Caminhos da Reportagem é finalista no 9º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo

Publicado em 07/11/2016 - 17:27 e atualizado em 07/11/2016 - 17:32

Por Gecom

TV Brasil concorre com duas matérias na mesma categoria

O programa Caminhos da Reportagem, exibido pela TV Brasil, é duplamente finalista do 9º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo com as matérias “O ouro branco de Araripina”, de Ana Graziela Aguiar, com coautores, e “Desta água não beberei”, de Patrícia Araújo, com reportagem de Flávia Peixoto, e coautores.

Os conteúdos concorrem na categoria Sustentabilidade – Mudanças Ambientais – Linguagem Audiovisual – Telejornalismo com matérias exibidas no Jornal da Globo, no Fantástico, da TV Globo e no programa Good News, da Rede TV. Ao todo, 1.367 reportagens se inscreveram nesse grupo.

Os 40 finalistas foram anunciados nesta segunda-feira (7). Os trabalhos que chegaram à final foram escolhidos por um júri formado por jornalistas e especialistas com vasta experiência na temática da premiação. Na fase final, serão eleitos oito vencedores cujos nomes serão conhecidos durante a cerimônia de premiação, que será realizada no dia 16 de novembro, em São Paulo.

A EBC venceu a premiação em 2009 e 2014, com a matéria "Todos pelo cerrado: pesquisa, tecnologia e prevenção" e com a "Série Reciclagem: do combate ao desperdício à oportunidade de negócio", veiculadas pela Rádio Nacional.

O Ouro branco de Araripina
Exibida em 30 de abril de 2015, a reportagem “O Ouro branco de Araripina” revela os segredos escondidos na Chapada do Araripe, que abriga uma das maiores reservas de gipsita do planeta. A gipsita é a base do gesso, material muito usado na construção civil e na área da saúde. O polo gesseiro da região está entre as mais importantes fontes de riqueza natural do Brasil e, apesar de movimentar a economia brasileira, o polo enfrenta sérios problemas ambientais, fiscais e trabalhistas. O pó de gesso em suspensão e os gases tóxicos lançados no ar põem em risco a saúde dos funcionários e dos moradores das cinco cidades.

A matéria também venceu o Prêmio MPT de Jornalismo na categoria reportagem cinematográfica.

Desta água não beberei
Como anda a qualidade dos rios e córregos que cortam o Brasil? Que tipos de contaminação ocorrem nas cidades? E no campo? O poder público está cumprindo seu papel de proteção dos nossos recursos hídricos? Quem são as pessoas que se dedicam à causa da preservação das águas no nosso país? Para exibir a matéria finalista “Desta água não beberei”, o Caminhos da Reportagem percorreu quatro estados brasileiros – Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo – e mostrou pequenas ações que podem trazer grandes resultados na luta pelo reequilíbrio do ecossistema.

Programa semanal com 52 minutos de duração, Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos. Temas atuais e polêmicos são tratados com profundidade e seriedade.

Sobre a premiação
O Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo foi criado para incentivar e reconhecer o trabalho da imprensa nacional na cobertura do setor de Seguros. Em 2008, a companhia inseriu na premiação o tema Sustentabilidade – Mudanças Ambientais para estimular os jornalistas a disseminar conceitos e informações sobre as alterações que estão acontecendo no meio ambiente tanto em âmbito nacional como mundial.
Nesta nona edição, o Prêmio, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, incluiu o tema Especial Educação Allianz Auto Instituto Ayrton Senna, que abrange matérias que abordam os benefícios sociais da educação e contribuem para a melhoria de sua qualidade, promovem sua priorização e estimulam o debate nacional.

Conheça todos os finalistas de Sustentabilidade – Mudanças Ambientais – Linguagem Audiovisual – Telejornalismo:

Matéria

Autor

Coautores

Veículos

Estados

 

O ouro branco de Araripina

 

 

Ana Graziela Aguiar

 

 

André Eustáquio, André Maciel, Dinho Rodrigues, Daílton Matos,

Fábio Lima, Patrícia Araújo e Rogério Verçosa

 

 

 

Caminhos da Reportagem –

TV Brasil

 

 

DF

 

Série - Água - planeta em crise

 

 

Clarissa Cavalcanti, com reportagem de Tonico Ferreira

 

 

Anderson da Silva, Fabricio Cataldo, Rodrigo Cunha, Rogério Rocha,

Silvana Requena e Tonico Ferreira

 

 

Jornal da Globo - TV Globo

 

 

SP

 

Desta água não beberei

 

 

Patrícia Araújo, com reportagem de Flávia Peixoto

 

 

André Eustáquio, André Pacheco, Carlos Almeida, Débora Teles, Dinho Rodrigues, Edivan Viana, Fábio Almeida, Flávia Lima, Flávia Peixoto e Henrique Côrrea

 

 

Caminhos da Reportagem –

TV Brasil

 

 

DF

 

Duas barragens da mineradora Samarco se romperam

 

 

Silvia Regina Martinez, com reportagem de Rodrigo Cabral

 

Rodrigo Cabral e Rogério Ba-Senga

 

 

Good News - Rede TV!

 

 

SP

 

 

'Jornada da Vida' visita 'Arca de Noé' das plantas com sementes do mundo

 

 

Renata Chiara, com reportagem de Sônia Bridi

 

 

Cláudio Gutierres, João Vito Cinquepalmi, Marcos Luiz da Silva, Paulo Zero, Rafael Benaque, Rafael Martinez e Sônia Bridi

 

 

Fantástico –

TV Globo

 

 

RJ

 

Compartilhar: