (DocTVI-2004 - Continente dos Viajantes) e DocTVIII-2006/TV Cultura/MinC-SAV/Ancine (Blau Nunes, o Vaqueano); 1º Prêmio Etnodoc / Ministério da Cultura-2008 (Se Milagres Desejais)); dois Prêmios Nacionais Afro/Fundação Palmares (Invernada dos Negros / 2010-2012), Prêmio CurtaDoc/MinC (Senhor das Pedras / 2010); três edições do Prêmio Histórias Curtas RBSTV-Globo/Canal Brasil.

No âmbito da diversidade linguística do Brasil, realizou dois filmes de co-produção Brasil-Itália: Eco das Montanhas (2008-Prêmio Especial Festival de Cinema de Verona/Lessínia) e Brasil Talian (2015). Como diretor e roteirista, realizou programas especiais e seriados documentais para o Núcleo de Programas Especiais da RBSTV Porto Alegre, em dez anos de parcerias e criação de argumentos de obras audiovisuais para tevê. Na produção audiovisual e no trabalho de cronista e ensaísta, André Costantin tem interesse por temas que envolvem processos culturais e etnográficos, migrações, artes, literatura e a cultura da bike.  

Produção: Transe Filmes

Prêmios e Participações: (este espaço será atualizado durante o período de distribuição da edição)

As informações da sinopse e currículo são de responsabilidade do diretor.

Compartilhar: