Projeto EBC-Unesco oferece curso de Gestão de Projetos

Publicado em 12/04/2016 - 18:07
Consultor Fábio Zimmermann e ouvidora geral da EBC, Joseti Marques.

Nos meses de março e abril, empregados da EBC e membros da Rede Nacional de Comunicação Pública participaram de quatro edições do Curso de Gestão de Projetos. O curso faz parte das atividades previstas no projeto para criação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Comunicação Pública, que é realizado pela EBC em cooperação com a Unesco. A carga horária do curso foi de 32 horas, com turmas nas regionais São Paulo, Rio de Janeiro e na sede da EBC, em Brasília, onde foram oferecidas duas turmas. 

Os alunos tiveram orientação teórica sobre elaboração, planejamento e gestão de projetos e participaram de exercícios práticos e oficinas. Vanessa Bandeira, gerente de núcleo de produção da TV UFG, da Universidade Federal de Goiânia, diz que achou o curso de “alta qualidade, tanto na parte teórica quanto na de aplicação”. Já o coordenador de administração da EBC do Maranhão, Carlos Pereira, considera importante o conhecimento que aprendeu no curso e diz que vai repassar para os colegas da unidade em que trabalha. Ele espera que os colegas “passem a encarar o gerenciamento de projeto como uma ferramenta para conquistar os objetivos desejados para a EBC do Maranhão”.

O consultor Fábio Zimmermann, contratado pela Unesco no âmbito do projeto para ministrar o curso, considera que os participantes foram capacitados para aplicar imediatamente os conhecimentos adquiridos nas aulas.  Segundo Fábio, a EBC “tem tudo para dar certo em seus projetos, a partir do momento em que consegue encarar isso de uma forma profissional”. O consultor presta assessoria a instituições públicas e privadas em gestão, planejamento, monitoramento e avaliação de projetos, desde 1997.

Os empregados da EBC que participaram do curso e estão inscritos como pesquisadores no projeto EBC-Unesco vão poder aplicar os conhecimentos nos projetos de pesquisa em que estarão envolvidos no futuro. Com cerca de 200 inscritos entre doutores, mestres, especialistas e profissionais com notório saber, o projeto deverá estar concluído até o final deste ano.  O curso de Gestão de Projetos foi realizado com a contribuição da Educação Corporativa e da Secretaria Executiva (Secex). Cleide Rodrigues, gerente executiva de Gestão Estratégica da Secex, ressalta que o que se aprendeu nos quatro dias de curso “capacita todos a terem condições de fazer uma gestão muito melhor, contribuindo para que a empresa possa entregar resultados efetivos, seja na área finalística, seja na área de operação e gestão”.

A Ouvidora da EBC, Joseti Marques, é também diretora nacional do projeto de cooperação com a Unesco. Para ela, o entusiasmo dos participantes com o curso é já uma demonstração do interesse de todos no futuro centro: “A criação do centro é um trabalho de gestão de projeto, que realizo com muito afinco. Mas o Centro de Pesquisa só existirá, na prática, se for acolhido pelos empregados da EBC e por todos aqueles que se interessam pela comunicação pública. E o entusiasmo que vimos com esse curso já é um bom termômetro”.

Os participantes que fizeram o curso sem faltarem a nenhuma das aulas receberão o certificado de Treinamento de Gestão de Projetos, emitido pela Steinbeis University Berlin, da qual Fábio Zimmermann é representante no Brasil.

Compartilhar: