Documentário “Brasília, um sonho de três séculos” é atração da TV Brasil na quinta (20)

Publicado em 19/04/2017 - 14:59

Apresentada por Flávia Neiva e Murilo Grossi, “Brasília, um sonho de três séculos” aborda o período desde o Tratado de Tordesilhas até Brasília nos dias atuais. O documentário revê acontecimentos históricos do Brasil e vai às cidades de Lisboa, em Portugal, Tordesilhas e Madri, na Espanha.

“Brasília, um sonho de três séculos” conta com comentários de especialistas, como os historiadores Jarbas Marques, Maria de Lourdes Lyra, José Carlos Aleixo, Vamireh Chacon e do embaixador Jerônimo Moscardo.

A série traz relatos da participação de Joaquim Nabuco no movimento que visava edificar uma nova capital no interior do país, as intenções do Marquês de Pombal nesse mesmo movimento, a Conjuração Mineira, a comissão exploradora do Planalto Central, que teve como presidente o astrônomo Luiz Cruls, e o Golpe Militar de 1964.

O sonho da capital do então chamado “Quinto Império” já existia antes mesmo do descobrimento do Brasil. Em Portugal, o programa visita a Torre do Tombo, que hoje abriga registros históricos de Brasil e Portugal anteriores à chegada de Pedro Álvares Cabral. A Torre do Tombo, na Universidade de Lisboa, em Portugal, contém um dos maiores acervos históricos, geográficos e cartográficos da humanidade. Ocupa uma área física de quase 55 mil metros quadrados, que dão quase cem quilômetros de estantes.

Em 2008, após vasta pesquisa sobre a história da interiorização da capital da República, o diretor Pedro Jorge começou o projeto "Brasília, um Sonho de Três Séculos."
Ano: 2010. Gênero: Documentário. Direção: Pedro Jorge.

Serviço:
“Brasília, um sonho de três séculos”
Quinta-feira, dia 20 de abril, às 23h, na TV Brasil.

Compartilhar: