Todas as Bossas homenageia Elton Medeiros neste sábado (22)

Publicado em 21/07/2017 - 09:26 e atualizado em 21/07/2017 - 09:29

Show no estúdio da emissora combina entrevista e performance de astros da música brasileira

Para celebrar a vida e a obra do sambista Elton Medeiros, a TV Brasil exibe um show gravado no estúdio da emissora com um time de bambas que reverenciam o artista no programa Todas as Bossas. O especial, que intercala depoimentos e apresentações musicais, vai ao ar neste sábado (22), às 21h30, no dia em que o músico comemora 87 anos.

Considerado uma das maiores personalidades do mundo do samba, Elton Medeiros foi parceiro de Cartola, Zé Keti e Paulinho da Viola. O homenageado coleciona sambas antológicos que enobrecem o cancioneiro do gênero e da música popular brasileira.

O especial da TV Brasil reúne o próprio homenageado e grandes nomes da MPB que interpretam canções do mestre e apresentam obras inéditas: Nelson Sargento, Zé Renato, Cristóvão Bastos, Hermínio Bello de Carvalho, Cláudio Jorge, Joyce Moreno, Ana Costa e Vidal Assis, além de Paulão 7 Cordas que faz a direção musical do espetáculo.


Repertório traz clássicos e canções inéditas

Durante o especial, Joyce Moreno lança uma nova composição feita para o artista: o samba "DNA", parceria dela com Moacyr Luz.

O repertório traz ainda clássicos de Elton Medeiros como "Pressentimento" (com Hermínio Bello de Carvalho), entoada pelos dois; "Mascarada" (com Zé Keti) interpretado por Joyce e "O Sol Nascerá" (com Cartola) que, na voz de todos os convidados, fecha o especial.

Repleto de momentos emocionantes, o programa Todas as Bossas também estreia uma nova música de Elton Medeiros: "Nem Sempre, Nem Jamais", samba composto em parceria com Hermínio e Vidal Assis.

A atração produzida pela TV Brasil ainda traz outra homenagem. O samba "Recado pro Elton Medeiros", de Cláudio Jorge, que canta e conta a história dessa música.


Depoimentos

Além das performances musicais, a edição especial do Todas as Bossas traz depoimentos dos convidados sobre o homenageado Elton Medeiros.

Hermínio Bello de Carvalho destaca a iniciativa. "O que a TV Brasil está fazendo é muito importante: mostrar esse trabalho que não toca em rádio e, por isso, as pessoas não conhecem. Muita gente não sabe que sambas lindíssimos tocados por aí são de Elton Medeiros e Cartola", analisa o poeta.

O experiente Nelson Sargento, do alto de seus 92 anos, resgata a época em que se aproximou de Elton Medeiros. "Eu fiquei mais amigo dele quando Elton foi me buscar no morro da Mangueira para fazer parte de um grande espetáculo musical chamado "Rosa de Ouro". Tenho saudades até hoje. Pudera ele ser revivido. Uma pena que não foi filmado", lamenta.

Já a cantora Joyce Moreno se emociona ao falar sobre o sambista. "Elton Medeiros é um dos maiores melodistas da música popular brasileira, do porte de Tom Jobim, Villa Lobos e Carlos Lyra. Ele tem essa elegância. É uma figura maravilhosa e um compositor espetacular. O Brasil precisa conhecer. O Elton representa muito para a nossa geração. Ele foi um grande renovador", afirma.

Paulão 7 Cordas considera um privilégio assinar a direção musical desse especial produzido para o programa Todas as Bossas da TV Brasil. O artista explica que aprendeu muito com Elton Medeiros. "Em minhas pesquisas sobre samba, conheci o trabalho dele. Sempre achei que a obra do Elton estava entre as coisas que a gente tinha de melhor", destaca.

"Tive momentos belíssimos tocando ao lado dele. Quando comecei a conviver com o Elton, percebi que além de ser um compositor de samba espetaculares, também tem choros, toca pandeiro, tamborim e todas as percussões muito bem", lista Paulão 7 Cordas.

Para Zé Renato, o sambista é uma de suas principais referências. "Elton é um patrimônio da música brasileira. É um melodista inspiradíssimo, com muita personalidade. Os caminhos musicais melódicos são sempre surpreendentes. É um dos grandes compositores brasileiros", define.

Na visão de Ana Costa, Elton faz parte de uma geração de compositores que inspirou muitos artistas. "Ele fez minha cabeça quando comecei a ouvir samba. Falo como cantora da noite. Esses sambas memoráveis são a essência da nossa formação e a gente entrega isso para o público de forma verdadeira e carinhosa".

Segundo Claudio Jorge, a obra do sambista precisa ser mais conhecida. "Elton Medeiros é, como alguns outros compositores, um cara que faz o link do samba com o mundo. Melodista fantático, teve formação de trombonista, um poeta. Trazer a presença e o trabalho de Elton Medeiros para plateia e o público do Brasil é muito importante".

Vidal Assis também reverencia o sambista. "Essa homenagem une o talento do Elton Medeiros, um monstro do samba, com a história da televisão brasileira e as minhas memórias. Lembro dos programas do Hermínio Bello de Carvalho ainda no tempo de TVE. Em um deles, vi o Elton pela primeira vez", recorda o jovem compositor.

"Ele merece um holofote de reconhecimento a essa altura da vida", defende Vidal Assis. "Além de grande compositor e melodista impar, ele é uma pessoa muito generosa, especialmente comigo. Para o cenário muiscal, o Elton representa uma escola de samba, no sentido literal. É uma maneira de fazer samba utilizando a harmonia mais sofisticada que a MPB emprega com as matrizes e a tradição do samba. Isso é raríssimo. São poucos os representantes dessa linhagem ainda vivos. O Cartola era um deles", finaliza.


Sobre a atração musical

Apresentado pela jornalista e atriz Karina Cardoso e com direção de Waldecir de Oliveira, o programa Todas as Bossas é um janela para diversos estilos músicais na TV Brasil. A atração traz a cada nova edição um show que contempla a variedade de cantos, ritmos e sotaques do repertório brasileiro.

A proposta da faixa é exatamente apresentar um panorama sobre a diversidade de gêneros que formam a cena da música no país: da MPB ao axé, do samba ao rock, do romântico ao experimental.

Serviço
Todas as Bossas – Especial Elton Medeiros – sábado (22), às 21h30, na TV Brasil
Todas as Bossas – Especial Elton Medeiros – terça (25) para quarta (26), à meia-noite, na TV Brasil

Compartilhar: