Com tecnologia exclusiva, Publicidade Legal tem mais de 1.600 clientes no país e chega a 2.550 veículos de comunicação

Publicado em 17/08/2017 - 11:38 e atualizado em 17/08/2017 - 17:27

 

Reconhecida no mercado como agência com credibilidade, pontualidade e segurança, a Publicidade Legal atingiu a maioridade com grandes números: divulga os atos legais de 1.600 clientes para mais de 2.550 veículos de comunicação em todos os continentes. São, em média, 350 inserções de material por dia, somando mais de 64.000 por ano.

O setor é responsável por inserir as publicações, os balanços, os avisos, os relatórios e todos os atos que órgãos e entidades da administração federal precisam dar conhecimento público. São os 56 profissionais da Publicidade Legal, todos do quadro de empregados da EBC, que fazem a ponte entre anunciantes e veículos de comunicação do Brasil e exterior, utilizando todas as mídias disponíveis.

Neste ano, a Publicidade Legal passou a atender também a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, que se juntaram aos clientes do Executivo e do Judiciário, entidades de classe, associações e a organismos internacionais já atendidos pela Publicidade Legal.

A história de sucesso começou em setembro de 1996, quando decreto assinado pelo presidente da República determinou que a Radiobrás fosse responsável pelas publicações legais do poder Executivo. Quase 21 anos depois, a Publicidade Legal se modernizou, tornou-se referência no mercado, criou uma ferramenta exclusiva para as publicações, ampliou horizontes e conquistou clientes nos diversos setores.

“Mesmo os órgãos e instituições que não são obrigados a utilizar a EBC para publicar os seus atos, contratam a Agência. É o reconhecimento do mercado ao trabalho aqui desenvolvido”, afirma o gerente da Publicidade Legal, Antônio Marinho da Cunha Junior, Segundo ele, a EBC “agrega à prestação desse serviço valores como impessoalidade, credibilidade, qualidade, rapidez e segurança jurídica”. Marinho pontua: “O mercado publicitário sabe que a EBC é realmente uma agência de publicidade legal, que atua dentro da legislação e é certificada pelo CENP - Conselho Executivo das Normas-Padrão, entidade regulamentadora da atividade publicitária no Brasil.”

Tecnologia exclusiva

O Portal da Publicidade Legal – PPL é a ferramenta exclusiva que dá suporte às atividades de distribuição da publicidade legal. Idealizado pelos profissionais da área, foi implantado em 2011, e trouxe agilidade para o processo, podendo ser acessado pelo cliente e pelo veículo de comunicação por meio de qualquer plataforma em qualquer lugar do mundo, permitindo uma comunicação segura e dinâmica.

Entre 1996 e 2010, toda a rotina era realizada de forma manual, o que atrasava as entregas e provocava falhas. Hoje, o acesso ao PPL é disponibilizado aos usuários, seja cliente ou veículo de comunicação, por registro de login e senha. O Portal oferece ao cliente todas as informações relativas aos mais de 2.550 veículos de comunicação.

Todo o processo, desde a solicitação original do cliente, passando pela diagramação, revisão, cálculo, aprovação, entrega ao veículo, comprovação, checking e conferência de notas fiscais é realizado no Sistema. Assim, os clientes, a equipe da EBC e os veículos de comunicação têm o domínio efetivo e seguro da divulgação e pós-publicação.

Além disso, a Área de Mídia Eletrônica, núcleo da Gerência de Publicidade Legal, cuida das inserções – solicitadas pelos clientes – para divulgação em outras mídias: TVs, Rádios, sites e Mídias Externas.

Clientes

Entre os diversos órgãos para os quais a Publicidade Legal presta serviços estão o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD; a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO; e a UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, além de prefeituras.

“A divulgação via EBC assegura aos clientes a aplicação de boas práticas no uso de verbas publicitárias, o caráter jurídico, acelera processos, reduz custos e, mais importante, afirma o reconhecimento da nossa expertise como a agência de publicidade e demonstra que as entregas são feitas com excelência”, afirma o Coordenador de Atendimento e Produção da Publicidade Legal, Leonel Rocha.

Cliente há 20 anos, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT utiliza o serviço de publicidade legal da EBC para a divulgação de editais e balanços, além de outros documentos, em todo o país. Segundo Luciano Dutra da Costa, da gerência de Gestão Documental da ECT, o trabalho realizado pela EBC é de qualidade. “Realmente é um serviço que é bem prestado junto aos veículos que atendem os Correios, desde janeiro de 2011”, afirmou Costa.

Dentre os mais de 2.550 veículos de comunicação, parceiros da EBC e utilizados pelos clientes, está o Jornal de Brasília, do Distrito Federal. Há cerca de 15 anos, o jornal trabalha com a Radiobras/EBC. “Eu sou fã número um da EBC”, disse Magda Maria Cardoso, responsável pelas publicações dentro do JBr. Segundo ela, nunca houve nenhum problema em todos esses anos. “Tudo é muito tranquilo e rápido. A equipe é ótima e o sistema PPL é muito ágil”, afirmou.

Resultados

O volume de publicidade legal distribuído pela EBC é gigantesco. As mais de 64.000 inserções por ano geram o processamento de mais de 400 notas fiscais por dia e resultam em uma receita média em torno de R$ 20 milhões por ano, sendo seu custo operacional próximo a um quarto do valor faturado.

Outro expressivo resultado recentemente obtido, por iniciativa dos colaboradores da área, foi a utilização de dois monitores acoplados a uma estação de trabalho. Isso gerou uma economia de 380 mil folhas A4 impressas ou 760 resmas de papel por ano, além de reduzir consideravelmente a manutenção de máquinas e o gasto com energia elétrica, evidenciando a preocupação física e ambiental da equipe.

Subordinada à Gerência Executiva de Marketing e Negócios, a Publicidade Legal fica localizada ao lado da entrada Norte da EBC, no edifício Venâncio 2000, em Brasília. Conheça mais sobre essa unidade acessando ao vídeo e às fotos que compõe essa edição da série Por Dentro da EBC, produzida pela Gerência Executiva de Comunicação (Gecom).

 

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