Programa Especial mostra como o lazer pode ser acessível a pessoas com deficiências em Fortaleza

Publicado em 29/07/2016 - 15:09
Prática de esportes de aventura aquática e circo temático divertem público com segurança e acessibilidade

O Programa Especial deste sábado (30), às 12h30, na TV Brasil, vai até Fortaleza conhecer iniciativas que oferecem opções de lazer acessíveis para pessoas que têm deficiência. A atração acompanha as ações de um trabalho voltado para os amantes de aventuras na água e apresenta a rotina de um circo temático.

O projeto Inclusão Remar é uma iniciativa que estimula a prática de esportes de aventura aquática para pessoas com diferentes deficiências. A equipe do programa revela as atividades desenvolvidas na Lagoa do Colosso, na capital ceatense, e conversa com Vicente Cristino, responsável pelo projeto.

"Nós temos o stand up e a canoagem, além de recreação e lazer. Não é só chegar aqui e entrar na água. Toda criança, adolescente ou adulto que vêm praticar esporte aqui passa por uma avaliação profissional e médica. Assim, podemos desenvolver a habilidade da pessoa na água com segurança", esclarece.

Já o Eco Circo é o primeiro circo temático do Nordeste com espetáculos acessíveis para pessoas com deficiência. Alencar Lage, superintendente da ONG Intervalo, fala sobre o trabalho social.

"O projeto desenvolve várias áreas de cultura e artes cênicas. O Eco Circo busca envolver também a cidadania. Realizamos a Escola Circo Social Respeitável Vida e criamos o Circo Acessível, com cadeirantes e passarela com acessibilidade. Nosso espetáculo é realizado com esses benefícios além uma intérprete para pessoas surdas. O diferencial é a inclusão", destaca.

Serviço:
Programa Especial – sábado (30), às 12h30, na TV Brasil.

Compartilhar: