EBC faz mudanças para aprimorar gestão

Publicado em 08/11/2016 - 18:13

Por Gecom

 A Diretoria Executiva da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) implementou um novo modelo de estrutura organizacional para adequá-la à Medida Provisória 744, que alterou a lei de criação da EBC, reduzindo o número de diretorias da empresa. Mais enxuta, a nova estrutura visa a fortalecer e modernizar a gestão, ao mesmo tempo em que garante a manutenção de 70% dos cargos de livre provimento para os empregados do quadro permanente, atendendo a uma antiga demanda dos trabalhadores.
 
O preenchimento dos cargos de comando, de diretorias até o nível de coordenações, foi formalmente autorizado pelo novo Conselho de Administração (Consad) da EBC. Presidido pelo Secretário Especial de Comunicação Social da Presidência da República, Márcio Freitas, o novo Consad foi ampliado e agora é composto por representantes dos ministérios da Educação, da Cultura, do Planejamento e da Ciência, Tecnologia e Comunicações, pelo presidente da EBC e pelo representante dos empregados.
 
As medidas são importantes na busca do equilíbrio da folha de salários, imprescindível à futura criação de um plano de cargos e remuneração. Atualmente, 62% do quadro permanente da empresa são de jovens com menos de três anos de casa. A EBC possui pouco mais de 2.500 empregados, dos quais cerca de 2.150 são do quadro permanente. As medidas, portanto, têm o objetivo estratégico de valorizar esses profissionais, abrindo maiores oportunidades para progressão na carreira.
 
De imediato, a Diretoria Executiva decidiu limitar o valor unitário das gratificações (GDACs) a R$ 1.000,00 de forma a, mantido o valor global, prestigiar e valorizar um maior número de empregados do quadro funcional, com uma distribuição mais justa e equânime.
 
No esforço da empresa para ajustar gastos e racionalizar os processos de gestão, está em estudo, ainda em fase inicial, a adoção de um Plano de Demissão Voluntária (PDV). O plano será orientado pela Secretaria de Empresas Estatais do Ministério do Planejamento, levando em conta experiências bem sucedidas já adotadas no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.
 
A economia gerada com as mudanças será revertida para o caixa da empresa. A EBC busca adequar seu orçamento para melhor atender às necessidades de investimento em infraestrutura e em recursos humanos, dentro dos objetivos da comunicação pública de qualidade.
 
O ajuste na estrutura da empresa preserva e fortalece a área finalística de produção de conteúdos jornalísticos, culturais, educativos e esportivos.
Servidores públicos que estavam cedidos com ônus à empresa retornaram ao órgão de origem, o que representa uma economia anual de mais de R$ 2 milhões.
 
A partir dessas mudanças, a EBC priorizará a construção de um plano de trabalho que fortaleça os sistemas públicos de rádio, TV, agências de notícias e novas mídias. Tudo com foco no cidadão.
 

Compartilhar: