Visceral Brasil celebra a artista Zabé da Loca

Publicado em 23/01/2017 - 14:45 e atualizado em 23/01/2017 - 14:51

Por Gecom

Programa mostra o trabalho da tocadora de pífano que é referência para gerações

O programa Visceral Brasil destaca a trajetória da pernambucana Zabé da Loca, tocadora de pífano que influencia gerações de músicos. O episódio vai ao ar às 22h na TV Brasil. Descoberta pela mídia em 1995, a artista produz um tipo de música que faz sentido tanto para os tradicionalistas quanto para os jovens.

Apontada como a "rainha do pife", Zabé da Loca serve de inspiração em discos de nomes como o percussionista argentino Ramiro Mussoto e o grupo paraibano Cabruêra. Acompanhada de seu pífano, ela atrai o público pela propriedade com que executa o instrumento.

Natural de Buíque, no agreste de Pernambuco, Zabé se radicou no interior da Paraíba onde viveu em uma “loca”. Desde os sete anos de idade, ela é tocadora de pífano, uma flauta rudimentar e tradicional do nordeste brasileiro. A artista passou a infância e juventude trabalhando no campo e fazendo música.

Ao se casar, mudou-se para o interior da Paraíba, teve três filhos e, em 1966, ficou viúva e viu sua casa literalmente ruir. A única alternativa foi mudar-se com a família para uma gruta (uma “loca”, na linguagem da região), cuja entrada tapou com paredes de taipa e onde passou o seguinte quarto de século.

Surgiam dali o apelido e as condições que talhariam sua música. Do pife, Zabé da Loca extrai o som do seu universo paralelo que hoje chega aos ouvidos de plateias diversas.

Serviço
Visceral Brasil – terça-feira (24), às 22h, na TV Brasil

Compartilhar: