X

Digite sua busca e aperte enter

Sobre a EBC

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é uma empresa pública federal, criada pela Lei no 11.652/2008 e alterada pela Lei no 13.417/2017, que dá efetividade ao princípio constitucional de complementaridade entre o sistema público, privado e estatal de comunicação.

Quer visitar a EBC? Clique no banner abaixo e saiba como. 

A empresa cumpre sua função de prestadora de serviços e contribui para o objetivo de ampliar o debate público sobre temas nacionais e internacionais, de fomentar a construção da cidadania, com uma programação educativa, inclusiva, artística, cultural, informativa, científica e de interesse público, com foco no cidadão.

O modelo de governança da EBC segue os princípios da transparência, equidade e responsabilidade corporativa. A empresa apoia as atividades do dia a dia com base em políticas e códigos, como a Política de Divulgação de Informações e o Código de Ética, que orientam as ações dos seus gestores e empregados.

A EBC conta ainda com uma ouvidoria pública qualificada que exerce o papel de mediadora no processo de interlocução entre o cidadão e a empresa. A atuação da ouvidoria promove a participação social no trabalho de construção, controle social e aprimoramento dos veículos de comunicação da empresa.

A EBC é responsável por importantes veículos de comunicação do país. 

Veículos da EBC: 

Fazem parte da EBC: TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).

A Empresa também presta serviços de comunicação governamental por meio do canal de TV NBR e do programa de rádio “A Voz do Brasil”, retransmitido por todas as estações de rádio brasileiras; além dos serviços de Publicidade Legal e  veiculação publicitária institucional.

A EBC ainda é responsável por administrar a Rede Nacional de Comunicação Pública/RNCP, que hoje, na área de TV, já está consolidada. A Rede de TV é composta por 48 emissoras parceiras e quatro geradoras próprias. Na área de rádio, em 2016, foi iniciado o processo de criação da Rede, com previsão de integração de várias emissoras. 

A entidade tem sede em Brasília e regionais no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), São Luís (MA), Porto Alegre (RS) e Tabatinga (AM). 

Clique na imagem abaixo e conheça os veículos da EBC. 

Conheça a Missão, a Visão e os Valores da EBC

Estrutura

A EBC é vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República e administrada por um Conselho de Administração e por uma Diretoria Executiva. A empresa conta, em sua composição, com um Conselho Fiscal e um Comitê Editorial e de Programação, órgão técnico de participação institucionalizada da sociedade, de natureza consultiva e deliberativa.

Clique no organograma abaixo e conheça o Regimento Interno da empresa.