Documentário "Pátria" resgata a saga das meninas do vôlei brasileiro

Publicado em 13/06/2016 - 13:52 e atualizado em 13/06/2016 - 13:53
Filme mostra os desafio das atletas do Brasil na conquista do bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996

A série Memória do Esporte Olímpico Brasileiro destaca a luta de uma geração vitoriosa que marcou o vôlei feminino do país na década de 1990 com o documentário "Pátria" que a TV Brasil exibe neste sábado (11), às 15h. A produção recorda as partidas épicas do grupo liderado por Fernanda Venturini, Ana Moser e Márcia Fu que travou duelos inesquecíveis contra a seleção cubana comandada pelo trio Mireya Luís, Regla Torres e Carvajal.

O vôlei feminino do Brasil só conquistou sua primeira medalha olímpica em 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos. Até então, a modalidade não contava com tantos investimentos. A partir do exemplo desse elenco vencedor, mudou-se a percepção, dando maior importância ao esporte.

As responsáveis por este feito foram Fernanda Venturini, Ana Moser, Márcia Fu, Hilma, Ana Flávia, Ida, Ana Paula, Virna, Leila, Fofão, Filó e Sandra. Base da equipe titular da seleção, as atletas trouxeram o bronze para o Brasil após um emocionante jogo contra a seleção russa.

Quem não se lembra da fatídica semifinal contra Cuba? Talvez seja essa a principal recordação dos brasileiros em relação a esse time: a explosiva rivalidade entre as seleções femininas de vôlei nos anos 1990, com foco na disputa olímpica de Atlanta.

Além de mostrar diversas cenas daquela histórica semifinal, o documentário “Pátria” recupera imagens de arquivo e traz entrevistas com atletas e comissão técnica, além do depoimento de jogadoras de gerações anteriores, como Jaqueline e Isabel.

O filme percorre o caminho da conquista da medalha, visitando locais emblemáticos como o Mineirinho, o Maracanazinho e o ginásio do Ibirapuera. Naquela oportunidade, as meninas do Brasil chegaram pela primeira vez a uma final de um campeonato mundial, embaladas por 25 mil torcedores.

A produção também vai em busca da tricampeã olímpica Mireya Luís, antagonista dessa saga e notória algoz da seleção nacional e do técnico da seleção cubana, Eugênio Jorge. O diretor Fábio Meira reuniu Ana Moser, Marcia Fu, Virna além das rivais Mireya Luís, Regla Torres e Carvajal para ver o jogo de novo. A reação das atletas remete às provocações da época.

O documentário “Pátria” conta a trajetória desse formidável elenco de vôlei feminino que conquistou o primeiro pódio olímpico da modalidade, com a medalha de bronze, e colocou o Brasil na elite do esporte.

Ficha Técnica
Ano: 2012. Gênero: documentário. Direção: Fábio Meira. Inédito. Duração: 26 min. Classificação indicativa: Livre

Serviço:
"Pátria" – sábado (11) à 15h, na TV Brasil.

Compartilhar: