TV Brasil presta tributo ao percussionista Laudir de Oliveira nesta terça (19)

Publicado em 19/09/2017 - 08:24 e atualizado em 19/09/2017 - 08:28

Emissora reexibe uma das últimas gravações do experiente músico para a telinha

Em homenagem ao percussionista Laudir de Oliveira, que faleceu no último domingo (18), a TV Brasil reapresenta a participação do experiente músico no programa Todas as Bossas desta terça (19) para quarta (20), à meia-noite. O show exclusivo do gaitista Jefferson Gonçalves com a participação de Laudir foi gravado no estúdio da emissora pública, no Rio de Janeiro, em 12 de julho deste ano, e foi ao ar, inédito, no último sábado (16), às 21h30.

Considerado um dos mais importantes percussionistas do país e figura atuante na cena internacional, o artista carioca morreu durante um show que celebrava o maestro Paulo Moura na Zona Norte do Rio. Aos 77 anos, Laudir de Oliveira teve um mal súbito enquanto tocava na apresentação realizada no Reduto Pixinguinha, centro cultural na Praça Ramos Figueira, em Olaria. O músico estava acompanhado de artistas como Zé da Velha, Jovi Joviniano e Daniela Spielmann. O enterro está previsto para esta terça-feira.


Participação no Todas as Bossas

Na edição do programa musical Todas as Bossas da TV Brasil, Laudir acompanhou Jefferson Gonçalves, um dos maiores expoentes da música brasileira contemporânea na gaita. O repertório da apresentação incluiu canções internacionais como "Don't Think Twice, It's All Right" (Bob Dylan) e "Shame, shame, shame" (Jimmy Reed) e obras autorais do gaitista.

Além de Laudir de Oliveira (percussão) e Jefferson Gonçalves (gaita), a banda do show gravado no estúdio da emissora pública contou com Kleber Dias (voz, guitarra, bandolim e violão), Fabio Mesquita (baixo), Marcos Arruda (percussão) e Marcos Bz (bateria).

Com um estilo de tocar original, Jefferson Gonçalves mistura a música negra americana com os ritmos nordestinos, como baião, xaxado e maracatu. O carioca tocou em algumas das melhores casas de Blues do mundo, como Teatro San Martin (Buenos Aires), Blue Note (Nova York), Deep Ellum Blues (Texas) e Bamboo Room (Flórida). O trabalho do músico foi elogiado por revistas e sites internacionais.


Carreira nacional e no exterior coroada com Grammy

Em várias décadas de trajetória artística, o percussionista tocou com grandes nomes da música nacional como Sergio Mendes, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa, Hermeto Paschoal, Marcos Valle, Wagner Tiso e Beth Carvalho, entre outros.

Laudir também teve uma carreira de sucesso no exterior onde viveu por mais de vinte anos. Ao lado de personalidades como Naná Vasconcelos, o artista foi um dos principais responsáveis por abrir caminhos para a percussão brasileira de matiz afro mundo afora na música pop e rock dos Estados Unidos.

O músico foi vencedor de um Grammy, em 1976, como integrante da banda Chicago, da qual participou entre em 1973 e 1981. Laudir de Oliveira também gravou com astros internacionais como Michael Jackson, Nina Simone e Joe Cocker. No Rock in Rio II, o percussionista acompanhou o guitarrista Carlos Santana.


Sobre a atração musical da TV Brasil

Apresentado pela jornalista e atriz Karina Cardoso, o programa Todas as Bossas é um janela para diversos estilos músicais na TV Brasil. Dirigido por Waldecir de Oliveira, a atração traz a cada nova edição um show que contempla a variedade de cantos, ritmos e sotaques do repertório brasileiro.

A proposta da faixa é exatamente apresentar um panorama sobre a diversidade de gêneros que formam a cena da música no país: da MPB ao axé, do samba ao rock, do romântico ao experimental.

Serviço
Todas as Bossas (reapresentação) – terça (19) para quarta (20), à meia-noite, na TV Brasil

Compartilhar: