TV Brasil apresenta entrevista de Zygmunt Bauman na série Incertezas Críticas

Publicado em 15/03/2017 - 15:11

Escritor, que discute assuntos atuais, critica o individualismo e analisa o uso das redes sociais

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman reflete sobre o mundo contemporâneo na entrevista exclusiva para a série Incertezas Críticas que a TV Brasil exibe nesta quinta (16), às 21h30. O intelectual, que faleceu em janeiro, debate as perspectivas de futuro para os jovens e discute o uso das redes sociais como o Facebook.

Autor de livros de sucesso, como “Amor Líquido”, o filósofo contemporâneo mostra como o poder econômico reduziu a capacidade política dos governos. Também traça um panorama sobre diversos aspectos do plano coletivo ao particular.

"O caráter emergente da sociedade e da vida individual pode ser caracterizado dizendo-se que a incerteza é a única certeza que temos. A crise econômica é só um exemplo dessa instabilidade", afirma.

Na entrevista realizada em sua residência com Daniel Augusto, diretor da série produzida pela Grifa Filmes, Bauman pondera sobre as variadas idetidades que as pessoas assumem no cotidiano nas redes sociais.

"Você pode ser quem quiser e ter um mundo imaginário, on-line, que não aparece na realidade, off-line. Pode ter várias identidades diferentes, fingir ser algo que não é e realizar todos os seus sonhos. É uma maneira de fugir das duras exigências e asperezas do mundo off-line".

O escritor tem uma extensa biografia com análises sobre a sociedade e as mudanças do mundo atual. Criador do conceito de "liquidez" na modernidade, em que aborda as relações e a fluidez contemporâneas causadas pela globalização, Bauman faz uma crítica explícita ao atual sistema fragmentado de absorção de informações.

"A combinação dos sentimentos de ignorância e impotência dá um resultado que é a humilhação, um golpe pesado na autoconfiança e na autoestima. 'Sou um homem sem valor, não sou quem deveria ser'. De acordo com as estatísticas, a depressão é a doença mais comum no momento", discorre o sociólogo que completa o raciocínio.

"Viver nessas circunstâncias exige que as pessoas tenham nervos muito fortes. Que tenham determinação e, também, eu acho, que pensem em maneiras de transformar o mundo em que vivem. As condições de vida do mundo e não apenas as suas condições particulares. É muito difícil propor isso e ainda mais difícil conseguir”, pondera Bauman.

Autor de 35 livros publicados no Brasil ao longo de várias décadas, o homenageado aborda em sua obra temas relacionados à comunicação, à filosofia e ao humanismo. "A característica do sistema mundial hoje, em tempos de modernidade líquida, é a constante mudança ou flutuação do poder econômico de um lugar para outro", explica.

Zygmunt Bauman foi reconhecido com os prêmios Amalfi e Adorno. Também era professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia.


Sobre a produção

Em 12 programas de 26 minutos na TV Brasil, a série Incertezas Críticas traz reflexão sobre o mundo atual na visão de alguns dos mais importantes intelectuais contemporâneos. Cada episódio destaca um pensador, numa entrevista exclusiva em sua casa ou escritório.

Além de Zygmunt Bauman, a produção entrevista personalidades como os sociólogos franceses Michel Maffesoli e Alain Touraine, o linguista e ativista norte-americano Noam Chomsky, o economista brasileiro Luiz Gonzaga Belluzzo, o sociólogo norte-americano Richard Sennett, entre outros.

A proposta da série Incertezas Críticas é debater o mundo contemporâneo em diversas perspectivas como sociedade, economia, cultura e arte. Em cada episódio, o espectador pode ter uma introdução sobre o pensamento de alguns dos mais notáveis intelectuais de nosso tempo.

As entrevistas foram conduzidas pelo diretor da série, Daniel Augusto, que também assina o roteiro e a edição de Incertezas Críticas. Tratam-se de programas que propõem questões profundas, mas, ao mesmo tempo, de um modo acessível, para que o público possa pensar sobre a realidade mundial.

A produção inédita na televisão brasileira reúne alguns dos pensadores centrais do tempo presente, autores que são referência para quem almeja saber algo sobre como vivemos hoje.

Serviço:
Incertezas Críticas – quinta-feira (16), às 21h30, na TV Brasil.

Compartilhar: