Abrangência e interatividade marcam cobertura dos Veículos EBC nas Eleições 2016

Publicado em 04/10/2016 - 16:06 e atualizado em 04/10/2016 - 16:35

Por Gecom

Cobertura dos Veículos EBC continua no 2º turno

A cobertura do primeiro turno das Eleições Municipais 2016, realizada no domingo (2/10) pelos Veículos EBC, foi marcada pela abrangência e pela interatividade. A atuação dos profissionais de jornalismo e de comunicação da Empresa garantiram a divulgação de informações que fizeram diferença na vida dos brasileiros e brasileiras que foram às urnas.

Na TV Brasil, foram quase 13 horas de programação. Das 8h às 21h, mais de 200 profissionais do canal público e da Rede Pública de TV levararm ao ar informações sobre a votação e seus resultados em diferentes partes do país, e também na Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Argentina, onde estão os correspondentes da EBC.

Flashs de hora em hora mantiveramos telespectadores  informados até as 17h30, quando entrou no ar o Programa Especial Eleições 2016. Os apresentadores em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo ,com especialistas convidados, mostraram os resultados de todas as regiões do país, inclusive de municípios com menos de 200 mil habitantes. Pelas redes sociais,  o público solicitava os dados das eleições de seus municípios e os resultados eram mostrados no ar em tempo real. 

#Votoavoto

Os resultados divulgados em tempo real


A Agência Brasil publicou 180 matérias e 112 fotos sobre a cobertura das eleições com repórteres e fotógrafos em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre. Foram 118 mil visualizações de página - número 131% superior à média registrada em um domingo.

A cobertura sobre a votação nas diferentes regiões do país, com destaque para os votos dos principais atores da política nacional e a divulgação de informações a partir dos boletins publicados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teve início às 8h. Das 17h do domingo a 1h de segunda-feira (3), os resultados para a escolha de prefeito nas capitais e em outras cidades de interesse foram destaque na Agência Brasil.

O Portal EBC alcançou a segunda maior audiência do ano neste domingo ao ser acessado por 1.401.775 usuários. O alcance só não foi maior que a cobertura da votação do impeachment de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. A equipe produziu conteúdos a partir de mineração de dados e estatísticas, que foram utilizados por veículos de alcance nacional, como Correio Braziliense.

A hashtag #votoavoto, compartilhada pelos Veículos EBC, foi usada em 661 publicações do Twitter, alcançando mais de 776 mil pessoas. A transmissão do Programa Especial da TV Brasil “Eleições 2016”, via Facebook Live durante quatro horas, alcançou mais de 130 mil pessoas. Apenas no domingo das eleições, mais de 254 mil pessoas foram impactadas, representando o aumento de 31 mil a mais que a média para o mês.

 

Foram divulgadas notícias relevantes para os brasileiros que foram às urnas e que acompanharam a votação dentro e fora do país

 

A equipe da Rádioagência Nacional publicou na web conteúdos das Rádios EBC e rádios parceiras ao longo do dia, disponíveis para cerca de 3000 rádios de várias regiões do país.

As Rádios EBC transmitiram 16 horas ininterruptas ao vivo de conteúdo informativo e noticioso no domingo das eleições municipais, das 5h às 21h, em Ondas Médias (AM), Ondas Curtas (OC) e Frequência Modulada (FM). A equipe do radiojornalismo levou aos brasileiros os principais acontecimento do dia, por meio de flashes de vários lugares do país, nas sete emissoras das Rádios EBC: Nacional de Brasília AM, Nacional FM, Nacional do Rio de Janeiro, Nacional da Amazônia, ondas curtas, Nacional do Alto Solimões AM e EM, Mec AM RJ. 

A interatividade também marcou a cobertura das Rádios EBC. Entre o início da apuração, às 17 horas, e o encerramento, às 21h, foram mais de 200 participações por meio das redes sociais e telefone.

EBC Serviços: colaboração e cobertura da TV NBR

O sinal das Rádios EBC foi transmitido pelo Radiosat da EBC Serviços, permitindo a sintonização também pelas parabólicas espalhadas por todo todo o país, principalmente nas localidades mais distantes. A transmissão também foi feita por streaming, via web, para o Brasil e o mundo.

Durante o último domingo (2), a TV NBR apresentou diversos programas sobre eleições e sobre como votar. Foram cinco horas de programas didáticos e 40 minutos de flashes de apuração a partir das 17h de diferentes regiões do país, além da transmissão da coletiva do Ministro da Defesa, Raul Jungmann, que apresentou um balanço do dia.

A cobertura dos Veículos EBC continuará no segundo turno, marcado para 30 de outubro.

Compartilhar: