Sacoleiras S/A

Publicado em 12/11/2019 - 14:58 e atualizado em 11/05/2020 - 18:18

Região: Norte | Classificação Indicativa: +12 anos | Direção: Roger Elarrat

Gênero: Ficção

Quantidade de episódios: 13

Duração de cada episódio: 26 minutos

Jô é uma dentista que acumula muitas dívidas em uma época de crise econômica no país. No prédio comercial do seu consultório, a única outra sala que ainda é ocupada é a de vendedoras de cosméticos com quem ela troca poucas palavras no elevador. A crise empurra Jô às atividades clandestinas de descaminho e contrabando, unindo forças com uma das vendedoras de cosméticos. O que era para ser uma atividade temporária da dentista Jô, para pagar as parcelas atrasadas de sua cadeira odontológica, a transformou em uma nova pessoa. Seremos testemunhas da ascensão de Jô nos caminhos do contrabando, receptação de mercadorias, venda de roupas de grife, produtos falsificados. Mas se quiser continuar no negócio ela precisará despistar não só a concorrência, mas principalmente a Polícia e a Receita Federal.

Sinopses dos episódios:

Episódio 01

Episódio 07

Episódio 13

Episódio 02

Episódio 08

 

Episódio 03

Episódio 09

 

Episódio 04

Episódio 10

 

Episódio 05

Episódio 11

 

Episódio 06

Episódio 12

 

 

 

Direção:

Roger Elarrat é jornalista, diretor e roteirista de Cinema e TV. Já esteve à frente programas televisivos diversos, mas, tem trabalhado nos últimos anos com narrativas ficcionais em filmes e séries produzidos na Amazônia. Já escreveu e dirigiu três séries, como a adaptação literária “Miguel Miguel”, lançada em 2010; a série sobre ocupação artística “Squat na Amazônia” produzida em 2016, e "Sacoleiras S/A", uma comédia de 13 episódios. Em 2019, Elarrat também lança seu primeiro longa-metragem, chamado de “Eu, Nirvana”.

Prêmios e Participações: (este espaço será atualizado durante o período de distribuição da edição)

Produção: Visagem Filmes

Sinopses dos episódios:

Episódio 01

Somos apresentados ao filósofo Walther que divaga, em estilo documental, sobre a natureza humana e nossa adaptação dia a dia, o que nos leva a grandes transformações. Em paralelo ao depoimento do filósofo vamos conhecendo a jornada de transformação de Jô. Ela se revela uma mulher com visual extravagante, indo muito além do elegante, esbanjando "peruíce". Ela circula por um estacionamento de aeroporto com muitas malas de conteúdo misterioso. Esse momento é o ápice de Jô̂ na cadeia do contrabando. Mas há um ano tudo era diferente. Em meio à crise do país ela era uma dentista pacata, tímida e discreta. Mas a crise veio para ficar e atingiu inclusive a classe média alta no Brasil, começando a abalar a vida de Jô e seu pai Walther, agora já idoso e aposentado. Era preciso não apenas superar a crise, mas manter as aparências. Mas tudo começa a piorar quando Jô é difamada nas redes sociais e começa a perder pacientes. O consultório da pacata e tímida dentista Jô já não recebia tantos pacientes, mas a sala ao lado parecia prosperar, a companhia de cosméticos “Bella Shase”. Enquanto Jô luta para manter o seu consultório aberto, uma operação da Polícia Federal desmonta o esquema pirâmide da “Bella Shase”.

Enquanto isso, no desespero pela evasão das clientes, Jô resolve reagir e cria um evento via rede social, convocando pessoas que frequentaram sua vida em diversas fases, uma espécie de encontrão de mulheres. Várias convidadas colocam ‘tenho interesse”. Jô prepara quitutes, arruma a casa, mas só Dany, ex-Bella Shase, aparece. As duas unem forças para primeiro vender as antigas roupas da mãe de Jô e em seguida, começarem a falsificar duplicatas das roupas de marca. Quando Jô recebe o primeiro pagamento, ela conhece um mundo fácil e tentador, a aventura que ela nunca viveu. Será o começo de desafios maiores, e de grandes transformações.

Episódio 02

A rentabilidade dos primeiros serviços de Jô ao lado de Dany, a ex-Bella Shase fez Jô ficar sedenta por mais. Para se aproximar desse universo, aos poucos começa a se vestir de forma mais elegante e a usar mais acessórios. A dupla planeja uma venda de cópias de roupas de grife e para isso começam a contar com a ajuda de Norma, costureira e mãe de Dany. Mas enquanto isso, o comportamento estranho de Walther continua a preocupar Jô, que então marca uma consulta com o Neurologista. A secretária do médico se confunde e acaba ligando para Isa para confirmar a consulta, aumentando as suspeitas da irmã de que algo está muito errado. A venda das cópias das roupas não é tão bem-sucedida assim, porque os produtos são passados para as clientes mediante muitas parcelas. Assim, o lucro das duas é quase inexistente. Jô começa a ponderar se não deve voltar para a odontologia, mas Dany lembra que ela não tem clientes nem reputação. Jô chega com Walther do médico desanimada com a suspeita de demência precoce.

No meio da noite, Jô liga para Dany e comunica que vai vender sua cadeira de dentista que vale um bom dinheiro. Dia seguinte, Jô e Maurício estão em um café e Jô usa toda sua capacidade de manipulação para fazer Maurício comprar sua cadeira e pagar à vista. No final do episódio, Dany se despede de Jô no aeroporto, que viaja para Miami para comprar tecidos e vestidos originais. No banheiro do aeroporto, Jô encontra Rose, que vai facilitar a entrada das malas.

Episódio 03

Jô está no aeroporto, observando o movimento, as mercadorias apreendidas e a vigilância. Ela consegue sair do aeroporto com suas 5 malas sem ser incomodada graças ao esquema com Rose. Na calçada, encontra duas amigas esnobes do tempo de dentista que querem saber o que faz da vida e Jô inventa que agora ela tem uma start-up do terceiro setor que faz “happenings” onde vende peças multimarcas. As amigas dizem que quando o “happening” for com marca de luxo, para chamá-las. Em casa, Jô pede para Dany levar tecidos para Norma copiar. E impõe regras de parcelamento e desconto para o próximo evento. Quando Isa liga para Jô, Walther pega o celular e atende enrolado em um dos vestidos que vieram das malas e fala coisas sem sentido. Isa desliga desconfiada de que Jô está escondendo algo. Dany pede para Norma acelerar a produção e a mãe se nega porque tem outros pedidos na frente. Os exames confirmam a demência de Walther mas Jô esconde de Isa a real situação do pai dizendo que ele está apenas esquecido. Em Brasília, Isa pede para o porteiro do consultório de Jô entrar na sala e fica chocada quando ele informa que a cadeira de dentista de Jô não está mais lá. Após mais uma noite de vendas, Dany e Jô comemoram o lucro e já planejam o próximo: vai chamar suas amigas endinheiradas, mas para isso terá que investir em marcas de luxo. Tarde da noite, Jô instala uma câmera de vigilância na sala para vigiar Walther.

Episódio 04

Jô nem busca mais pacientes, já trabalho como dentista. Ela já tem o hábito de se vestir de forma mais elegante e usar um pouco de maquiagem, está mais vaidosa. Ela chega até Miami para comprar roupas de marca e também para pegar uma pequena caixa com centenas de etiquetas de marcas originais avulsas. Mesmo de longe, Jô monitora os passos do pai pelo celular, por conta de uma câmera que instalou na sala de casa. Já de volta ao Brasil, Jô se depara com a visita de Isa, que começa a interrogá-la sobre suas desconfianças, afinal, ela vem tentando ligar para o consultório de Jô há dias. Sem que nenhuma das irmãs perceba, Walther escapole de casa e é trazido de volta por Rubens, o vigia da rua, que, a pedido de Jô, esclarece a situação de confusão mental de Walther para Isa. As duas irmãs conversam sobre o assunto e, no meio dessa confusão, Jô consegue esconder a caixa de etiquetas num casaco em seu armário. Jô vai à casa de Dany e pede para Norma fazer 5 cópias de cada vestido para dali a um mês. Para tentar amaciar Norma, Jô lhe presenteia com uma máquina de costura novinha em folha. Norma aceita a proposta, mas pede que em troca sua comissão seja quadruplicada. De volta à casa de Jô, as duas irmãs conversam e dessa vez Jô acaba confirmando que seu consultório está fechado e que provisoriamente abriu uma startup no ramo da moda com Dany. Jô promete à Isa que um dia voltará à odontologia. Isa parece engolir a história, mas, na calada da noite, vai até a sala bisbilhotar as malas de Jô. Nisso, Isa derruba algum objeto e isso acaba acordando Jô, que estava dormindo em seu quarto. Ao acordar, Jô verifica pelo celular a imagem da câmera que colocou na sala e vê Isa em ação.

Episódio 05

Norma chega na casa de Jô com a arara cheia de roupas copiadas e encontra Isa, que não se lembra dela. A conversa entre elas não chega a evoluir muito pois Jô e Dany logo chegam. Jô fala pra Isa que as roupas copiadas são uma forma de ajudar Dany e Norma, que estão em dificuldade financeira. Nisso, Walther chega em casa acompanhado de uma vendedora de carros de luxo, pois acaba de comprar um Oldy zero quilômetro. Diante da situação constrangedora, Dany resolve levar Norma embora para casa e, no caminho, passa uma mensagem pra Jô, lembrando a ela que o bazar das duas começará em uma hora e que Isa precisa sair de casa, para evitar maiores desconfianças. Assim, Jô pede para que Isa leve Walther a uma emergência neurológica. Em casa, Norma discute com Dany pois está insatisfeita com o volume excessivo de trabalho. Exige participação nos lucros, transparência nos gastos, contratação de assistentes e, ainda, que nenhum vestido seja vendido por mais de 10 mil reais. Dany retorna à casa de Jô para a noite de vendas para as "granfinas" e ao chegar, a vê costurando uma etiqueta em um dos vestidos. Dany fala que Norma jamais vai topar continuar no negócio, pois isso configura um crime. Jô, irredutível, fala que não há o que temer e que Dany precisa resolver essa questão com a mãe dela. Depois disso, a noite de vendas transcorre com o sucesso habitual e, ao final, Jô, como quem demonstra confiança, mostra para Dany a caixa de etiquetas, bem como o lugar onde a esconde: no baú do quarto de Walther. No dia seguinte, Isa e Jô vão à loja da Oldy e conseguem assegurar o estorno do carro. Isa sugere a contratação de uma acompanhante para Walther, diz que vai arcar com essas despesas e que já tem alguém em mente. Em casa, Dany serve um chá com bolo para Norma e inicia a conversa sobre o esquema das etiquetas, mas hesita em falar a verdade.

Episódio 06

Enquanto Isa dorme no sofá da sala, Jô recebe uma cliente ansiosa pedindo urgente “um branco” para a noite. A jovem parece alterada e Jô a leva para o escritório. Isa desperta e vai ouvir a discussão através da porta. A cliente continua gritando que não quer “do preto” e sim “do branco”, aumentando a desconfiança de Isa. Enquanto isso, Norma entrevista assistentes e não gosta de nenhum. Acaba ficando com Plínio porque sua dor no punho não a deixa trabalhar. Esther chega à casa de Jô e Isa a recebe. Depois de relembrarem os velhos tempos, Isa pede que ela fique de olho em Jô. Walther fica encantado com Esther mas Jô não gosta de ser a última a saber que ela vai ser a acompanhante do pai. Na sala de espera do fisioterapeuta, Norma vê uma mulher com vestido que ela fez e elogia. A mulher diz que é um verdadeiro Chainel e mostra a etiqueta. Na despedida de Isa, Norma confronta Dany sobre o que aconteceu na sala de espera, mas Dany desconversa. Depois que todos foram embora, Esther está sozinha na sala e revira a bolsa de Jô. Ela fotografa tudo que encontra. Deitada na sua cama, Norma não consegue parar de pensar no vestido com a etiqueta Chainel.

Episódio 07

Maurício liga no meio da noite para Jô para pedir que ela a ajude com uma cliente. No consultório de Maurício, Jô salva o dente da cliente de maneira brilhante. Maurício oferece um dia da semana para Jô atender em seu consultório. Norma, com o braço imobilizado, entra na sala de Jô e começa a virar todos os vestidos do lado avesso. Todos têm etiqueta de marcas caras. Dany consegue acalmar a mãe dizendo tudo o que elas podem ter, tudo o que podem conquistar com esse negócio. Enquanto isso, em seu gabinete em Brasília, Isa imprime fotos de tudo que Esther tirou dos papéis na bolsa de Jô e coloca no seu mural. Walther pega uma encomenda que era para Jô e dá de presente para Esther. É um vestido. Ele pede que ela use no jantar que ele vai fazer. Enquanto preparar o jantar, Walther vê na TV uma reportagem sobre um furacão que se aproxima. Durante o jantar, Esther mancha o vestido de molho branco. Maurício chega na casa de Jô e mostra para Dany os elogios à Jô no Insta. Dany fica enciumada e vai embora. Mais tarde, Walther pega o baú do seu quarto e o arrasta para fora, mas é justo neste baú que está a caixa vermelha com as etiquetas.

Episódio 08

Jô está atendendo uma cliente no consultório de Maurício. Dany entra enfurecida, devido ao sumiço do baú com a caixa das etiquetas dentro, e acusa a sócia de irresponsável. Curiosa, Glenda, a cliente pergunta qual é a sociedade das duas e, ao saber do que se trata, encomenda 14 vestidos iguais para as meninas que vão dançar a valsa dos 15 anos de sua filha. Já em casa, Jô recebe uma mensagem de uma cliente cobrando a entrega de um vestido que deixou para ajuste. Jô pergunta se Esther recebeu alguma encomenda. Esther confessa que achava que era um presente de Walther e deixa Jô enfurecida. Walther entra na cozinha, abre o armário, pega 4 latas de sardinha e põe no bolso, enquanto Esther, sem saída, entrega o vestido de volta a Jô. Ela arruma as malas enquanto combina com Dany para que a amiga foque na busca pelo baú. Na volta de Miami, no aeroporto de Belém, ela tem sucesso mais uma vez com seu esquema: Jô pega uma mala na esteira e, assim que a esteira fica vazia, logo vem a Rose, do Achados & Perdidos, para pegar as outras 4 e entrar por uma porta que diz “apenas funcionários”. Mas dessa vez, um outro funcionário, Carlos, vem em direção à Rose que, para disfarçar, faz um comentário elogioso sobre seu penteado. Jô diz pra Dany tocar a produção dos 15 anos, enquanto ela vai fazer as vendas do contrabando da última viagem. Norma, com a ajuda de seus assistentes, insere detalhes inusitados aos vestidos. Norma, depois de sair da fisioterapia, vai bater perna em uma rua cheia de lojas de roupas. Ela vê um vestido que lhe chama a atenção. Curiosa, entra na loja e acaba descobrindo que se trata do vestido que ela mesma fez. Norma sai da loja indignada.

Episódio 09

Dany chega na casa de Jô com os vestidos dos 15 anos e os pendura na arara enquanto Jô atende a porta. Glenda chega com Laurinha, a filha debutante, que se choca com os detalhes inusitados dos vestidos e dá um piti. Jô chega no escritório e, vendo a confusão, tenta falar firme com Laurinha e dizer à Glenda que tudo será resolvido. Mas ela está muito bêbada e é Walther quem, surpreendentemente, toma a frente da situação e acalma Laurinha. Quando as clientes vão embora, Dany e Jô se preparam para a corrida contra o tempo para refazerem os vestidos. Enquanto isso, Walther chega ao escritório e tenta experimentar um dos vestidos. Isa liga para o celular de Jô que foi esquecido na mesa e Walther atende a chamada de facetime, mostrando a Isa os vestidos enfileirados e se lamentando por não haver modelos para homens. Isa fica desconfiada. Esther prepara um lanche para Walther quando Isa manda uma mensagem pedindo para que Esther tire fotos das etiquetas dos vestidos que estão no escritório. Isa, em seu gabinete em Brasília, recebe a foto dos vestidos, com close nas etiquetas, que Esther lhe enviou e as manda para análise do perito de imagem e pede para ele verificar se a etiqueta é verdadeira ou falsa. Norma vai tirar satisfação com Jô a respeito do que viu na vitrine da loja. Ela está possessa porque o acordo era de não vender para lojas. Jô diz que foi uma oportunidade imperdível. O investigador entra na sala da Isa e diz que as etiquetas são originais.

Episódio 10

Alessandra encontra numa festa uma mulher com o vestido idêntico ao seu. As duas ficam chocadas, pois achavam que os modelos eram exclusivos. Tiram uma selfie, que compartilham nas redes sociais, marcando Jô e Dany, denunciando a situação. Dany e Jô veem o post. Isa, com a informação de que as etiquetas são originais e sem aceitar totalmente a explicação de Jô sobre o tom de voz de Norma, começa a desconfiar de que ela talvez seja a peça-chave para fechar esse quebra-cabeça. Assim, depois de analisar seu mural, onde estão reunidas as informações sobre o caso de Jô, Isa pede para Esther se aproximar de Norma, para colher informações. Jô e Dany passam a madrugada pensando no que fazer diante das acusações de Alessandra. Enquanto isso, Walther separa lençóis, travesseiros e capinhas de chuva de plástico. Quando está amanhecendo, Jô encontra no youtube o canal de uma influencer/blogueira, Gina Grrrl, que sugere que as duas vão juntas a um evento qualquer de socialite com o mesmo vestido. No evento, Gina faz um live e nele dá a dica da mais nova tendência no mundo fashion: “O BFF Style (Best Friends Forever Style)”, ou seja, a moda de sair vestida igual a uma grande amiga. As clientes compram o discurso de Gina e os pedidos por vestidos em duplicata multiplicam. Os assistentes de Norma trabalham sem parar, mas estão exaustos e insatisfeitos com a situação, reivindicando a contratação de mais pessoal. Norma, que estava apenas coordenando os trabalhos, precisou colocar a mão na massa e voltou a sentir dor no punho.

Episódio 11

Depois de fazer os vestidos das BFF’s, Norma acorda com o punho ainda mais inchado. Dany e Norma conversam em linguagem cifrada sobre a falta de etiqueta para colocar nos vestidos, mas Plínio saca tudo e vai embora. Jô está em Miami e decide ligar para Isa, para encontrá-la na volta ao Brasil. Por ter que comprar mais vestidos e conseguir mais etiquetas, ela tem que trocar o voo e por conta disso fará escala em Brasília. Isa e Jô passam uma noite agradável no bar relembrando da falecida mãe. Jô perde o voo e o esquema com a Rose. Na manhã seguinte, Dany está impaciente esperando Jô chegar com as etiquetas, mas quem chega é a cliente Adelaide pedindo um Diori. Dany ganha tempo com a cliente quando Walther adentra a sala com a caixinha vermelha para dar de presente para Adelaide. Dany consegue detê-lo a tempo, tomar a caixinha, e costurar no vestido uma das últimas etiquetas que sobraram. Esther “esbarra” com Norma saindo do consultório do fisioterapeuta e a convida para um café. Esther tenta tirar o máximo de informação de Norma e grava toda conversa com seu telefone. Walther está assistindo a mais uma reportagem do furacão quando Esther chega. Eles passam um tempo juntos e se beijam. Quando volta para o seu quarto, Esther manda o áudio da conversa com Norma para Isa.

Episódio 12

Por conta de ter adiado sua volta ao Brasil, Jô se desencontra de Rose. Tenta passar com todas as malas e é retida na alfândega justo quando Carlos está de plantão. É ele quem examina suas malas em uma sala reservada enquanto ela precisa pensar rápido no que fazer. Rose consegue chegar, mas as duas só conseguem enrolar ele quando Jô reconhece que Carlos tem um dente cinza e faz pressão psicológica nele que está correndo risco de vida com essa infiltração. Jô lhe oferece um tratamento dental de emergência em troca dele deixar Rose cuidar das malas. Isa liga para Norma e a confronta, dizendo que vai mandar as três pra cadeia se ela não colaborar com a investigação. Com essa ameaça, Norma não aguenta a pressão e acaba confirmando as suspeitas de Isa. Jô leva Carlos ao consultório de Maurício e juntos o atendem lá. Dany chega para trabalhar na casa de Jô e encontra Esther muito aflita porque não vê Walther desde a noite anterior. Dany, após tentar ligar várias vezes para o celular de Jô, vai até o consultório de Maurício, dizendo que Walther sumiu. Elas voltam para o apartamento de Jô de carro com Maurício, levando também as malas. No caminho, Isa liga para confrontar Jô, mas ela, com voz chorosa, conta que o pai está desaparecido desde a noite anterior. Maurício deixa Dany e Jô em casa. Ele se oferece para ajudar, mas Jô diz que não precisa. Elas saem, mas ele não vai embora. Elas finalmente ao apartamento e confrontam Esther.

Episódio 13

Jô, Dany e Esther estão na casa de Jô aflitas com o sumiço de Walther. Norma chega nervosa dizendo que tem algo para contar sobre Isa, mas está também acompanhada por Maurício. Ele decidiu também vir junto porque acredita que pode ajudar. Dany corre para esconder as malas no escritório. Jô insiste que ele vá embora. Esther diz que ele pode ajudar e começa uma discussão generalizada onde todas se acusam. Maurício ouve um barulho vindo do escritório, vai até lá sem ser notado e encontra as malas e as etiquetas. De volta à sala, Maurício se diz indignado com os crimes da "quadrilha". Jô apela para o lado sentimental de Maurício, falando sobre o pai doente, que deve estar perdido em algum lugar perigoso. Maurício se rende e decide ajudar Jô a encontrar o pai. Mas Walther entra na sala de capa de chuva, vindo misteriosamente do interior do apartamento, e diz que estava se escondendo da Matilde. Maurício, enfurecido, sai do apartamento. Jô vai atrás, mas ele confunde as coisas e tenta beijá-la. Os dois brigam e tudo fica ainda pior. Nervosa, Jô liga para Isa pedindo ajuda. Enquanto Maurício retorna para seu consultório, Isa liga para ele e o ameaça. Jô liga para Isa para agradecer dizendo que tudo vai voltar ao normal, mas Isa entra na sala para surpresa de todos. Com cara de poucos amigos, coloca uma projeção na TV da sala com todo o esquema e diz que desmantelou toda teia criminosa. Plínio e Bruna entram trazendo tudo que estava na casa de Norma. Isa diz que todos os vestidos vão para o Galpão da Receita Federal para serem leiloados e o valor será revertido para o orfanato que a mãe ajudava. À noite, Dany e Jô estão em silêncio olhando um armário vazio. Chega um whats no celular de Jô, e é de uma cliente querendo um vestido. Ela nem responde e larga o celular no chão. As duas ponderam que a melhor decisão naquele momento é comer um doce. Um amontoado de entulhos no canto se move, revelando Walther dentro do baú, onde armou um “banker” ali para se esconder do Furacão Matilde. Walther pega o celular de Jô no chão e começa a responder à mensagem da cliente. Ele larga o celular e ri, cínico.

 

As informações da sinopse e currículo são de responsabilidade do diretor.

Compartilhar: