Série da TV Brasil é finalista do Festival Militum

Publicado em 23/09/2019 - 15:22

A série Faróis do Brasil está entre as 10 obras que concorrem à terceira edição do Festival de Cinema de História Militar - Millitum. Ao todo, 27 filmes, sendo 13 documentários, 10 ficções e quatro animações, participaram da disputa.

Os filmes, produzidos entre 2006 e 2019, têm como tema a Segunda Guerra Mundial, a Força Expedicionária Brasileira, a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o Colégio Militar do Rio de Janeiro, a história do Tucano T-27 construído pela Embraer e os faróis de navegação históricos operados pela Marinha do Brasil. A série Faróis do Brasil visita e conta as histórias dos principais faróis do país, alguns dos quais figuram como cartões postais.

​​A Comissão Organizadora do Festival Militum selecionou 10 obras para serem exibidas ao público durante os três dias do Festival, concorrendo às premiações concedidas pelo Júri Popular e pelo Júri Oficial. Os melhores filmes das diversas categorias receberão o troféu Apollo. A cerimônia de premiação ocorre nesta segunda-feira (23), às 16h, no Salão Histórico do 1º Distrito Naval, no Rio de Janeiro.

Millitum

O Festival Militum foi idealizado e é dirigido pelo cineasta Daniel Mata Roque. O evento é organizado pela Pátria Filmes, em parceria com a Academia de História Militar Terrestre do Brasil - Seção Rio de Janeiro e a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - Direção Central. O Festival conta ainda com o apoio da Sociedade Amigos da Marinha - Rio de Janeiro, do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército/Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, do Portal FEB e do CH Grupo.