Documentário da TV Brasil é selecionado para dois festivais

Publicado em 18/06/2019 - 14:49 e atualizado em 18/06/2019 - 15:02

Produção própria da emissora participará do "First-Time Filmmaker Sessions" e do "The Lift-Off Sessions"

O documentário “Folia de Reis”, produzido pela TV Brasil, foi selecionado para dois festivais internacionais: o Festival "First-Time Filmmaker Sessions e o The Lift-Off Sessions, ambos promovidos pelo Pinewood Studios, no Reino Unido. Os festivais são online, realizados via Vimeo On-Demand.

Exibido pela primeira vez em maio de 2018 na TV Brasil, a produção própria da emissora pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), revela os bastidores da Folia de Reis, festividade cultural popular que atravessa gerações e é considerada patrimônio imaterial em várias regiões do país.

Reisado, Folia de Reis ou Festa de Santos Reis são alguns dos nomes da celebração de origem portuguesa, que se tornou tipicamente brasileira ao incorporar influências das culturas africana e indígena. Além de mostrar os personagens que fazem parte da folia, o documentário traça o caminho de histórias e emoções que mantêm viva essa tradição centenária.

O Curta-metragem de 24 minutos foi produzido em janeiro de 2018 pela equipe da Coordenação de Coprodução Núcleo I da Diretoria de Conteúdo e Programação (Dicop) da EBC.  A equipe da TV Brasil foi até o município de Duas Barras, no interior do estado do Rio de Janeiro, acompanhar o encontro que reuniu dezenas de folias.

Participam do filme os mestres José do Nascimento Gabriel e José Henrique Silva, o palhaço Ronaldo Silva, a historiadora Cascia Frade e o artista plástico Edson Felipe Machado, entre tantos outros anônimos que mantêm viva essa identidade cultural que atravessa gerações.

A obra foi idealizada e roteirizada pela colaboradora Marina Barreto e a direção ficou por conta de Carlos Colla e Henrique Lima. “Toda equipe ficou muito feliz com as seleções e pelo reconhecimento do trabalho realizado”, destacou Colla, coordenador de Coprodução da TV Brasil. Ele lembrou ainda que o documentário já está inscrito em outros festivais.

No mês passado, “Folia de Reis” participou da seleção online do 14º Festival de Taguatinga,no Distrito Federal.

A primeira etapa do festival "The Lift-Off Sessions", ocorrerá a partir do dia 14 de Julho, via Vimeo-on-demand. Já o festival "First-Time Filmmaker Sessions" terá sua primeira etapa iniciada em 22 de Julho, também via Vimeo-on-demand.

Ficha Técnica:

Direção: Carlos Colla e Henrique Lima