PEQUENO GIGANTE

Publicado em 12/11/2019 - 15:09 e atualizado em 12/11/2019 - 15:17

Região: Nordeste | Classificação Indicativa: +16 anos | Direção: Anderson Soares Caldas

Gênero: Ficção

Quantidade de episódios: 13

Duração de cada episódio: 26 minutos

O Pequeno Gigante conta a história de Davi, um garoto proveniente de uma comunidade quilombola na Ilha de Itaparica, foi pupilo do Mestre Griô Negro Mármore. Um mestre capoeira da Ilha de Itaparica, tinha interesse e influência em assuntos políticos da região. Ele faz parte das lembranças de Davi, quando pequeno e na formação de seu caráter, seus valores, muitos dos ensinamentos do mestre são usados por Davi em momento de maior aflição, funcionando como um mentor póstumo. Já adulto, vivendo em Salvador, torna-se líder e vereador, representante de uma comunidade ameaçada de ter suas casas desapropriadas para a construção de um condomínio de luxo e descobre que o principal responsável pela ação é o Senador Saul Dias Mendonça, seu padrinho político, o que motiva o rompimento entre os dois e desencadeia uma verdadeira guerra que coloca os dois personagens em rota de colisão. A seu favor estão os valores aprendidos junto ao Negro Mármore, atual representação da consciência do Davi adulto. O mundo inconfundível do seriado é a nítida separação entre duas realidades distintas, identificadas pela cidade alta e cidade baixa, e representadas pela nobreza e pela pobreza, traço comum da cidade do Salvador, que também permeia o paradoxo dos demais personagens. Dentre eles, encontram-se Peixinho e Junior, amigos de infância de Davi. Enquanto Peixinho representa a cidade baixa, e Junior a cidade alta, Davi se constitui na ponte entre esses dois paralelos, rompendo a barreira entre os dois mundos.

Sinopses dos episódios:

Episódio 01

Episódio 07

Episódio 13

Episódio 02

Episódio 08

 

Episódio 03

Episódio 09

 

Episódio 04

Episódio 10

 

Episódio 05

Episódio 11

 

Episódio 06

Episódio 12

 

 

 

Direção:

Anderson Soares Caldas tem em sua carreira mais de 300 obras audiovisuais. É Diretor do Núcleo de desenvolvimento e Produção audiovisual Tabuleiro formado por cinco produtoras parceiras: Larty Mark, Cena Rara, Mantra Filmes, Militão Produções Artísticas e Cine Arts. É Diretor Geral do Cine Arts Projeto de Extensão para Formação em Audiovisual, pela Universidade do Estado da Bahia e pela Universidade Federal da Bahia, realizando mais de 25 produtos audiovisuais por ano desde 2007, entre ficção e documentário. Entre suas realizações mais atuais estão: Kirimurê - Uma Aventura na Baía de Todos os Santos - em pré-produção/preparação (13x26) - Função: Diretor e Roteirista. É Vencedor do Edital CPLP para desenvolvimento do Longa Coração Guiné / Co-produção Guiné-Bissáu 2016. Função: Diretor e Roteirista. Marisqueiras Guerreiras da Maré (120min.) finalizado em (2016) e ainda inédito, Função: Diretor e Roteirista. I.N.U.T.H.E.I.S. (Ficção de 13x26 para público infanto-juvenil) - Vencedor do edital PRODAV 05/2015. Função: Diretor e Script Doctor. Terreiros de Cachoeira e São Félix - telefilme de documentário (52min.) - 2016 IPHAC. Função: Diretor. Pequeno Gigante (série de ficção 13x26): Vencedor do Edital Prodav 09/2015 - TV`s Públicas do Nordeste em fase de pré-produção. Função: Diretor e Roteirista. Como Lidar? (série de ficção 10x15): Função Produtor, em produção.

Prêmios e Participações: (este espaço será atualizado durante o período de distribuição da edição)

Produção: Larty Mark

Sinopses dos episódios:

Episódio 01

Um incêndio destrói a comunidade de Davi, na Ilha de Itaparica. Adagilza, sua mãe, foge para Salvador remando um pequeno barco de pesca, levando seu filho assustado com o clarão das chamas. Anos passam. Davi, já vereador da cidade, consegue impedir a demolição da barraca de Tião, um velho conhecido da comunidade de Nova Nigéria, seu lar desde que chegou em Salvador. Na festa da construtora SDM, Davi se encontra com Ellen e flerta com ela. Milena aguarda Davi para a celebração dos cinco anos do Instituto Negro Mármore, mas ele não aparece na hora marcada, gerando uma discussão pelo telefone.

