Programa Revista Brasil estreia nesta segunda (20) série sobre o carnaval de 1949

Publicado em 17/02/2017 - 17:56 e atualizado em 17/02/2017 - 17:58

Por Gecom

Série Memória Nacional traz áudios exclusivos da Rádio Nacional do Rio de Janeiro durante a cobertura da festa

O ano de 1949 foi um momento especial para o Brasil. Era véspera da eleição de Getúlio Vargas e da inauguração do Maracanã para a Copa do Mundo. Mas, enquanto esses momentos não chegavam, o Rio de Janeiro se preparava para um outro grande evento: o carnaval. Foi naquele ano, como conta a série Memória Nacional do programa Revista Brasil, que vai ao ar a partir desta segunda-feira (20), que a festa se tornou popular na então capital do país e passou a ser patrocinada pelos governos.

Dividida em quatro capítulos, a série poderá ser acompanhada a partir das 9h15 nas rádios Nacional do Rio de Janeiro (AM), de Brasília (AM e FM), do Amazonas (AM) e do Alto Solimões (AM e FM). Para produzir o conteúdo, a equipe do Acervo recuperou áudios de repórteres da Rádio Nacional do Rio, que participaram da cobertura especial do carnaval na época, e ouviu historiadores e personalidades para relembrar a folia de 1949.

O programa resgata também publicações da época. No jornal A noite, de 26 de fevereiro de 1949, a matéria principal era sobre os últimos retoques na ornamentação da cidade. Além disso, a capa do veículo trazia as chamadas “A cidade se entrega, hoje, à grande folia”, “Cuicas, pandeiros, tamborins na mais sensacional polifonia da vida carioca”, “Sambas e Marchas que se disputam na preferência dos foliões”, “O Rio engalana-se para sua festa máxima”, “Os que fogem aos folguedos de Momo”, “O trabalho nas repartições públicas, autarquias, Prefeitura e no comércio” e “Choverá ou não? O que informa o Serviço de Meteorologia”.

Compartilhar: