TRAVESSIA

Publicado em 18/10/2019 - 08:19 e atualizado em 18/10/2019 - 09:07


Região: Norte | Classificação Indicativa: Livre | Direção: Elen Linth e Riane Nascimento

Gênero: Documentário

Duração: 52 minutos

Gloriane e Jacquelline são imigrantes haitianas que vivem em Manaus. Enquanto Jacquelline se mantem no novo país às custas da sua pacata venda, Gloriane faz o possível para conseguir os documentos necessários para retornar ao Haiti. Sozinhas, mãe e filha percorrem um longo caminho para trazer parte de sua família para o Brasil.

Direção:

Elen Linth

Formada em Cinema e Audiovisual pela UFF, atua nas áreas desenvolvimento de projetos, direção, roteiro e fotografia. Dentre suas produções destacam-se: diretora e roteirista de Entre Passos - melhor ficção do Cine Virada Cultural 2012; Diretora Sambares - melhor ficção do Cine Virada Cultural 2013; Co-diretora de Oromimá - videoclipe com mais de 800 mil visualizações; Diretora de fotografia de Eu, travesti?; Co-diretora, roteirista, fotógrafa e montadora do documentário Pra Se Contar Uma História - melhor filme no XII Araribóia Cine; Diretora e roteirista do curta de ficção Sandrine – Melhor roteiro no Amazonas Film Festival; diretora e roteirista Muros – premiado pela Secretaria de Cultura da Bahia e selecionado pro 8º Encontro de Cinema Negro; diretora de som da animação infantil Mãe D´Água – selecionado para o FECIBA e Festival de Cinema Infantil de Florianópolis; assistente de direção nos curtas Pranto Lunar e Strip Solidão – premiado no concurso de roteiro do Amazonas. Recentemente produziu os curtas de ficção Matrioska e Parto. Finaliza seu primeiro longa documental João, premiado pela Secretaria de Cultura da Bahia, a obra seriada documental Diversidade, financiado pelo IRDEB/FSA, pelo Brasil de Todas as Telas e a obra seriada documental Territórios, financiada pelo BRDE/FSA – PRODAV/08. Dirigiu em 2017 a série de ficção transviar, 13x26’ que está em fase de distribuição. E em 2018 dirigiu o telefilme Travessia, 52’, ambos financiadas pelo BRDE/FSA – PRODAV/08, que também está em fase de distribuição. Diretora e roteirista do curta-metragem Maria, premiado nos festivais: FEMINA (2017), III Mostra Amazonense de Cinema (2017), 11ª Edição Festival Visões Periféricas (2017), V Recifest: Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (2017) , I Festival Olhar do Norte (2018), 11º Festival de Cinema de Triunfo(2018) e II Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio. Além de ter sido exibido em mais de 30 festivais e mostras.

Riane Nascimento

Diretora de som, sócia da Eparrêi Filmes. Técnica de som pelo SENAC/Rio Filmes-RJ, destacam-se as produções como diretora de som a série documental Diversidade - IRDEB/FSA e Territórios - ANCINE/FSA. Atuou como diretora de som do longa documental João - SECULT/BA (em fase de pós-produção) e dos curtas Ocupação (RJ), Matrioska (BA) e Pranto Lunar (AM) e, como assistente de som/microfonista nos curtas Sandrine (AM), Mãe D`água (BA) e Muros (BA). Como produtora atuou nos curtas Para se Contar uma História (BA), Maré (BA), Samba de Roda (BA) e no videoclipe Orominá (BA). Entre 2017 e 2019, participou como Diretora de Som e Co-diretora da série documental Territórios (AM) - ANCINE/FSA PRODAV 08, da série ficcional Transviar (AM) - ANCINE/FSA PRODAV 08, do curta metragem Maria, premiado nos festivais: FEMINA (2017), III Mostra Amazonense de Cinema (2017), 11ª Edição Festival Visões Periféricas (2017), V Recifest: Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (2017) , I Festival Olhar do Norte (2018), 11º Festival de Cinema de Triunfo(2018) e II Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio. Além de ter sido exibido em mais de 30 festivais e mostras. E do telefilme Travessia – ANCINE/FSA PRODAV 08.

As informações da sinopse e currículo são de responsabilidade dos diretores.

Compartilhar: