Escritor fala sobre triângulo amoroso protagonizado por Dom Pedro I

Publicado em 21/03/2017 - 18:02 e atualizado em 21/03/2017 - 18:05

O Na Trilha da História recebe o escritor Paulo Rezzutti, que é autor das biografias do Imperador brasileiro, da amante Domitila de Castro e da Imperatriz Leopoldina
Enquanto a princesa Leopoldina trabalhava pela Independência do Brasil, o príncipe Pedro de Alcântara caía nos braços da paulista Domitila de Castro, que em breve ganharia o título de Marquesa de Santos. O triângulo amoroso formado pelos três personagens históricos é o tema do papo bem-humorado com o escritor e pesquisador Paulo Rezzutti no episódio desta semana do Na Trilha da História. Ele acaba de lançar a biografia D. Leopoldina - A mulher que arquitetou a Independência do Brasil.

O affair de Dom Pedro I e Domitila chocou e revoltou moradores do Rio de Janeiro no século XIX. Durante a entrevista, Rezzutti destacou a naturalidade com que Dom Pedro assumiu o romance extraconjugal. "Tem uma carta do Barão de Marechal, o ministro da Áustria na época, que descreve uma cena em que estava todo mundo numa chácara: Dom Pedro, Leopoldina, os filhos da Leopoldina, os filhos do Dom Pedro com a Marquesa, a Marquesa de Santos, os pais da marquesa, os irmãos dela e os filhos do primeiro casamento da Marquesa de Santos. E termina dizendo que a bigamia parecia ter sido institucionalizada no país", conta, entre risos, o pesquisador, que também é autor das biografias de Dom Pedro I e da Marquesa de Santos.

Trilha Sonora
As músicas deste episódio tem como temas desilusão, solidão e traição: "Dança da Solidão" (Composição de Paulinho da Viola e interpretação de Marisa Monte); "A História de Lily Braun" (Composição de Chico Buarque e Edu Lobo / interpretação de Maria Rita); Pot-pourri de "O que os olhos não veem” e “Eu sou a outra” (Composição de Luiz Bandeira / Ricardo Galeno, interpretação de Maria Bethânia); "Meu Mundo caiu" (Composição e interpretação de Maysa); "Vou festejar" (Composição de Jorge Aragão, Dida e Neoci Dias / interpretação de Beth Carvalho).

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHz
Domingo, 23h (horário de Brasília): Rádio Nacinal da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Compartilhar: