Game show "O Desafio do Elmo" marca a estreia da Sésamo na área de animação

Publicado em 26/08/2016 - 13:33 e atualizado em 26/08/2016 - 14:13
TV Brasil estreia "O Desafio do Elmo"

O conteúdo marca nova fase do projeto de educação financeira Sonhar, Planejar, Alcançar, em parceria com a Metlife Foundation, e traz os personagens animados em um divertido jogo de perguntas e respostas com exibições na TV Cultura e TV Brasil.

Sésamo é o guarda chuva que agora engloba uma série de conteúdos produzidos pela Sesame Workshop, em diferentes formatos e para diferentes plataformas, refletindo o momento de globalização e atualização da marca que há 46 anos atua no setor de entretenimento e educação infantis.

Composta por 26 episódios inéditos de animação, a série O Desafio do Elmo traz os queridos personagens do Sésamo aprendendo com situações cotidianas. Quando precisam resolver questões como “quais alimentos saudáveis precisam para um piquenique”, “quais coisas podem doar para a biblioteca”, “o que podem fazer para economizar eletricidade” ou “como podem se planejar para se tornarem jogadores de futebol”, Elmo e seus amigos se veem em um divertido game show.

Apresentado pelo fofo e querido monstrinho azul-escuro Grover, e estrelado por Elmo e seus amigos, o jogo de perguntas envolve os pequenos telespectadores e sugere sempre três opções viáveis para cada situação apresentada, ao mesmo tempo em que explica porque uma das alternativas não é apropriada para aquele momento.

Desta maneira, conceitos de educação financeira como doar, economizar, planejar, reutilizar e compartilhar são transmitidos às crianças de maneira leve e próxima do seu dia a dia. Os vídeos também mostram a diferença entre necessidades e desejos, diferenças de preços e cuidados que todos precisam ter, não só com suas finanças, mas também com o planeta e com sua própria saúde.

A atração passa a ir ao ar a partir de 26 de setembro, de segunda a sexta-feira, durante os intervalos das programações infantis na TV Cultura e na TV Brasil.

A série em animação, produzida no Brasil, está alinhada com o novo momento da marca, que agora passa a se chamar Sésamo, uma maneira simples de comunicar ao mundo que a Vila Sésamo do passado se atualizou, assim como as crianças e a forma como eles aprendem. Os amados personagens também se adaptaram a este novo mundo, em que as pessoas consomem conteúdos em diferentes meios e em telas pessoais (smartphones e tablet).
Reafirmando sua relevância na indústria de entretenimento infantil, assim como seu compromisso com a educação e o crescimento saudável das crianças, Sésamo é uma marca com uma estratégia 360º, adaptada ao novo cenário dos meios de comunicação.

SOBRE O PROJETO SONHAR, PLANEJAR, ALCANÇAR
Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento financeiro para famílias é um programa voltado para as crianças e suas famílias, e se destina a ajudar aqueles que se preocupam em adquirir competências e comportamentos financeiros e saudáveis. O programa é produzido pela Sesame Workshop, organização sem fins lucrativos por trás de Sésamo, cuja missão é ajudar as crianças a crescer de forma mais inteligente, mais forte e mais amável, e é financiado pela MetLife Foundation.
Transmídia, o projeto é composto por videoclipes, uma série animada, jogos digitais, tirinhas e atividades para imprimir, além de guias para educadores e cuidadores. Usando linguagens lúdicas e a simpatia dos personagens do Sésamo, tópicos como consumo consciente, economia, reutilização de objetos e partilha são abordados de forma apropriada à faixa etária. Os temas, no entanto, não se resumem ao planejamento de finanças, alcançando, por exemplo, a economia de recursos naturais e o empoderamento feminino.
No que diz respeito ao engajamento comunitário, Sonhar, Planejar, Alcançar envolve diversos países, incluindo México, Estados Unidos, Índia e China. No Brasil, as ações estão sendo implementadas em parceria com a pela DSOP – Educação Financeira em nove capitais brasileiras serão envolvidas. São elas: Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Belém, Campo Grande, Curitiba, Manaus, Rio de Janeiro e Maceió. Em cada município, 20 escolas públicas de educação infantil farão parte da ação, alcançando diretamente cerca de 20.000 famílias brasileira.
Ao longo dos três anos de duração do projeto, nove capitais brasileiras serão envolvidas. São elas: Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Belém, Campo Grande, Curitiba, Manaus, Rio de Janeiro e Maceió. Em cada município, 20 escolas públicas de educação infantil farão parte da ação.
Com exceção do conteúdo exclusivo para escolas, todo o material do projeto está reunido no site http://fortalecimentofinanceiro.vilasesamo.org/.

SOBRE A SESAME WORKSHOP
A SESAME WORKSHOP (Sésamo) é a organização sem fins lucrativos vinculada à Sesame Street, o programa de televisão pioneiro que vem atingindo e ensinando as crianças desde 1969. Hoje, a Sesame Workshop é uma força inovadora para a mudança, com a missão de ajudar as crianças em todos os lugares a crescerem de forma mais inteligente, forte e amável. A organização atua em mais de 150 países, atendendo às crianças por meio de uma ampla gama de meios de comunicação e programas de impacto social,filantropia-financiados, tudo fundamentado em pesquisa rigorosa e contextualizado às demandas e culturas das comunidades em que atuamos. Para mais informações, visite www.sesameworkshop.org.

SOBRE A TV CULTURA
TV CULTURA é o principal veículo de comunicação da Fundação Padre Anchieta. Modelo de emissora pública, comprometida em oferecer programação qualificada, atrativa, crítica, democrática e inovadora para os mais diversos públicos e faixas etárias. Ganhou mais de 400 prêmios nacionais e internacionais. www.tvcultura.com.br. 

SOBRE A TV BRASIL
A TV Brasil é a emissora pública nacional. Sua programação espelha a diversidade cultural, étnica e social do povo brasileiro. Em parceria com outras emissoras educativas, essa programação chega a 24 estados e ao Distrito Federal. A TV Brasil também está entre os canais por assinatura e chega a mais de 60 milhões de brasileiros que usam antena parabólica.

SOBRE A METLIFE FOUNDATION
METLIFE FOUNDATION foi criada para dar continuidade à antiga tradição da MetLife de prestar contribuições como empresa parceira da comunidade. Atualmente a Fundação se dedica a promover a inclusão financeira com a finalidade de ajudar a criar um futuro seguro para indivíduos e comunidades em todo o mundo. www.metlife.org.

Compartilhar: