Biquini Cavadão toca hits e analisa longevidade da banda no Segue o Som

Publicado em 15/09/2017 - 08:53 e atualizado em 15/09/2017 - 11:50

Artistas contam segredo para manter o grupo unido há mais de 30 anos na estrada

Uma das bandas símbolo da radiante cena do rock brasileiro dos anos 1980, Biquini Cavadão é o destaque da edição do Segue o Som deste sábado (16), às 14h, na TV Brasil. Os músicos conversam com o apresentador Mariano Marovatto e tocam sucessos como "Vento Ventania", "Tédio" e "No mesmo lugar".

O program celebra a longevidade da banda com mais de 30 anos de carreira. O vocalista Bruno Gouveia dá início ao papo, refletindo sobre um dos pilares da continuidade do grupo: a preocupação com uma constante e pulverizada agenda de shows.

Durante a entrevista inédita, o músico revela que em 2012 o Biquini Cavadão comemorou a marca de dois mil shows o que garante uma renovação do público que hoje não é limitado aos que foram jovens na época da década de 1980.

"A gente ganhou um grande público no Nordeste a partir da participação em festivais regionais, às vezes entrando encaixado, sem nosso nome no cartaz, indo em cidades como Fortaleza, em que ficamos 11 anos sem ir, pra ampliar nossa presença", conta Bruno que ainda toca em outro aspecto. "A gente nunca brigou por causa de música. Assinamos as letras coletivamente", explica.

A banda reflete sobre o contexto sócio político que possibilitou o surgimento de tantos artistas nos anos 1980, num claro reflexo cultural fruto do processo de desmantelamento da ditadura e a consequente abertura política.

Mesmo revisitando esse passado de glória e muito sucesso comercial, num momento inclusive em que o mercado fonográfico desfrutava de outra posição mercadológica, os integrantes do Biquini Cavadão reforçam a preocupação em não alimentar um saudosismo, focando sempre no futuro. Eles falam do bom momento que viveram na segunda metade da década de 1990, quando emplacaram grandes sucessos como "Janaína" e "Vento Ventania".

A banda também comenta os desafios de se manter unida na estrada e nos bastidores por tantos anos a fio. Os artistas explicam como funcionam as tomadas de decisão referentes a escolha de repertórios para discos, como se desenvolve a dinâmica de composição e de divisão de direitos autorais, temas que costumam suscitar problemas quando do processo criativo coletivo.

Sobre o programa

Sob comando dos músicos e pesquisadores Maurício Pacheco e Mariano Marovatto, o programa Segue o Som volta à programação da TV Brasil em 2017 com 32 episódios de 52 minutos produzidos pela Giros.

A quarta temporada da atração recebe astros da cena musical como Fernanda Abreu, Ivan Lins, Dona Onete e Fernanda Takai, além de talentos da nova geração como o gaúcho Filipe Catto e os cariocas Filipe Ret e Monique Kessous.

O programa trabalha com uma linguagem hipertextual: mescla entrevistas, performances musicais e informações complementares sobrem os temas debatidos, além de abordar as tendências do universo da indústria fonográfica.

Com um bate-papo intimista, a dupla de apresentadores do Segue o Som investiga as relações entre os diferentes movimentos e gêneros musicais na perspectiva da cena artístical global.

Serviço
Segue o Som – Biquini Cavadão – sábado (16), às 14h00, na TV Brasil

Compartilhar: