TV Brasil exibe documentário inédito para celebrar o choro neste domingo (23)

Publicado em 20/04/2017 - 09:59

"Salve o Choro!" conta a origem, resgata histórias e aponta grandes artistas do gênero

Em homenagem ao Dia Nacional do Choro, comemorado neste domingo (23/4) e em alusão aos 120 anos de nascimento do mestre Pixinguinha, a TV Brasil apresenta o documentário "Salve o Choro!", produzido pela equipe da própria emissora, às 16h30.

O choro, popularmente chamado de chorinho, é considerado o primeiro gênero musical urbano tipicamente brasileiro. A música "Flor Amorosa", de Joaquim Callado, composta em 1867, é considerada o marco inicial do choro.

A produção especial de 26 minutos traz essas e outras curiosidades. O documentário inédito da TV Brasil mostra a origem do choro, conta um pouco da história do gênero e destaca os grandes chorões do final do século XIX até os dias de hoje.

"Salve o Choro!" ainda apresenta a estrutura e a forma do gênero. O reconhecimento do chorinho no país e no exterior e sua visibilidade na mídia também são temas presentes no documentário.

O filme reúne entrevistas com artistas e pesquisadores. Participam da obra audiovisual o professor José Amaral, autor do livro "Chorando na garoa"; as musicistas Thereza Martins e Ana Claudia Caetano e os músicos Hamilton de Holanda, Henrique Neto e Luizinho 7 Cordas.


Sobre a data

Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, foi um dos maiores compositores brasileiros. Ele é o autor de sucessos que atravessaram gerações como "Carinhoso", "Lamentos" e "1 x 0”.

Em tributo ao artista, desde 2000, o Dia Nacional do Choro é celebrado na data em que o músico nasceu, 23 de abril.


Ficha Técnica
Direção: Aline Penna
Roteiro: Renato Fanti
Produção: Priscila Cestari, Patrícia Lima e Vitor Chambon
Edição e Finalização: Mariana Velozo
Duração: 26 min.
Classificação indicativa: Livre

Serviço
Documentário "Salve o Choro!"
Estreia dia 23 de abril (domingo), às 16h30, na TV Brasil

Compartilhar: