Nova temporada do Programa Especial estreia amanhã

Publicado em 08/09/2017 - 14:19

Há 13 anos no ar, o Programa Especial estreia uma nova temporada amanhã, dia 9, ao meio-dia, na TV Brasil. Apresentado pela cadeirante e publicitária Juliana Oliveira, a atração conta com a participação de Fernanda Honorato, que é a primeira repórter de tevê com síndrome de Down no Brasil. O Programa Especial trata da inclusão social de pessoas com deficiência, e mostra a diversidade de personagens, dá dicas, e traz entrevistas e reportagens. 
 
Na nova temporada, um dos destaques são os esportes paralímpicos que farão sua estreia na Paralimpíada de Tóquio, em 2020: o parabadminton e o taekwondo. Em um dos episódios dedicados ao tema, o bicampeão olímpico Giovane Gávio vira repórter do Programa Especial e entrevista Mauro Vilarinho, campeão Parapan- Americano de Vôlei Sentado. 
 
Em um dos quadros, Fernanda Honorato faz uma série de reportagens pelo Brasil. A repórter entrevista pessoas com síndrome de Down, que trabalham em diversos setores, como no turismo, e nas áreas de designer e administrativa.   
 
A cada semana, o Programa Especial é dedicado a um tema. Neste primeiro episódio da nova temporada, o assunto é acessibilidade,  questão muito importante para pessoas com qualquer tipo de deficiências. O Programa Especial deste sábado entrevistou a arquiteta Leila Rodrigues, que teve  pés e mãos amputados por conta de uma bactéria. 
 
Cada um dos episódios da nova temporada vai abordar  um assunto relevante às questões das pessoas com deficiência, visando esclarecer, tirar dúvidas, transpor barreiras e informar o público em geral sobre o assunto. Entre os temas desta temporada estão mercado de trabalho, vôlei sentado, internet, moda inclusiva, independência, autismo, deficiência  auditiva e inclusão escolar. 
 
O Programa Especial tem os seguintes recursos de acessibilidade: LIBRAS, legendas em português e audiodescrição.
 
 
Programa Especial

1º episódio - Acessibilidade 
 
 No sábado, dia 9, o assunto do Programa Especial é acessibilidade. Esse tema é muito importante para as pessoas que têm qualquer tipo de deficiência. A equipe do Programa conversou  com Leila Scaf Rodrigues,  que é arquiteta e teve seus pés e mãos amputados por conta de uma bactéria. Ela contou sobre as adaptações que precisou fazer depois da amputação, sobre seu trabalho como arquiteta, e também sobre o projeto de arquitetura adaptada, chamado de Unlimited. Leila falou ainda sobre sua surpreendente aceitação após ter tido as mãos e os pés amputados. Segundo ela, o fato de se aceitar bem como está, e até brincar com a situação, é o que faz com que consiga lidar com o assunto com leveza.
 A repórter Fernanda Honorato entrevistou Fernanda Machado, que escritora e designer e tem síndrome de Down. A escritora falou sobre seu projeto de conclusão da faculdade, o “Guia de Diagramação para um Livro Acessível”, e mostrou  os recursos que tornam um livro acessível para pessoas com diferentes tipos de deficiência. 
        
Serviço: 
Programa Especial - sábado, dia 9, ao meio-dia, na TV Brasil

 

Compartilhar: