Ver TV debate o crescimento de canais no YouTube e o surgimento das celebridades online

Publicado em 22/07/2016 - 12:42
Especialistas analisam fenômeno no bate-papo gravado no estúdio da emissora pública

A internet vem abrindo caminhos para o surgimento de novas formas de comunicação em todo o mundo. A publicação de vídeos em canais no site YouTube está entre as mais populares. Com frequência surgem novos personagens nas telas e alguns deles alcançam grande audiência em curto espaço de tempo. O programa Ver TV analisa o fenômeno neste domingo (24), às 23h, na TV Brasil.

Para discutir o tema, o apresentador Lalo Leal entrevista especialistas na temática no estúdio da emissora. Participam do debate o youtuber PC Siqueira, do canal “Mas Poxa Vida”, a pesquisadora de comunicação Bruna Motta, e o editor de vídeos Felipe Alfieri, da rede de canais do YouTube “Snack”.

Para o youtuber PC Siqueira, que publica seus vídeos no canal "Mas Poxa Vida", o processo foi natural. “Foi um curso natural esse negócio do YouTube porque de acordo com o aumento da tecnologia, você pode fazer streaming direto de vídeo. As pessoas já tinha essa demanda, mas não sabiam. Foi por isso que quando eu comecei em 2010, explodiu aquele negócio assim. Porque era o momento certo no lugar certo”.

Já a pesquisadora de comunicação Bruna Motta faz uma analogia. “Para fazer um comparativo de TV com YouTube, para os meus pais ou meus avós, quando o William Bonner falava no Jornal Nacional, aquilo era uma verdade, era incontestável. E pra essas gerações novas, aquelas pessoas que são os ídolos de quem assiste, o que eles falam também é muito verdade”, explica.

Diretor criativo da rede de canais do YouTube “Snack”, Felipe Alfieri já trabalhou em emissoras de televisão e lançou, em 2012, o blog “Dele e Dela” para compartilhar as experiências e desafios da vida a dois. “É a questão do 'on demand', de você fazer a sua programação. Isso todo mundo que assiste ou que é consumidor do YouTube, gosta muito, porque você não precisa ter o horário pra assistir ao programa de TV, tá tudo lá, é uma biblioteca. Eu acho que assim, a TV tá começando a fazer isso, ainda tá bem rastejando aqui no Brasil com isso, e eu acho que isso é um futuro inegável”.

Para aprofundar a reflexão, o programa Ver TV também consulta outras profissionais que atuam no ramo. Os temas pautados pelos youtubers nas redes sociais são diversificados. Gabi Oliveira está à frente do canal “Depretas”, sobre cultura negra. Ela conta como tem sido a repercussão de seu trabalho.

A aproximação entre culturas é pauta de vários canais do YouTube. O canal “Amigo Gringo” é dirigido e apresentado pelo jornalista americano Seth Kugel, colunista do jornal New York Times. Dos EUA, Kugel dá detalhes sobre o conteúdo de seu canal e conta suas motivações.

Serviço:
Ver TV – domingo (24), às 23h, na TV Brasil.

Compartilhar: