EBC adota medidas preventivas contra o Coronavírus

Publicado em 19/03/2020 - 15:11 e atualizado em 08/10/2020 - 17:30
ebc_500x250.png

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) publicou nesta terça-feira (17) a Deliberação (nº13/2020) com  o objetivo de ampliar as medidas de prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus (COVID – 19), bem como garantir a saúde e bem-estar de todos aqueles que trabalham na sede e nas regionais em Brasília, no  Rio de Janeiro, em  São Paulo e em  São Luís. Os empregados foram liberados do ponto eletrônico na tarde desta quinta-feira, 19 de março.

A determinação estabelece critérios de caráter geral, incluindo o trabalho remoto de gestantes e trabalhadores (mães e pais) que necessitem cuidar dos filhos em casa em razão da suspensão das aulas e/ou férias antecipadas definidas pelos Governos Estaduais, enquanto durar o período de suspensão ou recesso. Suspende também as visitações à Empresa durante 30 dias, a capacitação presencial dos empregados na sede e nas regionais e as participações de empregados em congressos e eventos, a trabalho, fora da Empresa. A deliberação restringe reuniões presenciais, viagens internacionais e possibilita a divisão das equipes de trabalhos por turnos, a fim de evitar aglomeração nos ambientes.

A EBC estabeleceu o afastamento por 7 (sete) dias, a contar do regresso ao País, de empregados, estagiários e menores aprendizes que retornem de viagem internacional. Fixou a entrega online de atestados médicos. Liberou para realizar as atividades remotamente, enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública, empregados, estagiários e menores aprendizes que se enquadrem numa das seguintes situações:

-  com sessenta anos ou mais;

-  imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves;

-  apresentem gripe, febre e / ou sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia, prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais);

-  habitem com familiares na mesma residência com doenças crônicas ou que sejam gestantes e lactantes;

-  responsáveis pelo cuidado de uma ou mais pessoas com suspeita ou confirmação de diagnóstico de infecção por COVID-19.

Também estão contempladas medidas e procedimentos em relação aos prestadores de serviços terceirizados e a recomendação para que todos os integrantes da EBC adotem cuidados básicos de higiene.

Desde o início de fevereiro, a EBC tem informado os empregados sobre os riscos e como evitar o novo vírus, orientando-os, inclusive, a baixar o aplicativo Coronavírus-SUS. A ferramenta foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde e fornece informações, dicas, mapas de unidades de saúde, além de uma avaliação rápida sobre a relação de sintomas relatados com a definição de caso suspeito do vírus.

Os veículos da EBC - TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Rádio Nacional, Rádio MEC e Portal EBC - têm realizado ampla cobertura acerca da Covid-19, veiculando informações sobre o assunto e atualizando os cidadãos a cada momento acerca das novidades sobre o tema.