X

Digite sua busca e aperte enter

4º Prêmio ABP de Jornalismo homenageia Caminhos da Reportagem pelo conjunto da obra

Publicado em 19/09/2017 - 15:32

O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, receberá homenagem do 4º Prêmio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) de Jornalismo na categoria Hors Concours pelo conjunto de sua obra.

A solenidade de premiação será realizada no dia 25 de outubro, durante a abertura do XXXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria CBP, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O Prêmio ABP de Jornalismo tem o objetivo de reconhecer o trabalho de jornalistas que se empenham em transmitir informações corretas à população sobre as doenças mentais, a dependência química e a psiquiatria.

Em 2016, a matéria “Depressão, a dor da alma”, veiculada pelo Caminhos da Reportagem, venceu a 3ª edição da premiação na categoria TV. Com uma abordagem profunda, o programa mostrou as causas, as questões físicas e emocionais da depressão, doença que atinge uma em cada quatro pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), e que pode levar à morte.

A depressão pode estar associada a outras doenças, como o transtorno bipolar, em que o portador oscila entre fases de profunda depressão e de euforia. Pode se manifestar em diversas etapas, da infância à terceira idade. Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria apontam  que a depressão é a maior causa de suicídios. No Brasil, são 12 mil suicídios por ano.

A reportagem foi produzida pelo Núcleo de Programas Especiais da TV Brasil em Brasília e contou com a equipe:

Reportagem: Flávia Peixoto
Imagens: Sigmar Gonçalves
Auxiliar: Edivan Viana
Produção: Tiago Bittencourt, Mariana Fabre e Kamila Braga
Edição de texto: Patrícia Araújo
Edição de imagem e finalização: Henrique Corrêa e André Eustáquio
Arte: Dinho Rodrigues e Antônio Trindade

 

 

Compartilhar: