Conversa com Roseann Kennedy recebe cineasta e documentarista Vladimir Carvalho

Publicado em 23/03/2017 - 10:34 e atualizado em 23/03/2017 - 11:21

No programa “Conversa com Roseann Kennedy” da próxima segunda-feira, dia 27 de março, a jornalista Roseann Kennedy conversa com o cineasta Vladimir Carvalho, que, aos 82 anos, em sintonia com a sétima arte, continua sua busca por uma boa história para filmar. Documentarista e cineasta premiado, já dirigiu 24 filmes, sendo oito longas-metragens. Nasceu em João Pessoa, mas adotou Brasília como domicílio.

Vladimir Carvalho fala sobre a produção do cinema nacional e conta casos importantes da sua trajetória. Em 1969, Vladimir apresentou o seu curta metragem “A Bolandeira” no Festival de Cinema de Brasília, ganhando um dos prêmios. Só que o filme foi censurado e ele teve que esperar nove anos para vê-lo na telona. Segundo ele, “o documentarista tem que ser isento, mas não isento a ponto de sufocar, negar a realidade”. Sobre suas posições políticas e a preocupação social presentes na sua obra, ele é categórico: "A gente tem engajamento mesmo quando não quer. À direita ou à esquerda, como seja, mas não é minha intenção fazer militância". 

Durante a entrevista, Vladimir divide um pouco a sua experiência e conta como fatos importantes da sua vida coincidem com a história do cinema brasileiro. “Sou brasileiro, nordestino, vejo as contradições estendidas por todo esse território, sou testemunha disso, como qualquer brasileiro”.

O documentarista filmou a vida do pintor pernambucano “Cícero Dias – O compadre de Picasso”, cuja obra está em exposição no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, até abril, quando segue para outras capitais do país.

Serviço 
Conversa com Roseann Kennedy
Segunda-feira, 21h30, na TV Brasil 
Apresentação: Roseann Kennedy

Compartilhar: