Ney Matogrosso participa do programa Estação Plural da TV Brasil nesta sexta (24)

Publicado em 23/03/2017 - 08:39 e atualizado em 23/03/2017 - 11:23

'Eu ficcional', transgressão e linguagem corporal são alguns dos assuntos em debate

O cantor e compositor Ney Matogrosso é o convidado da edição do Estação Plural desta sexta (24), às 23h, na TV Brasil. O trio de apresentadores formado por Ellen Oléria, Fefito e Mel Gonçalves conversa sobre um pouco de tudo o que permeia a carreira desta que é uma das maiores vozes do país: a transgressão artística, o seu 'eu ficcional' e a linguagem corporal.

No primeiro bloco, Ney Matogrosso traça um panorama sobre suas ousadias artísticas. "Eu não percebi que tinha muito de feminino em mim. Porque, pra mim, um gesto é um gesto, seja de qualquer pessoa. Por que um bailarino pode ter um gesto mais poético e um cantor não? Então, quando eu via que as pessoas ficavam pertubadas, dizia assim 'mas isso é uma loucura, isso é um gesto'. Qual o limite entre masculino e feminino?", reflete.

Para falar sobre a criatividade e inovação do artista, o programa recebe dois pensadores da música e da cultura nacionais, os jornalistas Jotabê Medeiros e Marcus Preto. Em seguida, Ellen Oléria vai para a rua enriquecer a discussão sobre o 'eu ficcional', aquele personagem que as próprias pessoas criam para enfrentar certas situações.

"Acho que a gente tem que ocupar os nossos lugares. Não podemos viver submetidos a 'pré-conceitos' e caminhar em trilhos pré determinados. Eu não sou um robôzinho. Ninguém é e nem precisa ser", afirma Ney Matogrosso. No desafio Aurélia, a palavra do Pajubá apresentada para o artista tentar decifrar é "ajé".

No desafio Aurélia, quadro do Estação Plural em que os convidados buscam descobrir o significado de termos do universo LGBT, o artista tenta adivinhar o sentido da palavra "ajé" na linguagem pajubá. O último bloco do programa discute os signos da linguagem corporal e Ney garante: "Nunca fui dirigido em cena. Meu gestual é inteiramente meu mesmo".

O Estação Plural é apresentado toda sexta-feira, às 23h, na TV Brasil, e tem horários alternativos na grade da emissora pública. O programa também vai ao ar nas ondas do rádio.

Pela Rádio Nacional FM de Brasília, o ouvinte fica ligado na atração às sextas, às 23h. Já através da Rádio Nacional AM de Brasília, pode acompanhar o programa aos sábados, às 11h, enquanto a Rádio MEC AM do Rio de Janeiro transmite o Estação Plural aos sábados, às 23h.

Serviço
Estação Plural – sexta-feira (24), às 23h, na TV Brasil
Estação Plural – sexta-feira (24) para (25), às 3h15, na TV Brasil
Estação Plural – sábado (25) para domingo (26), à 1h, na TV Brasil
Estação Plural – sexta-feira (24), às 23h, na Rádio Nacional FM Brasília (96,1MHz)
Estação Plural – sábado (25), às 11h, na Rádio MEC AM Brasília (800kHz)
Estação Plural – sábado (25), às 23h, na Rádio MEC AM Rio (800kHz)

Compartilhar: