Áudios históricos retratam vida e ideias de Darcy Ribeiro

Publicado em 17/02/2017 - 17:12 e atualizado em 17/02/2017 - 15:54

Passados 20 anos da morte de Darcy Ribeiro, relembre fatos e impressões sobre sua vida narrados por ele em seus arquivos

 

 

 

O Portal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) publicou nesta sexta-feira (17) uma produção especial em alusão aos 20 anos do falecimento de Darcy Ribeiro. O material resgata uma série de áudios gravados por ele e conta a vida e as ideias do antropólogo, escritor e político.

 

Acesse o especial 'Darcy Ribeiro - 20 anos' 

 

Em um desses áudios, Darcy simula uma entrevista à escritora Clarice Lispector. Ouça também seu discurso de posse no Senado em 1990 - em que alertou para o suicídio dos índios Guaranis de Mato Grosso - e o pronunciamento durante a inauguração da Universidade de Brasília (UnB).

 

Leia alguns trechos disponíveis no especial:

 

"Eram jovens, rapazes e moças na flor da idade, que não achavam mais que valia a pena viver a vida de oprimidos e desenganados que nós lhes estamos impondo. Recordo ao Senado da República que essa nação índia, os guaranis, que se suicida, é remanescente do tronco indígena que mais contribuiu para a formação do Brasil".

"Anísio e eu planejamos a Universidade de Brasília com a preocupação de fazer dela a casa de inteligência brasileira em que dominaríamos todo o saber humano e o colocaríamos a serviço do desenvolvimento nacional autônomo de nossa pátria".

"Nunca se conhece uma casa se não se sai dela".

 

Compartilhar: