Caminhos da Reportagem recebe Prêmio Petrobras de Jornalismo

Publicado em 30/05/2016 - 10:23 e atualizado em 01/06/2016 - 17:10

Nesta terça (24), o programa Caminhos da Reportagem, produzido pela TV Brasil, recebeu o Prêmio Petrobras de Jornalismo.

"As canções que você fez pra mim" foi o episódio premiado na categoria "Nacional/Cultura: Reportagem de Televisão".

A premiação foi realizada na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, e o repórter Gilberto Costa e a editora Carina Dourado representaram a equipe do programa na solenidade.

Confira abaixo matéria sobre a premiação.

"As canções que você fez pra mim"

Todo mundo parece ter uma trilha sonora que lembra algo do passado. A música consegue mexer com sentimentos de modo às vezes difícil de se explicar. Esta semana, o Caminhos da Reportagem viaja por esse universo de sensações, muitas vezes despertas por poucas notas musicais.

Grandes músicos, como Ney Matogrosso, Toquinho, Dori Caymmi e Hamilton de Holanda relatam suas memórias musicais, muitas vezes presentes em suas canções... Ou mesmo nos bastidores da criação de algumas delas. Ainda contam como é criar uma obra e depois ela se tornar a música da vida de muita gente.

A equipe do programa conversa com pessoas que têm uma trilha sonora para cada momento da vida, com músicas que parecem feitas sob medida. No caso de Gustavo e Deniza, não apenas uma, mas várias canções embalaram momentos do casal... Desde quando se conheceram até o casamento.

Em uma rádio, um locutor descreve a experiência de traduzir músicas para os ouvintes, que muitas vezes acham a melodia boa, mas se surpreendem com o significado da letra. Várias pessoas contam como a memória musical foi formada, ainda na infância, por meio da influência dos pais. E pais que refletem hoje e observam que nem sempre foram a influência musical esperada para os filhos.

Esta viagem por dentro das memórias e das músicas faz todo o sentido no cérebro humano, que associa melodias e letras a tempos que já passaram, a pessoas, a momentos que nos fazem inventar, como disse Roberto Carlos, “as canções que você fez para mim.”

Reportagem: Gilberto Costa
Produção: Gilberto Costa, Carlos Molinari
Apoio à Produção: Flávia Lima, Beatriz Abreu, Linei Lopes, Carolina Pessoa, Fernanda Balsalobre, Thaís Rosa
Edição de Texto: Carina Dourado
Apoio à Edição: Paulo Eduardo Barbosa
Edição de imagens e finalização: Fábio Lima
Imagens: André Pacheco e Sigmar Gonçalves. Manoel Lenaldo, Robson Moura, Marcelo Magalhães, Osvaldo Alves, Rafael Oliveira, Jorge Brum, João Ferreira e Silvana Neitzke, Amâncio, Eduardo Viné
Auxiliares técnicos: Alexandre Souza e Edivam Viana, Rafael Calado, Severino Alves, José Aderaldo, Mariano da Paz, Cristiano Lopes, Edgar Monteiro, Jairom Rio Branco
Arte: Rodrigo Ximenes

Assista à íntegra do episódio premiado:

Compartilhar: