Centro de Pesquisa da EBC é apresentado em congresso de comunicação

Publicado em 08/09/2016 - 12:30 e atualizado em 08/09/2016 - 12:41
Mesa Especial da Intercom 2016

O Centro de Pesquisa em Comunicação Pública da EBC foi recepcionado no 39º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, sediado este ano na Universidade de São Paulo (USP). Para a comunidade científica, o congresso da Intercom é o evento de maior prestígio na área de pesquisa em Comunicação no Brasil. A apresentação foi feita em uma Mesa Especial promovida pelo Grupo de Pesquisa (GP) em Políticas e Estratégias de Comunicação, coordenado pelos professores Juliano Domingues da Silva, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Ellen Cristina Geraldes, Universidade de Brasília (UnB).

A apresentação foi conduzida pela Ouvidora da EBC e responsável pelo projeto de criação do Centro de Pesquisa, Joseti Marques, que falou da relevância do projeto para o desenvolvimento e fortalecimento a comunicação pública no Brasil, informando sobre os grupos de pesquisa já constituídos na EBC e aprovados pelo CNPq.  Joseti ressaltou a importância do trabalho conjunto entre os profissionais da EBC que se dedicam à pesquisa no Centro e aqueles que desenvolvem importantes estudos acadêmicos nas universidades.

O GP Memória, Informação e Comunicação, o primeiro a se formar no novo Centro, foi apresentado por Aline Brettas (EBC/RJ) que é líder do GP. Aline falou sobre a preciosidade do acervo como lugar de memória, da necessidade de modernização dos meios de preservação e apresentou a proposta geral e as primeiras Linhas de Pesquisa do GP que coordena: “Gestão, tratamento e disseminação da Informação” e “História, Memória e Comunicação Pública”.  Maria Carnevale (EBC/RJ) falou sobre a gestão dos acervos da EBC, enfatizando a importância da documentação herdada e produzida pela empresa como fonte de pesquisas sobre comunicação pública; Bruna Bueno (EBC/SP) apresentou o trabalho desenvolvido pela Revista Brasileira de Cinema, produção da TV Brasil, apontando as possibilidades de utilização e difusão do acervo da emissora sobre o cinema brasileiro.

Na mesma sessão, os organizadores do GP homenagearam o professor Othon Jambeiro, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pela contribuição que seus trabalhos têm representado para os estudos da comunicação. Em seu discurso, o professor homenageado também parabenizou a EBC pela criação do Centro de Pesquisa, afirmando a importância da iniciativa para o desenvolvimento de uma cultura de comunicação pública.

Ao final da sessão, a coordenadora do GP, professora Ellen Geraldes, formalizou um convite para que o Centro de Pesquisa Aplicada da EBC se associe ao LapCom – Laboratório de Políticas da Comunicação da Universidade de Brasília.  O LapCom, criado em 1991,  tem  como eixo central de pesquisa o tema “Bases Normativas de um Novo Modelo Institucional  para a Comunicação Brasileira".

Compartilhar: