Sergio du Bocage comemora 30 anos no programa esportivo dominical da TV pública

Publicado em 21/09/2017 - 09:22 e atualizado em 21/09/2017 - 09:31

Jornalista ingressou na mesa redonda em 1987 ainda na TVE do Rio, atual TV Brasil

Apresentador do programa No Mundo da Bola da TV Brasil, o jornalista Sergio du Bocage celebra 30 anos na atração esportiva da televisão pública neste domingo, 24 de setembro, ao vivo, às 21h.

O profissional estreou na mesa redonda da então TVE do Rio de Janeiro em 20 de setembro de 1987 quando o programa de debates sobre futebol ainda se chamava "Esporte Visão".

Em 2017, além das três décadas no programa esportivo da emissora, o jornalista completou 260 edições na condução da tradicional mesa redonda cujo comando ele assumiu em janeiro de 2012.

Pela bancada já passaram grandes nomes da resenha esportiva brasileira como os saudosos Luiz Mendes, o "comentarista da palavra fácil"; Rui Porto; Achilles Chirol e Alberto Léo.

Também formaram o time profissionais como Washington Rodrigues, o "apolinho"; Gérson Nunes, o "canhotinha de ouro"; Sergio Noronha e o ex-narrador Januário de Oliveira, atualmente aposentado, criador de vários bordões que estão na memória afetiva dos torcedores de futebol.

O experiente jornalista Márcio Guedes há mais de cinco anos é o comentarista titular do bate-papo esportivo das noites de domingo.


História do programa na emissora pública

Semanalmente o No Mundo da Bola recebe convidados para uma conversa descontraída sobre os principais resultados esportivos da semana, com destaque para o futebol. A cada edição, o programa também apresenta uma enquete que conta com a participação de internautas, telespectadores e comentaristas.

Em 30 anos, o programa também sofreu modificações. A atração surgiu como "Esporte Visão", nos anos 1980. Depois, entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000 passou a se chamar "Debate Esportivo". Em curto período, teve o título de "Ataque" até que em 2002 volta ao nome original com redação diferente: "EsporTVisão".

Desde 16 de junho de 2013, a atração entra no ar pela TV Brasil e é transmitida também pela Rádio Nacional como "No Mundo da Bola". A expressão remete aos melhores tempos do radiojornalismo esportivo, pois é um dos programas mais tradicionais da emissora. O "No Mundo da Bola" foi criado em 1930, na Rádio Nacional, sob o comando do locutor esportivo Antônio Cordeiro.


Carreira de Sergio du Bocage

Além de conduzir a atração esportiva dominical, Bocage participou de outros programas da TVE e da TV Brasil. Ele foi apresentador do esportivo Stadium e comentarista dos programas Sem Censura e Comentário Geral. Na emissora, também já desempenhou funções como repórter, chefe de reportagem e editor-chefe.

O início da carreira jornalística foi em 1981, ainda como estagiário, no Jornal dos Sports. Em 1983, Bocage trabalhou na TV Manchete. No ano seguinte, ele chegou à TVE. Nas ondas do rádio, o profissional já passou pela Rádio Globo entre 2013 e 2015. Desde então, também pode ser ouvido na Rádio Nacional.

Em sua trajetória, Bocage participou de coberturas esportivas importantes. Destaque para as reportagens como correspondente da TVE nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, na Coreia do Sul, e as matérias sobre o Mundial de Desportos Aquáticos, em Glasgow, na Escócia, em 2015, pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Atualmente, Sergio du Bocage também é o gerente de programas esportivos da EBC, empresa que faz a gestão da TV Brasil e da Rádio Nacional, entre outros veículos.

Serviço:
No Mundo da Bola – domingo (24), ao vivo, às 21h, na TV Brasil.
No Mundo da Bola – domingo (24), ao vivo, às 21h, na Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro 1130 kHz

Compartilhar: