TV Brasil exibe série sobre mercados tradicionais de comida de 13 capitais

Publicado em 06/01/2017 - 14:19 e atualizado em 06/01/2017 - 12:23

Por Gecom

Programa ‘Mercados’ é apresentado por Geovanna Tominaga

Você sabe o que é a saia do azeite de dendê? Já comprou farinha de uarini? Aprendeu a abrir um cupuaçu? Comeu um x-caboquinho? Você vai ver tudo isso na série ‘Mercados’, que estreia amanhã,  dia 7, às 15h30, na TV Brasil. A série é apresentada por Geovanna Tominaga. 

Com 13 episódios, o programa visita tradicionais empórios de alimentos, alguns deles com mais de um século de existência.  Cada programa traz a história do entreposto, desde sua criação até a  oferta de alimentos regionais. Há também a participação de chefs locais.

O primeiro episódio é em Belém, no Pará, no famoso mercado ‘Ver o Peso”, onde Geovanna Tominaga recebe o chef local Thiago Castanho e entrevista a atriz paraense Luciana Malcher, que fala das saudades da gastronomia paraense. 

“Fazer a série foi uma experiência maravilhosa. Rodamos o país e ouvimos histórias incríveis, conhecemos figuras interessantíssimas e eu ainda pude experimentar a culinária local de cada região do Brasil. Descobri produtos que nunca tinha ouvido falar”, diz Geovanna.  Produtos típicos como o tucupi, o açaí e o cupuaçu são assuntos desse primeiro programa que vai ao ar amanhã. “O público pode esperar uma verdadeira viagem pela história, cultura e pelos sabores do nosso Brasil.”

A série Mercados é uma produção independente da Sete Personagens. Os programas, com 26 minutos cada, traçam um roteiro da produção gastronômica brasileira de 13 mercados regionais: Belém, Porto Alegre, Manaus, Florianópolis, Fortaleza, Curitiba, Recife , Campo Grande, Salvador, Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo.

“Essa série não só nos ensina sobre identidade gastronômica brasileira, mas também sobre a formação de alguns ‘mercados’,  que são prédios históricos no Brasil. Há um viés da história humana nos produtos que encontramos expostos a cada estrutura arquitetônica de mercado nesse país”, afirma Mariana Alvim, diretora e roteirista do programa.

Serviço:

Mercados, dia 7, 15h30, TV Brasil 

Episódio - Belém 

Gravado em Belém, no Pará, o primeiro episódio de ‘Mercados’ conta a história de um dos mais antigos empórios de alimentos do país: o ‘Ver o Peso’. Produtos típicos são assunto no programa: o tucupi, o açaí, o cupuaçu, as farinhas, o bacuri e a maniva. Geovanna Tominaga recebe o chef Thiago Castanho no mercado para uma aula in loco. O programa também entrevista a  atriz paraense Luciana Malcher, que fala das saudades da gastronomia local.  O maître Alcides prepara um Pato no tucupi. 

Compartilhar: