Recriação de estúdio marca os 59 anos da Rádio Nacional de Brasília

Publicado em 29/05/2017 - 11:16

Em comemoração aos 59 anos da Rádio Nacional de Brasília, a Empresa Brasil de Comunicação inaugura, nesta quarta-feira (31), a exposição “A Voz do Coração do Brasil”, que recria um estúdio da emissora dos anos 1970/1980. O projeto, uma antiga ideia da empresa, faz parte do Plano de Trabalho de 2017 da Gerência Executiva de Comunicação e sua montagem mobilizou mais de dez áreas da sede, em Brasília.

Foram quatro meses de envolvimento de profissionais das gerências executivas de Rádios, de Comunicação e de Engenharia; das gerências de Acervo e Pesquisa, de Logística e de Arte e Videografismo; das coordenações de Tráfego e Pesquisa, de Manutenção Técnica de Rádio e de Imagem e Fotografia; e dos setores de transporte e serviços gerais. Todos trabalharam, desde fevereiro, em pesquisas, buscas e recuperação da história da emissora e restauração de equipamentos da época. O resultado é uma réplica fiel do antigo estúdio.

Localizada no corredor central da EBC Brasília, a exposição conta com equipamentos da época, como microfone e mesas de som, que estavam sob os cuidados do patrimônio da empresa e foram restaurados especialmente para a ocasião. A parede é toda coberta por discos de vinis de cantores que fizeram sucesso na época. Para marcar a abertura, o gerente executivo de Rádios, Valter Lima, entrará ao vivo do local, logo após o programa Nacional Informa. No ar por uma hora, ele contará curiosidades sobre a rádio e fará entrevistas com convidados.

Na exposição, os visitantes poderão também ouvir, além de músicas da época, áudios com profissionais que trabalharam ou trabalham na rádio desde o seu nascimento. São quase 50 depoimentos contando sobre o dia a dia, momentos marcantes, casos internos e coberturas especiais.

A recriação do estúdio é o primeiro passo do Plano de Trabalho 2017 da Gerência Executiva de Comunicação de montar na sede da EBC uma exposição permanente para contar a história dos veículos que formam a Empresa.

Compartilhar: