Quatro reportagens da EBC são finalistas do 40ª Prêmio Vladimir Herzog

Publicado em 03/10/2018 - 10:31 e atualizado em 04/10/2018 - 14:58

Quatro reportagens produzidas pela EBC são finalistas em duas categorias do 40ª Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. As séries de reportagens “Mulheres no cárcere”, de Danyele Soares, e “O povo venezuelano e a crise”, de Kariane Costa, veiculadas pela Rádio Nacional e publicadas na Radioagência Nacional, disputam o prêmio de melhor produção jornalística em áudio com quatro outros concorrentes.

As reportagens “refugiadAs”, de Bianca Vasconcellos, e “Defensores sob ameaça”, de Mariana Fabre, exibidas no programa Caminhos da Reportagem, concorrem a melhor produção jornalística em vídeo com três conteúdos transmitidos pela Record TV e um produzido pela TV Globo.

O Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos reconhece o trabalho de jornalistas que colaboram na defesa e promoção da Democracia, da Cidadania e dos Direitos Humanos e Sociais.

Os vencedores serão conhecidos na próxima quinta-feira, 11 de outubro, na Sala Tiradentes da Câmara Municipal de São Paulo. Foram avaliadas 607 produções em seis categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Produção jornalística em texto, Produção jornalística em vídeo, Produção jornalística em áudio e Produção jornalística em multimídia.

Reconhecimento
Os conteúdos produzidos pelos Veículos da EBC já foram reconhecidos cinco vezes com a primeira colocação no Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog. A primeira vez foi em 2008, com os primeiros lugares nas categorias "Internet" com o Webdocumentário Nação Palmares e com a matéria “Analfabetismo: a exclusão pelas letras”. Categoria: Analfabetismo Cultural. A última vez foi em 2016, com a primeira colocação na categoria "Documentário" com o episódio "Mulheres do Zika" do programa Caminhos da Reportagem. Os conteúdos públicos produzidos pela EBC também já receberam seis menções honrosas: em 2010, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016.

Acesse a lista de Prêmios da EBC

Finalistas

Mulheres no cárcere

“Mulheres no cárcere”, de Danyele Soares, é uma série de três reportagens, veiculadas em maio deste ano, sobre a situação de gestantes, mãe e bebês que vivem atrás das grades. A produtora Joana Darc Pereira Lima e o sonoplasta Messias Costa Melo são parte da equipe finalista.  Ouça-as abaixo:

Encarceramento de mulheres no Brasil cresceu 450% em 16 anos
Apenas 16% dos presídios têm celas para gestantes e somente 14% têm berçário
Incerteza e falta de perspectiva marcam a vida de mulheres que saem da prisão

O povo venezuelano e a crise

A série “O povo venezuelano e a crise”, aborda a violação dos direitos humanos dos manifestantes críticos ao governo e opositores políticos.Com reportagem de Kariane Costa e edição de Beatriz Arcoverde, a produção foi realizada por Marcelo Barbosa Brandão e sonoplastia de Jaime Batista O conteúdo foi veiculado em maio e está disponível na Radioagência Nacional. Ouça as matérias:

Em meio à crise política e econômica, Venezuela vai às urnas neste domingo
Venezuela: polarização entre classes mais ricas e população mais pobre divide o país
Dificuldade de manter filhos na escola, escassez de alimentos e fome fazem venezuelanos migrarem
Saudade e sofrimento marcam a vida de venezuelanos que migraram para o Brasil
Human Rights Watch diz que Venezuela viola os direitos de manifestantes; governo não comenta

refugiadAs

Exibida em março deste ano pela TV Brasil, a reportagem “ refugiadAs" revela o aumento do número  de mulheres que atravessam oceanos para pedir abrigo. A equipe do Caminhos da Reportagem mostra que nos último cinco anos  subiu de 10% para 34% o número de refugiadas que chegam sozinhas ou com crianças, sem os companheiros e sem a família.

Reportagem: Bianca Vasconcellos
Produção: Aline Beckstein, Paula Abritta, Thaís Rosa e Henrique Cruz (estagiário)
Imagens: Cadu Pinotti, Gilmar Vaz, Jefferson Pastori e João Marcos Barboza
Auxílio técnico: Caio Araújo, Daniel Teixeira, Eduardo Domingues, Ivan Meira, Leandro Oliveira e Maurício Aurélio
Videografismo: Lucas Souza Pinto
Edição de imagens: Maikon Matuyama, Rodrigo Botosso e Rodger Kenzo
Apoio – edição de imagens: Caio Cardenuto
Finalização de imagens: Maikon Matuyama
Roteiro e direção: Bianca Vasconcellos

Defensores sob ameaça

A reportagem “Defensores sob ameaça” abordou a violência contra os militantes de direitos humanos e mostrou como o Brasil é um país perigoso para os que os defendem. A morte da vereadora Marielle Franco no Rio de Janeiro, casos como o da líder sindicalista Margarida Alves e do extrativista Chico Mendes, ambos assassinados na década de 1980, ainda são uma realidade, principalmente para os que lutam pelo direito à terra.

Reportagem: Marcelo Castilho e Mariana Fabre
Produção: Mariana Fabre, Pollyane Marques, Tatiane Costa e Samantha Oliveira
Apoio à produção: Alessandra Lago e Paula Abritta
Imagens: Sigmar Gonçalves, André Rodrigo Pacheco, Geylson Paiva, Nerivan Ramos, Amâncio Ronqui, Edna Girardi, Eusébio Gomes e João Marcos Barboza