Sequilho não admite os erros de Gilmar e o mata na frente de Peixinho. Peixinho se torna o gerente da boca de Nova Nigéria. Na festa, Davi faz um discurso onde revela que Amanda Carla será candidata à prefeitura de Salvador, contrariando as expectativas de todos, inclusive de seu padrinho, o senador Saul, que aguardava a candidatura do Pequeno Gigante. Mais tarde, já de madrugada, um incêndio criminoso destrói a barraquinha de Tião e ele morre carbonizado.  Davi decide que irá concorrer à prefeitura.

 

Episódio 02

Ellen escreve no blog “Na real”, um texto sobre a desapropriação de Nova Nigéria, contra a construtora de seu pai. Saul entra no quarto. Peixinho e Davi relembram o passado que viveram juntos em Nova Nigéria. Peixinho afirma que vai apoiar Davi nas eleições para a prefeitura. Davi busca apoio na Câmara dos vereadores. Amanda Carla confronta Davi, chamando-o de traidor. Mais tarde, ela revela ao seu amante, Gabriel, que Davi só quer o seu apoio dela para barrar o PDDU. Amanda resolve buscar apoio junto ao Senador Saul e envia para ela uma mensagem que revela a matéria anônima do Blog Na Real. Em seu programa de rádio, Tony Brandão entrevista Davi sobre a denúncia veiculada no blog Na Real. Davi se reúne com Saul e discutem sobre a desapropriação. Saul tenta corromper Davi, mas este nega qualquer favorecimento e sai da casa de seu padrinho, bradando que será o prefeito de Salvador e que os prédios serão construídos em outro lugar, mas não em sua comunidade.

 

Episódio 03

No Instituto Negro Mármore, Davi recebe Josias que entrega o envelope com um abaixo assinado com assinaturas para dar entrada em um projeto contra a desapropriação. Após despedir-se de Josias, Davi encontra Lúcia e Cida e, durante uma conversa em seu carro, Davi descobre que a SDM, construtora de Saul, está comprando as escrituras das casas dos moradores da comunidade. Na rádio, Tony Brandão revela denúncias contra o senador Saul Mendonça. Sequilho descobre que a facção rival “Reis da Caverna” querem avançar em Nova Nigéria. Em seu carro, Saul intercepta Tony Brandão e o leva para dar um passeio. Durante o trajeto, Saul oferece dinheiro pelo silêncio de Tony, que não aceita e pede para sair do carro. Tony ameaça Saul, dizendo que vai denunciá-lo.  Por conta de uma investigação de Amanda Carla, Saul descobre que a rádio de Tony estava operando sem licença e consegue fechar a empresa. Na Comunidade, moradores em luto pela morte de Tião realizam uma passeata, contra a desapropriação. A polícia chega e aumenta a tensão. Muita confusão e tiros disparados por Black Bocs atingem um policial e Bruninha, uma garotinha atendida pelo Instituto Negro Mármore. Bruninha morre nas mãos de Milena.

 

Episódio 04

Davi está empolgado e confiante com o seu projeto para defender as comunidades quilombolas.  O projeto é avaliado por pareceristas que negam o avanço do mesmo. Davi pede ajuda a Ellen para descobrir os donos do trator que avançou em Nova Nigéria. No apartamento de Cida, Amanda e Cida estão juntas na cama. Lúcia faz uma visita surpresa para a filha que acaba não deixando a mãe entrar. No estúdio do programa “Cidade Verdade”, Deise Leão lança matéria que explora a morte da menina Bruninha em Nova Nigéria. Na Câmara dos Vereadores, Davi escuta o pedido do vereador Sandro Correia para ajudá-lo a votar contra a lei Seca. Em troca, o vereador Sandro irá ajudá-lo com 12 votos de sua bancada. Davi responde que vai pensar. Na comunidade, Detetive Rocha faz ameaças a Peixinho. Milena aceita o apartamento que Saul ofereceu a Davi, mas que ele havia recusado.  Júnior liga para Peixinho e faz pressão, pois quer voltar logo para o Brasil. Em sua Biblioteca, Saul recebe o vereador Caxias e oferece dinheiro para que ele barre o projeto de Davi.

 

Episódio 05

Amanda está preparando um jantar para Cida. Cida adora o jantar e o afeto de Amanda em preparar algo tão especial. Amanda, de forma discreta, sinaliza que sempre faz o melhor para Cida e que casal quando se ama fazem esforços um pelos outros. Cida agradece e diz que sempre estará ao lado de Amanda, para o que ela precisar.  Em sua casa, Davi conversa com Milena sobre a proposta dos vereadores, e o preço que vai custar pelo apoio para a sua candidatura a prefeitura. Milena apresenta a escritura do apartamento a Davi e fala o preço que uma vida decente custa. Davi fica enfurecido e sai de casa.

Davi liga para Ellen e desabafa sobre sua vida. Eles relembram quando tudo era mais fácil quando os dois eram crianças. No dia seguinte, Davi está no plenário da Câmara, em um momento em que vai ser votado seu projeto de lei para preservar comunidades remanescentes quilombolas, como Nova Nigéria. Apenas 3 vereadores aparecem e fica evidente que Davi perdeu essa luta e ele está sendo abandonado até pelos seus aliados. Davi pede que Lucia convoque o pessoal da comunidade pois ele quer para conversar sobre as desapropriações. Ellen publica imagens de arquivo sobre a construtora SDM - provando que a mesma conseguiu uma licença irregular. Davi explica para alguns moradores que a causa é perdida para um vereador, mas ele propõe a resistência e o engajamento de todos na jornada dele em busca da prefeitura, posição em que ele poderá reverter definitivamente esse quadro. Em um dos seus monitores, Sequilho vê Davi chegando ao Instituto Negro Mármore. Ele chama Peixinho e mais um gerente e dá as instruções de como irão cercar Davi. Sequilho e Peixinho sequestram Davi, mas Peixinho mata Sequilho e solta o amigo.

 

Episódio 06

Júnior volta para casa e reencontra Ellen abrindo o cofre de Saul. Em Nova Nigéria, Peixinho anda em sua moto, passando por ruas estreitas, acaba saindo na rua direta na frente do carro de Davi. Peixinho fala que a presença da imprensa e da polícia estão atrapalhando seus negócios. Davi dar uma ré e diz que ele tem que procurar outro negócio. A TV transmite ao vivo um protesto em Nova Nigéria por conta da morte de um traficante. Milena assiste a matéria e, assustada, resolve sair de vez da comunidade. Davi tenta impedi-la, mas não consegue. Amanda Carla apresenta o marketeiro Artur Viana para o senador Saul. Davi caminha em direção a entrada do restaurante de posto de gasolina, dois homens gordos, vestidos de terno, saem do restaurante antes que Davi entre. Davi hesita na porta. Davi diz que aceita o acordo de apoio aos postos de gasolina, mas em contrapartida, ele pede apoio a sua candidatura à prefeitura. A noite, em Nova Nigéria, Peixinho desce a rua, bem vestido, com roupas de noite, sorriso largo no rosto. Na boate Ligas, Peixinho começa a se entrosar com a galera de Junior. Júnior sobe ao palco e começa a fazer o show de DJ.  Davi descobre o apoio do partido do Senador Saul para com a candidatura de Amanda Carla e se irrita com isso. Em uma confusão na Boate, Peixinho é preso.

 

Episódio 07

Em seu blog, Ellen clama pela presença da população de Nova Nigéria para mostrar a força contra a desapropriação e expor sua revolta contra o Senador Saul Dias. Todos tem que estar em frente a Câmara Municipal. Em casa, Saul escolhe seu terno com a ajuda de Adagilza. Na cadeia, Peixinho assiste ao noticiário que exibe imagens de Nova Nigéria e se relaciona com os presos. Peixinho lança a ideia de criar o caos na cidade. Traficantes obrigam os manifestantes de Nova Nigéria a bloquear todas as vias. A cidade fica tomada por manifestações de várias comunidades. Após ter seu carro bloqueado por bandidos, Saul tenta se defender, mas leva um tiro no ombro.

 

Episódio 08

No hospital, Saul está deitado na cama, com o controle remoto na mão, zapeando canais, com visível irritação. Ellen tenta confortá-lo. Davi faz uma visita para o senador., mas os dois acabam discutindo sobre ideologias. No estacionamento do hospital, Davi tem uma crise nervosa e é acudido por Ellen. Peixinho toma sol na prisão. Um grandalhão discute com ele por causa de um lugar melhor e o ameaça. Só com o olhar, Peixinho consegue mobilizar um grupo de presidiários que batem no grandalhão. Os guardas prisionais entram em ação. Peixinho não se envolve no conflito e sai como se nada tivesse acontecido. No dia seguinte, em casa, Saul está tomando café quando Júnior senta à mesa. Júnior mexe no celular enquanto come, como se o pai não estivesse ali. Saul fica irritado e fala sobre a prisão de Júnior e o retorno dele para o Brasil. Em Nova Nigéria,crianças empinam pipa num local alto na comunidade. Júnior chega em sua moto potente. Ele tira o capacete. Um dos jovens sai correndo pra chamar alguém dentro de uma casa. De lá sai o gerente de Bicudo, que vem falar com Júnior e lhe entrega um embrulho. O gerente manda Júnior cair fora e. Júnior diz que ninguém fica atrás de filho de autoridade.

 

Episódio 09

A facção do traficante Bicudo, rival do bando de Peixinho, invade Nova Nigéria, pichando muros da comunidade. Os bandidos filmam a si mesmo, cantando vitória e declarando que a comunidade agora é deles. O bando segue correndo e empunhando armas. Eles ostentam as armas como troféus. Na Penitenciária, Peixinho liga para Júnior e discute sobre o que aconteceu em Nova Nigéria. Júnior liga para o delegado e afirma que foi o bando de Bicudo que tocou o terror no lugar. Ellen aguarda Davi em seu gabinete para uma entrevista sobre as eleições para a prefeitura. No meio da entrevista, Davi confessa a Ellen que está difícil ficar sozinho, e que tem pensado nela. Ele pede que ela seja sua companhia na reunião na casa do prefeito naquela noite. Ellen se irrita por Davi a considerar como uma mulher qualquer em sua vida. Ellen sai do gabinete e percebe Milena sentada à espera. As duas se encaram como rivais.

Detetive Rocha revela a Saul que a última postagem do Blog Na Real foi realizada em sua própria casa.  Saul acredita que foi Davi o autor das postagens. Pressionado por um ministro da República, Saul liga para Rocha e dá a ordem para que ele dê um fim em Davi. Adalgiza escuta tudo e conta para Ellen. Ellen corre para o pai e revela que ela é a autora do blog. Saul, desesperado, tenta abortar a missão que deu para Rocha, mas é tarde demais. Davi, dentro de um saco, é jogado em um despenhadeiro.

 

Episódio 10

Diante de um caixão, SAUL faz um discurso sobre o falecido. Outras pessoas, todas vestidas formalmente, assistem ao discurso de Saul.Ellen está triste, acompanhada por Davi, cujo rosto ainda está com escoriações evidentes. Os ferimentos ainda estão sarando. O funeral termina. As pessoas se cumprimentam. O celular de Davi vibra. Davi pega o celular e vê na tela que a ligação é de "Jônatas", com a foto de Peixinho. Davi guarda o celular no bolso, sem atender. Em casa, Saul discute com Júnior, mas acaba decidindo que irá colocá-lo como seu suplente. Na Penitenciária, Peixinho liga para Davi e faz pressão para que ele consiga logo sua soltura. Júnior visita Peixinho e faz uma proposta de parceria. Em seu comitê, Amanda confere, apreensiva, papéis com os resultados da pesquisa, juntamente com toda a sua equipe. Em um encontro na casa de Saul, Amanda consegue o apoio do senador que, por sua vez, quer acabar com a campanha de Davi. Amanda tenta convencer Cida a participar de um plano contra Davi, mas Cida se irrita e sai de casa. Peixinho sai da prisão e chega em Nova Nigéria.

 

Episódio 11

Amanda consegue convencer Cida a participar do plano contra Davi. Cida precisa seduzir Davi e tudo será gravado em um celular. No jornal, Ellen está sentada em sua área de trabalho. Ela digita em seu computador. O celular toca ao seu lado. Ela vê o nome DAVI na tela. Ela hesita em atender por alguns segundos, para em seguida atender o telefone. Em meio a conversa, flertes são lançados e Ellen se sente envolvida por Davi. Peixinho está reunido com Robson e mais dois traficantes. Peixinho abre uma caixa cheia de fuzis e metralhadoras. Os traficantes ficam entusiasmados. Peixinho explica os planos para combater o bando de Bicudo. Davi está olhando para uma série de papéis dispostos em uma lousa branca presa na parede. Os papéis contêm informações de sua agenda de campanha, além dos locais e lideranças que ele precisa visitar. Ele pede por mais ação a seus assessores, pois Amanda está no páreo para ganhar as eleições. Reunião da redação no Jornal. Alguns repórteres estão sentados em volta de uma grande mesa, outros estão em pé. Ricardo, o editor, cobra de Ellen a entrevista com Davi. Ellen diz que vai fazer e revela que ela e Davi estão namorando. Davi recebe a ligação de Paloma e ela o seduz com imagens de uma outra mulher que deseja conhecer ele. Davi vai ao encontro de Paloma. Ao se encontrarem, Paloma seduz Davi e serve vinho. Paloma se aproxima e começa a beijar Davi. Uma mão abraça a cintura de Davi. Davi se volta e vê Cida. Cida beija Davi. Depois ela olha para Paloma e a beija também. As duas se levantam e levam Davi para o quarto. Mais tarde, Davi acorda e olha para Cida dormindo. Ele pega suas roupas. Davi tira o celular do bolso e vê várias chamadas não atendidas de Ellen. Após a saída de Davi, Paloma bate em Cida. Cida começa a chorar. Paloma pega o celular sobre a mesa e tira fotos dos machucados de Cida. Davi revela a Ellen que ficou com outra mulher e Ellen briga com ele, terminando a relação.

 

Episódio 12

Amanda abre o armário, tira a mala de viagem de Cida. Amanda dá um envelope fechado a Cida. Cida abre o envelope. O conteúdo é um maço grosso de notas de cem dólares e uma passagem de avião. Cida examina a passagem. É um voo de ida para Buenos Aires. Amanda explica que Cida precisa sumir por uns tempos. Peixinho está sentado numa cadeira falando com ROBSON e quatro TRAFICANTES, confirmando que naquele dia eles irão invadir o Pico da Pedra. Davi está chegando ao comitê. Marcos e Tereza estão empolgados, trazendo papéis nas mãos. As últimas pesquisas estão com ótimos resultados para Davi.Davi sorri confiante.

No estúdio de TV acontece o debate entre Davi e Amanda. Peixinho e seu bando invade a área de Bicudo e uma guerra acontece, tudo monitorado pelos drones lançados por Peixinho. Quase ao final do debate, Amanda Carla solta uma denúncia contra Davi: ela exibe para a câmera o conteúdo de seu tablet, onde se vê a foto de Cida com o rosto coberto de hematomas. Amanda denuncia Davi por violência contra a mulher e abuso sexual

 

Episódio 13

Davi está diante de um telão que transmite os números da apuração. Aparece a informação de 90% das urnas apuradas e uma pequena frente para a candidata Amanda Carla.

Davi volta e se senta. Algumas pessoas estão em volta dos assessores Marcos e Teresa. Ao telefone, Teresa termina uma conversa com alguém que está na central de apuração. Ela se vira para Davi em voz alta. Todos escutam atentos. No comitê de Amanda, várias pessoas vibram em clima de vitória a cada mudança de número no telão. Milena está ao lado de Amanda. Jéssica e Valéria fazem cálculo com calculadora. No telão, aparece o resultado da vitória da Amanda.

Ellen revela que o senador Saul tentou matá-lo. Davi sai nervoso. Davi dirige desesperadamente pela rua. Ele está visivelmente nervoso. Sua direção é perigosa. Ellen dirige de maneira descontrolada. Ela pega o telefone e tenta novamente ligar para Davi. Ele dirige de forma desordenada. Ele buzina para outros carros que trafegam lentamente pela pista. Acelera forte e se desvencilha dos outros carros. Finalmente freia violentamente na porta do comitê de Amanda. Amanda está realizando seu discurso da vitória. Na porta do banheiro, Saul observa Amanda. Uma mão com uma luva preta de couro se aproxima de Saul com a faca na mão. O assassino finalmente esfaqueia as costas de Saul. Saul vira com os olhos arregalados. Ele fala com dificuldade e cai desmaiado. Uma confusão se forma diante do banheiro. Saul recebe os primeiros socorros. Ao seu lado, estão Júnior e Ellen. O detetive Rocha faz um esquema de investigação num quadro de camurça. Várias fotos de suspeitos circulam a foto de Saul no meio do quadro. Rocha estica um cordão preso pelo marcador, criando um paralelo entre Davi e Saul. Davi, sozinho no gabinete, recolhe seus últimos pertences - documentos, um laptop, uma valise. Ele anda até a saída e se detém por um instante, nostálgico, olhando o gabinete vazio. No hospital, Saul está deitado com o olho aberto, estatelado, sem falar. As lágrimas descem. Ele respira por aparelhos. Adalgiza está sentada ao lado do leito de Saul. Adalgiza se ergue e ajeita o lençol no corpo de Saul. Adalgiza o olha em silêncio por alguns segundos. Em seguida, ela se levanta e se aproxima do ouvido de Saul. Diz algo para ele e retira a mangueira do aparelho que o faz respirar. Saul estremece na cama e morre. Adagiza, orgulhosa, de cabeça erguida, caminha silenciosamente pelo corredor.

 

As informações da sinopse e currículo são de responsabilidade do diretor.

Tags: prodav

Compartilhar: