X

Digite sua busca e aperte enter

Documentário "Pátria" resgata a saga das meninas do vôlei brasileiro

  • 13/06/2016 13h52
Filme mostra os desafio das atletas do Brasil na conquista do bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996
Filme mostra os desafio das atletas do Brasil na conquista do bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 IMAGEM: TV Brasil

A série Memória do Esporte Olímpico Brasileiro destaca a luta de uma geração vitoriosa que marcou o vôlei feminino do país na década de 1990 com o documentário "Pátria" que a TV Brasil exibe neste sábado (11), às 15h. A produção recorda as partidas épicas do grupo liderado por Fernanda Venturini, Ana Moser e Márcia Fu que travou duelos inesquecíveis contra a seleção cubana comandada pelo trio Mireya Luís, Regla Torres e Carvajal.

O vôlei feminino do Brasil só conquistou sua primeira medalha olímpica em 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos. Até então, a modalidade não contava com tantos investimentos. A partir do exemplo desse elenco vencedor, mudou-se a percepção, dando maior importância ao esporte.

As responsáveis por este feito foram Fernanda Venturini, Ana Moser, Márcia Fu, Hilma, Ana Flávia, Ida, Ana Paula, Virna, Leila, Fofão, Filó e Sandra. Base da equipe titular da seleção, as atletas trouxeram o bronze para o Brasil após um emocionante jogo contra a seleção russa.

Quem não se lembra da fatídica semifinal contra Cuba? Talvez seja essa a principal recordação dos brasileiros em relação a esse time: a explosiva rivalidade entre as seleções femininas de vôlei nos anos 1990, com foco na disputa olímpica de Atlanta.

Além de mostrar diversas cenas daquela histórica semifinal, o documentário “Pátria” recupera imagens de arquivo e traz entrevistas com atletas e comissão técnica, além do depoimento de jogadoras de gerações anteriores, como Jaqueline e Isabel.

O filme percorre o caminho da conquista da medalha, visitando locais emblemáticos como o Mineirinho, o Maracanazinho e o ginásio do Ibirapuera. Naquela oportunidade, as meninas do Brasil chegaram pela primeira vez a uma final de um campeonato mundial, embaladas por 25 mil torcedores.

A produção também vai em busca da tricampeã olímpica Mireya Luís, antagonista dessa saga e notória algoz da seleção nacional e do técnico da seleção cubana, Eugênio Jorge. O diretor Fábio Meira reuniu Ana Moser, Marcia Fu, Virna além das rivais Mireya Luís, Regla Torres e Carvajal para ver o jogo de novo. A reação das atletas remete às provocações da época.

O documentário “Pátria” conta a trajetória desse formidável elenco de vôlei feminino que conquistou o primeiro pódio olímpico da modalidade, com a medalha de bronze, e colocou o Brasil na elite do esporte.

Ficha Técnica
Ano: 2012. Gênero: documentário. Direção: Fábio Meira. Inédito. Duração: 26 min. Classificação indicativa: Livre

Serviço:
"Pátria" – sábado (11) à 15h, na TV Brasil.