Sem Censura celebra a memória de Tom Jobim nesta quarta (25)

Publicado em 24/01/2017 - 14:35 e atualizado em 24/01/2017 - 14:44

Por Gecom

Vera Barroso entrevista músicos como João Donato e Roberto Menescal

Em reverência ao maestro Tom Jobim, que completaria 90 anos nesta quarta-feira, o programa Sem Censura da TV Brasil recorda histórias e composições que marcaram a vida e a obra do artista.

Para falar sobre o ilustre homenageado, a apresentadora Vera Barroso recebe um time de primeira formado por personalidades como os músicos João Donato e Roberto Menescal, o crítico Paulo da Costa e Silva, além das cantoras Cris Delanno, Fernanda Cunha e Amanda Bravo. O radialista Oscar Santiago, da Rádio MEC, é o debatedor convidado. O bate-papo vai ao ar, ao vivo, às 16h desta quarta (25) na TV Brasil.

Autor de clássicos do repertório nacional, Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim compôs, sozinho ou com o eterno parceiro Vinicius de Moraes, canções que se tornaram hinos como "Garota de Ipanema", "Eu sei que vou te amar", "Águas de Março", "Chega de Saudade" e "Samba do Avião".

Pianista, cantor, compositor e arranjador, Tom foi um dos maiores expoentes da música nacional, recorte da arte em que fez história. Ele também internacionalizou, através de seus versos, o cancioneiro do país que foi cantado no exterior por ícones como Frank Sinatra. Além do legado na música popular brasileira, Jobim foi uma das principais expressões do movimento da Bossa Nova.

No Sem Censura, Roberto Menescal e João Donato conversam com Vera Barroso sobre o convívio e as parcerias com Tom Jobim nessa fértil época da cena musical brasileira em que se desenvolveu a Bossa Nova. Gigantes da MPB, Menescal e Donato dão uma canja de canções de Tom nessa edição especial comemorativa do programa da TV Brasil.

Com quase 20 anos de carreira, a cantora Fernanda Cunha lançando seu sétimo disco "Jobim 90" para homenagear as nove décadas de Tom Jobim. No trabalho, a artista escolheu interpretar o compositor e letrista ao trazer classicos como "Triste", "Vivo sonhando", "Águas de março", "Chovendo na roseira" e tambem algumas músicas menos gravadas como "Angela", "Ana Luiza", "Two kites" e "Passarim".

Já Cris Delanno cantou o mestre Tom Jobim em seu álbum "Cris em Tom Maior" (2000), produzido por Roberto Menescal e gravado cinco anos antes no Japão. O disco é composto exclusivamente por músicas de Jobim.

A cantora e produtora Amanda Bravo coordena "O Tom do Beco", ocupação musical do Beco das Garrafas, com diversos músicos e artistas em homenagem ao artista. A breve temporada de shows acontece entre os dias 27 e 30 de janeiro no Teatro Glaucio Gill.

O crítico Paulo Costa e Silva ajuda a construir um perfil de Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim ao lado do debatedor convidado, Oscar Santiago, radialista da Rádio MEC. A bancada do Sem Censura conta ainda com a participação da produtora web Kamyla Abreu.

Serviço:
Sem Censura – quarta-feira (25), às 16h, na TV Brasil.

Compartilhar: