EBC adota Política de Gerenciamento de Integridade, Riscos e Controles Internos

Publicado em 19/05/2017 - 10:25 e atualizado em 19/05/2017 - 10:28

A EBC conta agora com uma Política de Gerenciamento de Integridade, Riscos e Controles Internos – PO 900/02, que está disponível aqui e na página da Lei de Acesso à Informação

A Política define os conceitos que são exigidos no comportamento dos empregados e dos gestores; estabelece como gerenciar os riscos que a empresa está sujeita em suas atividades; e fixa mecanismos para o controle interno, tratando de temas como a corrupção, a ética e a fraude.
 
Essas definições vão contribuir para a elaboração de outros instrumentos que, a exemplo do Código de Conduta, deverão orientar a atuação dos empregados, gestores, diretores e administradores, além de definir as responsabilidades de cada um. A Política de Gerenciamento de Integridade, Riscos e Controles Internos deverá ser integralmente implementada em até 24 meses e será supervisionada pela Secretaria-Executiva.
 
O Gerente de Risco e Conformidade, Jadislan Aguiar, explica que a Política balizará a edição dos demais instrumentos e ações do Projeto de Aprimoramento do Sistema de Governança da Empresa. O objetivo é traduzir os esforços de gestão de riscos, transparência, integridade e compliance – termo em inglês que designa os esforços da Empresa para garantir que seus empregados e dirigentes cumpram as regras estabelecidas e a efetiva prestação de contas.
 
"O Conselho de Administração nos deu as diretrizes, as orientações para melhorar a gestão da integridade e para obtermos segurança razoável para o alcance dos objetivos estratégicos por meio do gerenciamento de riscos”, afirma Jadislan. Segundo ele, o aprimoramento da gestão só será possível com a adoção de ações cotidianas por toda a organização, dos empregados aos administradores. “Para isso, vamos trabalhar junto às diversas áreas para desdobrar essa Política em rotinas e em capacitação de empregados e gestores", conclui.
 
A publicação da Política, aprovada pelo Conselho de Administração (CONSAD), atende à determinação da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), dos Ministérios do Planejamento e da Transparência, Fiscalização, da Controladoria Geral da União - CGU e do Estatuto Jurídico das Empresas Estatais - Lei 13.303/2016. (inserir link para a página).
 
Acesse  a íntegra do documento e conheça os princípios, objetivos específicos e diretrizes da Política de Gerenciamento de Integridade, de Riscos e Controles Internos – PO 900/02

Compartilhar: