Jornalista Katy Navarro bate-papo sobre o evento literário que homenageia Lima Barreto

Publicado em 24/07/2017 - 09:30

Na semana em que começa a Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip 2017, o programa Sem Censura da TV Brasil apresenta nesta segunda (24), ao vivo, às 17h, uma edição especial com autores que participam do maior evento literário do país que ocorre entre os dias 26 e 30 de julho na cidade do sul fluminense.

Sob o comando da jornalista Katy Navarro nas férias da apresentadora Vera Barroso, o Sem Censura reúne a pesquisadora Beatriz Resende, o escritor José Almeida Junior, a autora Andréa Zamorano e a gerente de projetos da Fundação Roberto Marinho, Larissa Graça.

A produtora web Kamyla Abreu traz as novidades das redes sociais e faz a interação com telespectadores que sugerem perguntas através da internet.

Autor homenageado da Flip, Lima Barreto será tema de várias mesas do encontro. A professora, pesquisadora e crítica literária Beatriz Resende é autora de “Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos” e traz para a Festa mais dois lançamentos sobre o responsável por "Triste Fim de Policarpo Quaresma".

Em “Sobre Lima Barreto”, Beatriz Resende reúne uma coletânea de ensaios que tratam da vida e obra do escritor, incluindo uma análise da iconografia daquele que foi um dos principais cronistas da capital da Primeira República.

As crônicas do autor ganham destaque em “Lima Barreto, cronista do Rio”. Com organização de Beatriz Resende, o livro traz um compilado de cerca de 60 textos que descrevem a vida, os sabores, os bairros e as expressões culturais de um Rio de Janeiro em constante mudança, conduzindo o leitor a alguns dos principais endereços da cidade

O potiguar José Almeida Junior conquistou o Prêmio Sesc de Literatura 2017 na categoria Romance com o livro “Última Hora”. A obra superou outros 980 títulos concorrentes. O autor natural de Mossoró (RN) tem 34 anos e reside há 10 em Brasília onde exerce o cargo de Defensor Público. A trama de seu romance é uma narrativa histórica que retrata o jornal fundado por Samuel Wainer na perspectiva de um repórter ficcional torturado no Estado Novo.

A escritora luso-brasileira Andréa Zamorano, que há 25 anos trocou o Rio de Janeiro por Portugal, apresenta seu primeiro romance no Brasil. Ela estreia na literatura com “A casa das rosas”, romance trágico que combina fábula com realismo fantástico.

A obra tem como cenário a transição entre a ditadura e o regime democrático no Brasil, no início da década de 1980. Lançado em 2015 em Portugal, o título conquistou o prêmio Livro do Ano da Revista TimeOut Lisboa. Durante a Flip, a autora participa de uma mesa com o jornalista e escritor angolano José Eduardo Agualusa.

Já Larissa Graça, gerente de projetos da Fundação Roberto Marinho, comenta a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa. A entidade leva a Paraty uma programação especial com exposição, rodas de conversa, oficina literária e apresentações artísticas. Gratuitas e abertas ao público em geral, as atividades serão realizadas na Casa de Cultura, no centro histórico da cidade.


Sobre Katy Navarro

A jornalista Katy Navarro apresenta o programa Conversa com o Autor, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800 kHz, todo sábado, às 12h10 Ela também tem um quadro no Trilha de Letras, atração de literatura da TV Brasil conduzida pelo escritor Raphael Montes, em que dá dicas de livros. O programa vai ao ar às quintas, às 21h30.

Serviço:
Sem Censura – segunda-feira (24), ao vivo, às 17h, na TV Brasil.
Sem Censura – segunda-feira (24) para terça (25), às 1h45, na TV Brasil.

Compartilhar: