TV Brasil vence 8º Prêmio Longevidade de Jornalismo Bradesco Seguros

Publicado em 21/11/2018 - 16:16 e atualizado em 21/11/2018 - 16:23

O episódio Idosos Conect@dos produzido pelo programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, venceu o 8ª Prêmio Longevidade de Jornalismo Bradesco Seguros na categoria mídia eletrônica. Os ganhadores foram anunciados nesta quarta-feira (21) durante durante o XIII Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, no Hotel Unique, em São Paulo. A premiação foi recebida pela repórter Flávia Peixoto e pela produtora Gracielly Bittencourt, da TV Brasil.

3b5b9440-9dc5-4189-aab0-c49281cf75e2.png


Flávia Peixoto e Gracielly Bittencourt, da TV Brasil


A reportagem entrevistou idosos para mostrar como eles acompanharam ou não a transição da era analógica para a digital e para questionar o que a sociedade vem fazendo para permitir que eles e os jovens, os velhos de amanhã, sejam incluídos nesta vida cada vez mais tecnológica.

Segundo dados do IBGE e da pesquisa TIC Domicílios, dos 207 milhões de brasileiros, 29,6 milhões têm mais de 60 anos. Entre 2013 e 2016, o número de brasileiros acima de 60 anos que usou a internet no mínimo uma vez na vida passou de 3 milhões para 6 milhões. Entretanto, apenas 19% das pessoas da terceira idade no país são usuárias da internet.

A equipe do Caminhos da Reportagem conversou com especialistas e com pessoas com mais de 60 anos que aderiram à tecnologia no dia a dia.

O Prêmio, promovido desde 2011,  estimula a reflexão sobre a transformação da estrutura etária da população brasileira. Neste ano o prêmio contempla as categorias de Jornalismo, Histórias de vida e Pesquisa em Longevidade.  Em reconhecimento à importância da imprensa como formadora de opinião e difusora de conhecimento, o prêmio busca estimular a elaboração de trabalhos jornalísticos que tratem o tema da longevidade com criatividade, contemplando duas modalidades. “Mídia Impressa” (jornais e revistas) e “Mídia Digital” (TV, rádio e web) são as divisões da premiação voltada à terceira idade.. Saiba mais


Veja a reportagem
 


 

Caminhos da Reportagem

O Caminhos da Reportagem é exibido todas as quintas-feiras, às 21h45 e reprisado aos domingos, às 20h. O programa trata de assuntos atuais e polêmicos com profundidade e seriedade e leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias.


Ficha Técnica
Reportagem: Flávia Peixoto
Imagens: André Rodrigo Pacheco e Rogério Verçoza
Apoio às imagens: Sigmar Gonçalves
Auxílio técnico: Dailton Matos e Edivan Viana
Produção: Gracielly Bittencourt
Edição de texto: Flávia Lima
Edição de imagem e finalização: André Eustáquio e Henrique Correa


 

Compartilhar: