Sociólofo francês Michel Maffesoli discute crise e pós-modernidade na série Incertezas Críticas

Publicado em 21/03/2017 - 14:18 e atualizado em 23/03/2017 - 15:10

Escritor também debates questões relacionadas ao Brasil

Professor da Universidade de Sorbonne, o sociólogo francês Michel Maffesoli aborda a relação entre crise e pós-modernidade e debate a importância de se estudar o cotidiano na entrevista inédita para a série Incertezas Críticas da TV Brasil nesta quinta (23), às 21h30.

"Muitas vezes, reduzimos a crise à sua dimensão econômica ou financeira, mas eu diria que há uma vasta mutação de fundo, e, portanto, chamaria isso de crise societária", analisa o intelectual. "É um tsunami que está, de alguma forma, mudando todos os grandes valores que marcaram a modernidade", afirma.

Autor de diversos livros, ele recebeu a equipe da série produzida Grifa Filmes em sua casa. Maffesoli também fala sobre o Brasil e o manguebeat durante o papo com o diretor Daniel Augusto que assina o roteiro e a edição de Incertezas Críticas.

"O povo vive valores pós-modernos, mas a elite brasileira se mantém, na minha opinião, em valores modernos. O essencial para mim é o povo, é a vida cotidiana, é o que vivemos", defende o sociólogo francês que é conhecido pela popularização do conceito de tribo urbana.

Maffesoli leciona no Instituto Universitário da França e é diretor de Centro de Estudos sobre Questões do Cotidiano. Durante a entrevista, Maffesoli cita obras como o filme "Tempos Modernos", de Charlie Chaplin, e autores como Jean Baudrillard e Immanuel Kant, ao comentar a saturação do mercado de trabalho.

A série de televisão Incertezas Críticas estimula a reflexão sobre o mundo contemporâneo na visão de alguns dos mais importantes escritores do tempo presente. Cada episódio destaca um pensador, numa gravação exclusiva em sua casa ou escritório. Alguns dos entrevistados são personalidades do porte de Noam Chomsky, Zygmunt Bauman, Alain Touraine e Richard Sennett, entre outros.

Sobre a produção

Em 12 programas de 26 minutos na TV Brasil, a série Incertezas Críticas traz reflexão sobre o mundo atual na visão de alguns dos mais importantes intelectuais contemporâneos. Cada episódio destaca um pensador, numa entrevista exclusiva em sua casa ou escritório.

Além de Zygmunt Bauman, a produção entrevista personalidades como os sociólogos franceses Michel Maffesoli e Alain Touraine, o linguista e ativista norte-americano Noam Chomsky, o economista brasileiro Luiz Gonzaga Belluzzo, o sociólogo norte-americano Richard Sennett, entre outros.

A proposta da série Incertezas Críticas é debater o mundo contemporâneo em diversas perspectivas como sociedade, economia, cultura e arte. Em cada episódio, o espectador pode ter uma introdução sobre o pensamento de alguns dos mais notáveis intelectuais de nosso tempo.

As entrevistas foram conduzidas pelo diretor da série, Daniel Augusto, que também assina o roteiro e a edição de Incertezas Críticas. Tratam-se de programas que propõem questões profundas, mas, ao mesmo tempo, de um modo acessível, para que o público possa pensar sobre a realidade mundial.

A produção inédita na televisão brasileira reúne alguns dos pensadores centrais do tempo presente, autores que são referência para quem almeja saber algo sobre como vivemos hoje.

Serviço:
Incertezas Críticas – quinta-feira (16), às 21h30, na TV Brasil.

Compartilhar: