MEC FM faz homenagem póstuma ao pioneiro da divulgação do jazz no Brasil

Publicado em 17/02/2011 - 17:23

EBC / Rádios - 05/02/10

A MEC FM 98,9 MHz dedica o programa Acervo MEC do mês de fevereiro ao radialista Paulo Santos, falecido em dezembro do ano passado. Por quase 40 anos, a voz oficial da Rádio MEC, Paulo Santos marcou a história do rádio brasileiro com os programas Tempo de Jazz e Encontro com o Jazz, um dos primeiros do gênero no país. Além destes programas, apresentou também o Cine Música, especializado em músicas de filmes, e o também inovador Ópera Completa, por ser o primeiro a divulgar uma ópera inteira através da radiodifusão.

O programa Acervo MEC é transmitido aos sábados, às 22h. Nesta homenagem da MEC FM serão reapresentadas algumas edições das séries produzidas pelo locutor e produtor e ainda uma entrevista com Paulo Santos, feita pelo produtor Lauro Gomes.

No dia 06, o primeiro programa transmitirá uma gravação de 1982 de Encontro com o Jazz, em que o produtor traça um perfil de Quincy Jones. Nos dois sábados seguintes, vai ao ar, em duas partes, uma entrevista com o próprio Paulo Santos, feita em 1989 por Lauro Gomes. Em 27 de fevereiro, a série contempla o último programa Encontro com o Jazz, veiculado originalmente em 01/06/1989, portanto há mais de 20 anos. Nesta despedida, Paulo Santos fala sobre os clarinetistas Benny Goodman e Artie Shaw.

Paulo Santos também ficou conhecido pelas diversas transmissões ao vivo de concertos de música clássica que realizou. Foi vencedor do Disco de Ouro, do troféu Obelisco, do Prêmio Chagas Freitas, do Prêmio Roquette-Pinto, da medalha do cinquentenário do Theatro Municipal; e do Golden Award, da American Society of Disc-Jockey.

Compartilhar: