Quarteto Atlântico é a atração do Partituras

Publicado em 26/05/2017 - 14:57

O programa Partituras deste domingo, dia 28, apresenta o concerto do grupo Quarteto Atlântico, que interpreta obras de compositores brasileiros. Com um repertório eclético, com obras que vão de músicas tradicionais até MPB, o Quarteto Atlântico executa músicas de Carlos Gomes, Heitor Villa-Lobos, Claudio Santoro e João Oma. 
 
Apresentado por Sofia Ceccato, Partituras vai ao ar no domingo, ao meio dia, na TV Brasil. O concerto com o Quarteto Atlântico conta também com a participação do bailarino de dança contemporânea Alexandre Bhering. No programa está a estreia de Quarteto de Cordas n. 1, de Camilo Bornstein – peça dedicada ao Quarteto Atlântico.
 
O Quarteto Atlântico tem um currículo que lhe confere destaque especial no cenário da música de câmara. Os jovens músicos, vindos de locais distintos do país, apresentam um produto estético homogêneo como quarteto. Os integrantes do grupo possuem larga experiência na música de concerto, tanto em recitais individuais ou em pequenos grupos, como integrando as principais orquestras do estado. 

O grupo é integrado por Ivan Scheinvar, que atualmente é spalla interino da orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Rafael Dias Belo, primeiro violino convidado,  e João Senna, violista (3º solista). Lauro Lira é chefe de naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
 
O repertório inclui obras consagradas para quarteto de cordas, além de estreia de obras de jovens compositores. Atualmente o grupo tem se dedicado também à pesquisa da música popular, por meio de arranjos e adaptações para a formação.
 
Serviço
Partituras - domingo (dia 28), ao meio dia, na TV Brasil 

Compartilhar: